quarta-feira, 30 de junho de 2010

Raul Togni Neto ajuda colocar Brasil na final

A equipe brasileira sub-18 masculina, patrocinada pela Eletrobras, derrotou os Argentinos por 70 a 56 (22 a 26 no primeiro tempo). O cestinha da partida foi o pivô Lucas Nogueira “Bebê”, que anotou um duplo-duplo, com 16 pontos e 12 rebotes. Outro destaque brasileiro foi Felipe Taddei, que marcou 11 pontos e Raul Togni Neto fez nove pontos e cinco rebotes. Pela Argentina o principal jogador foi Patriao Gullota, com 10 pontos.
– Estou muito contente com o resultado. Vencer é sempre bom e por conta do racha entre os dois países, foi melhor ainda. O jogo teve um placar apertado do início ao fim, mas superamos e decidimos o jogo com uma boa defesa. Amanhã temos uma disputa dura contra os Estados Unidos e esperamos vencer – disse Lucas Nogueira “Bebê”.
A equipe brasileira já tem garantida a vaga para o Mundial Sub-19 na Letônia em 2011. Com a vitória de ontem o Brasil disputa contra os Estados Unidos a medalha de ouro. Os EUA venceram nas semifinais o Canadá por 122 a 89. A disputa contra os americanos será nesta quarta-feira (30), às 21h (horário de Brasília), no ginásio Bill Greehey Arena (Universidade da St. Mary’s, San Antonio, Texas).
– Fazia cinco anos que as categorias de base do Brasil não venciam a Argentina. Conseguimos quebrar esse tabu e conquistar a vitória. O Brasil é uma equipe que é conhecida pelo forte ataque e agora também pela forte defesa. O time se comportou muito bem na defesa, esta preparada fisicamente e aguentou durante todo o jogo o ritmo forte. Estamos bem próximos de conquistar um feito inédito, mas sabemos que os Estados Unidos é uma equipe com bastante qualidade individual e, além disso, estão em casa. Acredito que se o Brasil manter o jogo coletivo no ataque e a defesa forte, pode surpreender e sair com o título – analisou o assistente técnico brasileiro Gustavo De Conti.
Raul marca 34 pontos contra o Canadá - Anteontem o BRasil passou pela a equipe do Canadá por 83 a 78 (44 a 36 no primeiro tempo). O cestinha da partida foi o armador Raul Togni Neto, que anotou 34 pontos, oito rebotes e sete assistências.
– O jogo foi emocionante do início ao fim. Nunca fiz uma pontuação tão significativa como esta e estou muito contente com o resultado. Todos do time estão de parabéns pelo esforço apresentado na partida. Foi isso que proporcionou que eu marcasse tantos pontos. Temos a vaga, estamos em primeiro no nosso grupo e agora queremos o lugar mais alto do pódio – disse Raul Togni Neto.
A equipe dirigida pelo técnico Walter Roese garantiu na tarde de domingo a vaga para o Mundial Sub-19 na Letônia em 2011.

Poços-caldense é campeão Pan-americano de Judô

ACS - Caldense - O atleta Fábio Dechichi sagrou-se campeão do 34º Pan-americano de Judô, realizado em Boa Vista-RR, no último sábado (26). O judoca, de apenas 20 anos, enfrentou adversários de alto nível técnico nesta competição que é considerada a mais importante de todo o] continente.
Dechichi relata que a delegação brasileira enfrentou problemas de atraso no voo, no entanto, ele diz que os problemas não foram suficientes para conter seu otimismo e confiança na vitória.
“Mesmo preocupado em chegar bem ao Pan, busquei me manter a todo o momento confiante e focado num único objetivo: trazer a vitória para casa. Graças a Deus, isso foi possível.
Foi o melhor resultado que alcancei até aqui e sei que outros virão. Estou muito feliz”, declara.
O atleta de Poços ganhou a última luta por ippon, golpe extremo no judô, contra o mesmo adversário que o venceu na seletiva para o Pan-americano.
“Foi uma das melhores lutas que fiz. Apliquei um yuko em meu oponente, depois recebi punições por falta de ataque, aí chegamos a empatar no placar. Foi neste momento que eu soube aproveitar bem da situação, porque ele se desesperou para tentar acabar a luta rapidamente. Aí, faltando apenas 15 segundos para finalizar o tempo da luta, esperei a oportunidade certa e apliquei-lhe um ippon”, explica Dechichi.
Outra conquista do judoca poços-caldense foi a terceira colocação no campeonato de Kata (duplas) do Pan-americano. Dechichi aceitou o convite de um judoca brasileiro para disputar esta modalidade – baseada na combinação de movimentos que simulam ataque e defesa no judô – e a dupla conquistou o bronze na competição. Já no domingo (27), aconteceu na mesma cidade a Copa Internacional de Judô Sênior, que reuniu atletas classificados e não classificados para o Pan-americano. Como já vinha de uma contusão no joelho – ocasionada antes do Pan – Dechichi optou por se poupar, já que os campeonatos pelo Brasil acontecem nos próximos meses. Agora, o atleta se prepara para competir com o objetivo de representar o país nas Olimpíadas. “Em minha viagem rumo ao Pan cheguei a ficar preocupado com a lesão no joelho, pela possibilidade dela me atrapalhar durante a competição. Entretanto, hoje sinto que superei meus limites. E o melhor de tudo é ver o resultado de todo o meu suor neste título importantíssimo para a minha carreira”, comemora o jovem judoca.

Futpoços participa de inauguração de CT

No último sábado (26), a equipe Sub-12 do Futpoços, sob o comando do técnico Rafael Oliveira, esteve na vizinha cidade de Andradas , a convite de Paulo César Tonon, para participar da inauguração do novo Centro de Treinamento Fraga. Foram realizados jogos festivos entre Futpoços, São Caetano, de Pinhal, e Fraga. O Futpoços fez três jogos , vencendo dois. Destaque para o garoto Marquinhos, autor de cinco gols.
Para o proprietário do novo CT, a intenção agora é construir um campo oficial e também alojamentos para atletas, tornando-se assim um local para descobrir novos talentos.
Os dirigentes do Futpoços registraram a satisfação de terem sido convidados a participar da inauguração do novo CT.  Os próximos compromissos do Futpoços para julho é a Copa Internacional Sub-15, que será realizada em Ipuiuna e Ibitiura, com participação de duas equipes do Uruguai, e a Primeira Copa de Santa Cruz das Palmeiras, mais um evento organizado pelo árbitro da CBF Cleber Wellington Abade.

domingo, 27 de junho de 2010

Curso terá presença do técnico da seleção brasileira de Futsal

No final do mês de julho Poços de Caldas vai receber um grande evento na área esportiva. Será realizado na cidade entre os dias 27 de julho a 1 de agosto um curso de capacitação para treinadores de Futsal, organizado por Rubio M. Guerra em conjunto com a Enaf Eventos e Instituto Enaf de Educação e Pesquisa.
Rubio é poços-caldense e atualmente trabalha como treinador nos Emirados Árabes. Ex-jogador da Caldense ele estará em Poços de Caldas participando do evento.
“Será um dos melhores cursos de futsal do Brasil e queremos realizar um por ano na cidade”, disse Rubio.
Além de Rubio estarão presentes o Treinador da Seleção Brasileira de Futsal, Marcos Sorato ( Pipoca ) e o Preparador Fisico da Selecao Brasileira de Futsal, Joao Carlos Romano, que serao dos palestrantes do curso.
O evento é uma realização da Federação Mineira de Futsal, que e um orgão afiliado a CBFS .
“Este curso visa capacitar treinadores de Futsal em geral, tendo em vista que, nos que estamos fora do Brasil, temos sentido falta deste tipo de evento porque estamos tendo uma cobranca muito grande por parte das Federacoes internacionais onde vamos trabalhar”, completou Rubio. A carga horaria será de 45 horas.

Equipe “Judá Nóis fica em segundo na prova de Londrina

Um dia com muito sol, calor e suor. Assim foi o sábado dos competidores que participaram da quarta etapa do rali de estratégia Mitsubishi Outdoor, que pela primeira vez foi realizado na cidade de Londrina (PR). Recheado de provas de aventura, o rali testou os limites das equipes que trocaram um fim de semana tranqüilo por grandes doses de diversão em um dia ensolarado em pleno inverno.
Na etapa de Londrina, segunda maior cidade do Estado, as belezas naturais foram o ingrediente de destaque para quem disputou nas categorias Fun, para os iniciantes, e Extreme, para os mais experientes. Cachoeiras, Vales e grandes plantações em meio a reservas florestais e vegetação nativa ajudaram a compor o visual dos competidores. As trilhas também foram emocionantes, exigindo dos pilotos muita disposição para enfrentar os obstáculos e fazer valer o espírito 4x4 dos veículos.
Mas quem encerrou o dia com muitos motivos para comemorar foram aqueles que superaram os desafios e traçaram a melhor estratégia. Na categoria Fun, os integrantes da equipe Neve e Fogo, de Ponta Grossa (PR), sentiram pela primeira vez o gosto do lugar mais alto do pódio, apesar de já terem estado com um troféu nas mãos. "Foi uma grande surpresa para todos nós, afinal, esta é a segunda prova que disputamos e o segundo troféu que ganhamos. A diferença é que este é muito mais importante para o time, pois não esperávamos um primeiro lugar tão rápido", diverte-se Cláudio Costa Teixeira, integrante da equipe e que na etapa passada participou da conquista do terceiro lugar. "Acho que somos uma equipe com muito potencial, pois nas duas etapas que participamos garantimos dois troféus. Hoje, vamos levar um bem maior para casa e essa é a razão de toda a nossa alegria".
O segundo lugar da categoria ficou com a equipe "Sem Rumo", de Joinvile (SC), que também correu pela segunda vez e já garantiu presença na próxima etapa a ser realizada em Itaipava (RJ). "Essa prova serviu para nos preparar para o que vem pela frente", disse Cláudio Welter, integrante e idealizador do grupo.
Na categoria dos mais experientes, a Extreme, a disputa foi tão acirrada que a diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de apenas 40 pontos. "Essa foi uma prova muito desafiadora para nós. As tarefas de aventura exigiram muito preparo físico dos integrantes das equipes, com tarefas muito bem elaboradas. Ganhamos por conta dos detalhes. E em um rali de estratégia são eles que fazem toda a diferença", comentou Julio Gabrielli, integrante da equipe que em quatro etapas esteve todas elas em um lugar no pódio, seja em primeiro ou segundo lugar. Alegria para uns, decepção para outros. Apesar de todo o comprometimento e entrega dos integrantes da equipe de Poços de Caldas "Judá Nóis", ainda não foi dessa vez que eles conheceram o lugar mais alto do pódio. "Fomos mais conservadores. Acho que faltou ousadia para irmos atrás destes 40 pontos de diferença. Estamos em busca deste primeiro lugar há muito tempo, mas não vamos desanimar. O grupo é muito bom e todos nós queremos vencer", disse Paulo Roberto Sales, um dos pilotos da equipe.
1° Equipe Futura Tintas / Marcos Granado e Ricardo Stipcich- 3253 pontos
2° Equipe Juda Nois / Paulo Roberto Sales e Eder Junior Inacio de Oliveira - 3167 pontos

Time da Caldense/SMEL é campeão de basquete

Acs - Caldense - O sábado (26) teve uma rodada esportiva agitada ao longo de todo o dia na sede da Associação Atlética Caldense. Nesta tarde, foi a vez do time masculino infanto-juvenil de basquete da Caldense/SMEL erguer a taça de campeão do Circuito Final do Campeonato Regional de Basquete – categoria 93/94 – da Liga Desportiva do Alto do Rio Pardo (Lidarp). A equipe alviverde venceu Três Pontas por 82 a 74 na final do torneio, que aconteceu no ginásio poliesportivo Dr. Ronaldo Junqueira, no clube da Veterana.
Pela manhã, a Caldense/SMEL saiu com sucesso do confronto com o time de Muzambinho, vencendo a semifinal do Circuito. À tarde, os meninos do basquete entraram em quadra para a grande decisão, que revelou a boa performance dos jogadores de ambos os times. Foi um jogo repleto de jogadas ensaiadas, inúmeras cestas de três pontos e algumas tentativas de enterradas. Com 26 pontos marcados, o atleta da camisa 15 da Caldense/SMEL, Gustavo Ozório Borges, foi o cestinha do jogo.
Alto nível da competição - O técnico do time de Poços e diretor de Basquete da Caldense, Júlio César de Freitas, destacou o alto nível técnico dos jogadores que disputaram o torneio da Lidarp deste ano. “Eu costumo comentar que a dificuldade nós é quem muitas vezes criamos. A vitória de hoje, por exemplo, poderia ter sido um pouco mais tranquila pela quantidade de finalizações que a gente fez. Um jogo como esse nos ajuda a encontrar as falhas do time. A Lidarp era um objetivo nosso. O nível técnico desse ano foi bem alto. Esta é uma conquista que premia todo o esforço do nosso time. No dia a dia, tivemos serenidade para passar por cima das dificuldades que enfrentamos. Parabéns a esses meninos vitoriosos. Nosso foco, a partir de agora, é o Joju [Jogos da Juventude]”, declara Freitas.
Impacto no esporte da região - Durante o fechamento do torneio da Lidarp, ocorrido no final da tarde, na Associação Atlética Caldense, o presidente da Liga, Márcio Aurélio Messias Franco, falou sobre a importância dos jogos para as cidades envolvidas. Numa avaliação geral, Franco ressaltou os benefícios que os jogos rendem aos municípios que fazem parte da Lidarp.
“A realização de jogos pela Liga gera oportunidades de trabalho aos profissionais de Educação Física; maior movimento no comércio local – principalmente aos restaurantes e padarias – e no transporte, que muitas vezes é terceirizado. Tudo isso movimenta a economia dos municípios aderidos à Lidarp. Quando começamos – em 2003 –, havia apenas seis cidades incluídas. Hoje, temos 23 municípios que fazem parte da Lidarp, disputando cinco modalidades. É uma satisfação para nós contar com o apoio dessas cidades e contribuir para a melhoria do esporte na região”, afirma Franco.

Caldense/SMEL é campeã de vôlei da Lidarp

ACS - Caldense - A equipe feminina infanto-juvenil de vôlei da Caldense/SMEL é a campeã do Circuito de Voleibol – categoria 93/94 – da Liga do Alto do Rio Pardo (Lidarp). A final do torneio aconteceu na manhã deste sábado (26), no ginásio poliesportivo Luís Sodré Ayres, na sede da Associação Atlética Caldense. As meninas de Poços venceram as adversárias de Itajubá por 3 sets a 1, com parciais de 20 x 25 para a equipe visitante, 25 x 23, 28 x 26 e 25 x 22 para a Caldense/SMEL.
Ontem (25), a equipe da casa bateu – nas semifinais – o time de Três Pontas por 3 sets a 0, com parciais de 25 x 16, 25 x 16 e 25 x 17, numa partida tranquila e que contou com o apoio da torcida, que marcou presença no ginásio. O jogo de hoje, que deu o título à Caldense/SMEL, foi bastante equilibrado, com placar apertado nas quatro parciais. A equipe de Itajubá conta com jogadoras ofensivas e habilidosas, que deram trabalho para as poços-caldenses, em especial, no set decisivo da partida.
Momentos decisivos - Para as atletas da cidade, não foi fácil conter o nervosismo nos instantes finais do jogo, o que fez diminuir a diferença no placar, que chegou a ser de oito pontos. “A gente sabia que tinha uma grande responsabilidade pela frente. No último set, houve uma mistura de ansiedade e nervosismo na equipe, o que contribui para o equilíbrio entre os times na pontuação. As jogadoras de Itajubá são muito fortes, mas, nosso time é bastante unido. Cada uma de nós deu força para as outras, e assim conquistamos este importante título em nossas carreiras como jogadoras”, declara a capitã Samira Fonseca
O técnico da Caldense/SMEL, César Rodrigues Alonso, destaca que a intensa maratona de treinos contribuiu para que o time de Poços cumprisse a missão de fazer um bom jogo na final. “As meninas suaram a camisa para trazer este belo título para a cidade. Sabemos que não foi fácil. Houve falhas banais na partida, que nos treinos elas não cometem. Acredito que nos minutos finais, a vontade de vencer logo e o nervosismo acabaram tirando um pouco da concentração das jogadoras, mas, o nosso time é bom, tem boa qualidade técnica, e a nossa sensação agora é de dever cumprido”, afirma Alonso.
Melhoria do nível técnico - O presidente da Lidarp, Márcio Aurélio Messias Franco, revela que a participação de equipes fortes como Caldense/SMEL, Pouso Alegre e Itajubá contribuem para o aumento da qualidade das equipes e dos jogos da Liga. “Criou-se uma motivação entre as equipes que disputam o vôlei da Lidarp, principalmente, após a entrada da Caldense e Itajubá. Isso contribuiu para a melhoria do nível técnico dessas equipes, porque todas querem vencer, e ganhar de adversárias como a Caldense/SMEL é sempre uma meta para os outros times. Em geral, percebo que as equipes passaram a treinar mais. E isso melhorou a qualidade dos jogos no Sul de Minas”, ressalta Franco.

Fumaça continua visitando escolas de Poços

O boxeador Fernando Fumaça continua sua missão de levar o boxe para alunos das várias escolas de Poços de Caldas. Depois de passagens pela Escola Vitalina Rossi, Presidente Washington Luiz e Recriança São José, sexta-feira pela manhã foi a vez dos alunos da Escola Escola Estadual Mamud Assam, na Vila Rica, receberem o campeão. Na pauta novamente Fernando Fumaça palestrou sobre os benefícios de uma vida esportiva e fez vária demonstrações com os meninos da escola. O boxeador tem apoio da Climepe, Rodonossa, Fraga Panfletagem, Pretorian, Auto Posto 2004 e TV Poços.
“Acho que este trabalho é muito importante. Quero falar sobre o boxe para o maior número possível de jovens na cidade. O esporte é o melhor caminho para qualquer um e nossos jovens precisam de boas orientações para seguir o rumo correto na vida”, falou Fumaça. O atleta tem mais duas escolas agendadas nesta semana.
Fernando Fumaça espera agora por sua próxima luta. O combate valerá pelo título mundial, mas ainda não tem data e nem adversário definidos. “Logo terei tudo programado e a luta pelo título deve acontecer ainda este ano”, diz o boxeador.

sábado, 26 de junho de 2010

Natação de Poços é bronze em São João

Atletas locais competiram, no último dia 13, na etapa final do Troféu Amigos da Natação. A competição foi realizada na cidade de São João da boa Vista, na Sociedade Esportiva Sanjoanense. A fase classificatória foi realizada durante todo o segundo semestre de 2009, sendo que os oito melhores colocados em cada estilo garantem vaga para a etapa final.
A Academia Karina Granato foi um dos destaques da competição. A equipe de Poços de Caldas conquistou três medalhas de bronze e ratificou sua força na modalidade em Minas Gerais.
Os destaques da equipe foram Danieli de Fátima Moraes Silva, medalha de bronze nos 50 m borboleta, e medalha de bronze nos 50 m costas, Phillipe Ferreira, medalha de bronze nos 50 m borboleta, e Pablo Magalhães Cicilio, medalha de bronze nos 50 m costas.
“Eu estava treinando em São João até o começo de 2009 e voltei a treinar com a Karina e meu rendimento ficou melhor nas competições. Este ano ainda quero participar de mais campeonatos e por isso estou com uma rotina bem forte de treinamento”, disse Phillipe Ferreira. O atleta treina todos os dias e vem se despontando com um dos destaques da equipe.
O troféu "Amigos da Natação” é um campeonato regional, do qual participam cidades como São João da Boa Vista, São Sebastião do Paraíso, São José do Rio Pardo, Mococa, Andradas, Divinolândia, Vargem Grande do Sul, entre outras, sendo considerado um dos mais difíceis da modalidade.

Jogos equilibrados agitam campeonato da Caldense

ACS - Caldense -  A 13ª rodada do Campeonato Interno de Futsal 2010 da Caldense registrou o menor número de gols da competição. Nas duas partidas realizadas dia 23, a bola encontrou as redes apenas 11 vezes, o que mostra o alto nível de equilíbrio do campeonato neste returno. No primeiro jogo, a Inglaterra venceu a França por 3 a 2 e, com esse resultado, subiu da lanterna para a quarta colocação do Campeonato. Já na segunda partida, a Argentina goleou o Brasil por 4 a 2, consolidando sua liderança na competição, com 26 pontos. A Itália, que não jogou nesta rodada, permanece na segunda colocação, com 21. Em terceiro lugar, aparece a Alemanha, com 17 pontos.
E a Inglaterra, recém-chegada à quarta colocação, soma 14 pontos na competição. A França permanece em quinto lugar, com 13. Já o Brasil voltou para a lanterna, com iguais 13 pontos – perdendo para os franceses apenas no saldo de gols –, depois de se manter quatro rodadas em quarto e quinto lugares na classificação.
Competitividade - A organização do Campeonato afirma que a 13ª rodada promoveu alterações simbólicas na tabela, de forma a induzir os times a lutarem pela classificação. “Foi uma rodada extremamente equilibrada. Os garotos da Inglaterra mostraram uma reação surpreendente na competição, vencendo a França em um jogo cheio de alternâncias. Já no segundo jogo da noite, a Argentina passou com dificuldades pelo Brasil. O atleta Felipe Gouveia encostou de vez na artilharia, com mais dois gols marcados, chegando a 22, contra 23 do atleta João Paulo Silva, da Itália. Com esta reviravolta na classificação, os jogos serão cada vez mais decisivos”, revela Júnio Aparecido Pereira – o professor Juninho.
Na briga pela liderança da artilharia, depois da aproximação de Felipe e João Paulo – no topo da lista –, aparecem Frederico Ferreira, da Inglaterra, e João Pedro Prata, da Alemanha, com 20 e 18 gols, respectivamente.
Semana que vem, quarta-feira, dia 30, uma nova rodada do Campeonato Interno de Futsal será aberta, com jogos entre Alemanha França, às 19h30; e Brasil e Inglaterra, às 20h. Ambas as partidas acontecem no ginásio poliesportivo Dr. Ronaldo Junqueira, na sede da Caldense.

Andradense é campeão sul-americano

Realizado nos dias 19 e 20 de junho, na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, o Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Esportivo, evento da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, contou com a participação de mais de 500 atletas. Por se tratar de evento classificatório para o Campeonato Mundial, teve também a participação de atletas de vários países da América do Sul. O andradense Josué Tavares, atleta da equipe Gracie Barra, se tornou campeão sul-americano da modalidade, lutando na categoria adulto faixa branca, peso pena. Após ganhar suas três primeiras lutas, Josué chegou à final ganhando por finalização, ao aplicar uma chave de braço em seu adversário. Com esse resultado, ele garantiu sua vaga para o Mundial que acontecera entre os dias 15 e 18 de julho, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. O resultado foi muito comemorado pelo professor Milton e pelos alunos da Gracie Barra Andradas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Judoca Fábio Dechichi disputa Pan-americano

ACS - Caldense - Os esportes especializados da Caldense têm revelado atletas destacados em diversas modalidades pelo Brasil. É o caso de Fábio Dechichi, de 20 anos, que teve seu primeiro contato com o judô aos 13 anos, treinando no clube da Caldense com o professor Ronaldo Rezende. Hoje, Dechichi compete nacionalmente e agora se prepara para disputar o 34º Pan-americano de Judô – que ser realizado na cidade de Boa Vista/RR.
Atualmente, Fábio Dechichi treina com o professor e vice-campeão mundial de judô Elton Fiebig. O atleta não se esqueceu de suas raízes, onde aprendeu os fundamentos do esporte através do qual hoje representa Poços de Caldas em importantes competições no país.
“Comecei a fazer judô na minha adolescência, no ano de 2003, na Caldense, com o professor Ronaldo, com quem pratiquei a modalidade por quatro anos seguidos. Então, toda a minha base do judô aprendi com ele. Anos depois, quando comecei a fazer faculdade, meus horários não se encaixavam mais à rotina de judô na Caldense. Aí, comecei a treinar com lendário sensei Matsu, e hoje, com o Fiebig, que é outro mestre da arte. Mas, tudo o que sei em termos de técnica devo ao sensei Ronaldo”, declara Dechichi.
O judoca de Poços acaba de conquistar uma importante medalha de bronze no Campeonato Paulista Sub-23 de Judô, que aconteceu no início do mês, em São Paulo, capital. Além desse belo resultado, Dechichi recebeu também o certificado de aprovação na seletiva para o Pan-americano, disputa que reuniu dezenas de atletas de todo o Brasil na cidade mineira de Divinópolis, no último dia 15 de maio.
Agora, ele tem a sua frente uma missão mais complexa, concorrer com 20 atletas selecionados, vindos de 19 países inscritos, numa competição de nível internacional. O Pan-americano de Judô acontece no próximo sábado (26) e termina no dia 27, com a realização de outra competição, a Copa Internacional Sênior. “Estou treinando bastante os níveis físico, tático e técnic. Estou certo de que sairei com bom resultado desse Pan. É possível que a Copa Internacional apresente um nível mais difícil de competição, pois estarão reunidos todos os atletas do Pan e mais os que se inscreveram externamente”, afirma Dechichi.
O atleta Fábio Dechichi recebeu apoio da Associação Atlética Caldense para disputar a competição mais importante da América. A mãe do atleta, Cláudia Ribeiro Dechichi Gonçalves, disse que foi bem recebida pelo presidente do clube, Laércio Otávio Martins, quando ambos se reuniram para tratar da viagem do judoca. “Não tenho palavras para agradecer a atenção do Laércio. Sabemos que hoje é muito difícil aos atletas conseguirem apoio e incentivo ao esporte, por parte das organizações. A conversa que tive com o presidente foi muito além da nossa expectativa. Só tenho a agradecer ao clube por todo apoio prestado ao Fábio”, revela Cláudia.
Para o presidente da Caldense, os ótimos resultados conquistados pelo atleta Fábio Dechichi mostram que o clube vem trabalhando suas bases com sucesso e dedicação. “Tenho orgulho de dizer que a Caldense sempre se destacou nos esportes especializados. E é com pessoas competentes, como o professor Ronaldo, que surgem os nossos campeões. Parabenizo-o pelo belíssimo trabalho realizado no judô da Caldense, ao longo de tantos anos, e pelo Fábio, que teve o privilégio de conhecer o judô através do Ronaldo – aqui na Caldense – e hoje, com seu talento, está prestes a disputar um torneio de suma importância, como é o Panamericano. A Caldense torce muito pelo bom desempenho dele na competição”, declara Laércio Martins.
O judoca Fábio Dechichi viajou ontem a Brasília, onde se encontra com toda a delegação brasileira na capital, e depois seguiu com o grupo para Boa Vista, para começar os treinos para o Panamericano. As competições começam hoje.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Tatiele é destaque em prova paulista

No último fim de semana, a poços-caldense Tatiele Roberta de Carvalho esteve em São Paulo participando dos 10 Km Brasil, que contou com a presença de cerca de 4.500 participantes. A largada feminina foi em frente ao parque do Ibirapuera e Tatiele conquistou a quinta colocação. “Perdi mais uma vez para as atletas de ponta do Brasil, todas mais velhas, eu era a mais jovem na prova. O percurso era muito difícil. Estava em sexto lugar até o km 5, depois fui pra cima ganhando mais uma posição, sendo a 4ª colocada brasileira”, conta Tatiele. Ela agradece à Sicredi pelo apoio.

Equipe PR conquista 10 medalhas no Sul-americano

Jaguariúna, interior paulista, foi sede neste final de semana do Sul-americano de Jiu-jitsu. As competições foram realizadas no Ginásio Municipal Caio Pompeu de Toledo. A
Academia Paulão Rezende foi destaque do evento e conquistou 10 medalhas, sendo a agremiação com mais medalhas no campeonato. O time comandado por Paulão Rezende foi recebido no final da tarde de ontem pelo prefeito Paulo César Silva e a vice Gláucia Boaretto. O prefeito ratificou o apoio ao esporte de Poços de Caldas ao falar aos atletas de Paulão Rezende. “Quero reafirmar aqui o compromisso nosso de apoio. Respeitamos muito o trabalho desenvolvido pelo Paulão Rezende e que vocês tenham a certeza de que enquanto tivermos condições estaremos dando todo o apoio que for possível. Ano passado enfrentamos dificuldades, que continuam em 2010, mas a tendência é de melhora e queremos investir cada vez mais no esporte de Poços de Caldas. Vocês, diante de tantas dificuldades, nos dão tantas alegrias, nos recompensam com mais medalhas”, disse o prefeito.
O Sul-Americano é realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo (CBJJE). Equipes de várias regiões brasileiras e de países da América do Sul participaram, competindo nas categorias infanto-juvenil e absoluto (adultos divididos entre as faixas preta, marrom, roxa e azul). De acordo com a CBJJE, os atletas que se classificaram até o quarto lugar em Jaguariúna estão aptos a se inscrever para a fase final do Mundial. O mesmo vai acontecer com as competições agendadas para os demais Estados brasileiros. Já os atletas que não conseguirem se classificar poderão se inscrever na fase seletiva do Mundial 2010, ainda sem data marcada.
“O jiu-jitsu em Poços de Caldas vem crescendo muito e isto acabou fazendo com que nossa equipe voltasse este ano com muita força e muitos graduados ganhando medalhas. Neste sul-americano mostramos este crescimento e conquistamos medalhas desde os faixas brancas até os faixas pretas. Voltar a este cenário de vitórias me deu uma injeção de ânimo para seguir com este trabalho”, disse Paulão Rezende.
Das 10 medalhas conquistadas pela equipe PR na competição em Jaguariúna, 4 foram de ouro. Dentre os atletas que não conseguiram medalhas, Diego Martins foi um dos destaques. Ele fez um excelente combate e foi derrotado. O detalhe é que o adversário de Diego foi o campeão da categoria e um dos principais atletas do sul-americano. Os títulos da academia PR foram conquistados por Mário Henrique Garcia, peso leve, Paulo Alves, faixa azul, Breno de Pádua, juvenil faixa azul, e Giusley Santos, faixa marrom. Giusley foi considerado pelos organizadores do evento com um dos grandes destaques. “Para nós, vermos estes meninos que saíram de projetos sociais vencerem, ganharem medalhas de ouro, servindo como referência para as crianças de Poços é muito gratificante”, conta Paulão Rezende, que destaca que 144 crianças fazem jiu-jitsu com a parceria com a Lei de Incentivo e que tem como incentivadora a Construtora Etapa. Paulão Rezende acha que com a reativação da Casa do Atleta em Poços de Caldas a tendência é que o jiu-jitsu cresça de vez na cidade.
Segundo ele, existem grandes possibilidades da volta à cidade de ex-campeões que estão no exterior mas que manifestaram desejo de retornar. “A Casa do Atleta seria o primeiro passo dado para o retorno destes campeões que passariam a trabalhar diretamente com os meninos da cidade junto comigo”, conta Paulão. Erick Cardoso, campeão mundial, é um dos futuros moradores da Casa do Atleta. “Não posso deixar de agradecer ao nosso secretário de Esportes Lelo, além do prefeito e da vice que estão ao nosso lado e incentivam no que podem o esporte local”, disse Paulão.
A academia PR foi campeã geral. O time de Poços conquistou 4 medalhas de ouro, 2 de prata e 4 de bronze. Além dos campeões citados, destaque para Anderson Milo, terceiro colocado, absoluto, faixa roxa, Fábio Júnior, terceiro colocado, Chuck, terceiro colocado, faixa roxa, João Rafael, o Gargamel, terceiro colocado, faixa preta, André “Gafanhoto”, terceiro colocado, e Mário Henrique Garcia, o Rique. “O Mário é um atleta de muitos anos, foi um dos grandes responsáveis pela minha vinda para Poços de Caldas. Ele, além de um grande competidor, é um grande atleta dentro da academia, um bom amigo, bom companheiro e por isso este agradecimento especial a ele, aluno fiel e companheiro”, finalizou Paulão. "Foi a minha maior conquista no jiu-jitsu, desde quando comecei há 16 anos; vencer na faixa preta não é tarefa fácil. As lutas foram muito disputadas em todas as categorias, sobretudo na faixa preta, em que o equilíbrio emocional e psicológico é fundamental". disse Rique.

Fumaça visita Recriança São José

Na manhã de ontem, o boxeador Fernando Fumaça visitou mais uma entidade que atende crianças na cidade. Depois de levar a filosofia do boxe nas escolas Vitalina Rossi, no Parque Esperança, e Presidente Washington Luiz, no Santa Ângela, Fumaça esteve no Recriança São José. Na pauta do campeão latino-americano sua carreira, a vida saudável do esporte e várias demonstrações aos meninos e meninas do Recriança. Fumaça levou dois atletas para a demonstração e novamente “enfrentou” vários alunos. O boxeador tem apoio da Climepe, Rodonossa, Fraga Panfletagem, Pretorian e TV Poços.
“Acho que este trabalho é muito importante. Quero falar sobre o boxe para o maior número possível de jovens na cidade. O esporte é o melhor caminho para qualquer um e nossos jovens precisam de boas orientações para seguir o rumo correto na vida”, falou Fumaça.
Para Paulão Rezende, coordenador do Plano Municipal da Juventude (PMJ), o trabalho que Fernando Fumaça vem desenvolvendo na cidade é diferenciado. Segundo ele, o atleta está dando uma chance única para meninos que estão em fase de formação e que podem ver no esporte a grande chance de ser alguém na vida. “As crianças do Recriança trabalham no contra-turno escolar. Aqui estes meninos recebem alimentação, reforço escolar, além da orientação de vários profissionais que trabalham na parte esportiva dos vários recrianças da cidade. Atualmente os recrianças atendem cerca de 1.200 crianças. A vinda de Fernando Fumaça hoje (ontem) aqui no São José acaba mexendo com o cotidiano deles. Vale lembrar que o fato acontecido nesta segunda-feira no São José vai ficar marcado para eles para o resto da vida. Um dia, lá no futuro, eles vão lembrar que “treinaram” com um campeão de boxe. Muito bacana mesmo a atitude do Fumaça”, conta Paulão que destaca as atividades esportivas dos recrianças de Poços de Caldas. As artes marciais são o principal atrativo. Os meninos treinam judô, jiu-jitsu e capoeira. Paulão destacou que foi criada uma parceria com Fernando Fumaça que vai abrir vagas para as crianças no seu projeto social, que atualmente funciona no Grupo Candeias, na rua Capitão Afonso Junqueira. “O Fumaça saiu de Salvador e conseguiu uma projeção no boxe e sabe o quanto é difícil um atleta vencer na vida. Ele, melhor que ninguém, sabe que muitas daquelas crianças carentes, que não podem pagar uma academia, podem ter um potencial de campeão. Por tudo isso agradeço muito a presença dele no Recriança São José. Que ele tenha mais sucesso ainda em sua carreira pois está no caminho certo e ajudando na melhor forma que tem condição, dentro do esporte, buscando levar uma filosofia positiva”, finaliza Rezende.
Fernando Fumaça espera agora por sua próxima luta. O combate valerá pelo título mundial, mas ainda não tem data e nem adversário definidos.
“Logo terei tudo programado e a luta pelo título deve acontecer ainda este ano”, diz o boxeador.

Pré-jogos definem classificação no futsal

As equipes de futsal feminino e masculino que vão disputar a fase final do XXI Jogos da Juventude do Sudoeste de Minas Gerais (Joju) foram definidas no último final de semana (18 a 20) com os pré-jogos da modalidade realizados em Baependi. Estavam em disputa cinco vagas no feminino e seis, no masculino. Entre as mulheres, vão para a final as representantes de São Lourenço, Baependi, Itajubá, Capitólio e Itamonte. Entre os homens, ficaram com as vagas Baependi, Piumhi, Perdões, Passos, Caxambu e Itajubá. Já estavam garantidas para participar da decisão da temporada Varginha, São Sebastião do Paraíso e Poços de Caldas (feminino), e Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso (masculino).
Os pré-jogos de Baependi foram realizados nos ginásios municipais Coreião e Lavrinha de sexta-feira (18) a domingo (20).
Depois de três dias de competição, a classificação final no feminino ficou assim, conforme a ordem: São Lourenço, Itajubá, Baependi, Capitólio, Itamonte, Caxambu, Belo Horizonte, Passos, Três Pontas, Soledade de Minas, Itaú de Minas e Guaxupé. No masculino: Piumhi, Baependi, Passos, Perdões, Caxambu, Itajubá, Itamonte, Belo Horizonte, Varginha, Três Pontas, Três Corações, São Lourenço, Carmo de Minas, Itaú de Minas, Guaxupé e Botelhos.
Com esses resultados, a comissão organizadora do JOJU completou o grupamento da fase final, sendo dois grupos por categoria: feminino - grupo 1 - Varginha, São Lourenço, Capitólio e Itamonte; grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Baependi e Itajubá.
Masculino - grupo 1 - Poços de Caldas, Piumhi, Perdões e Itajubá;
grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Baependi, Passos e Caxambu.
As primeiras partidas da final de São Sebastião do Paraíso, conforme a programação organizada pela Associação Esportiva do Sudoeste de Minas Gerais (Assesmig) serão com São Lourenço e Capitólio, às 8h30, no feminino, e Piumhi e Perdões, masculino, às 11h, ambas no Ginásio Municipal Fúlvio Guidi.
Fase Final
Só faltava a classificação no futsal para a Assesmig completar os grupos e a programação da fase final, que será disputada no período de 13 a 17 de julho em São Sebastião do Paraíso. O Joju 2010 começa a ser decidido em 13 de julho, às 8h30, com quatro jogos: Poços de Caldas e Passos, no basquete feminino, na Praça de Esportes Castelo Branco, “Castelão”; São Lourenço e Capitólio, futsal feminino (Ginásio Municipal Fúlvio Guidi); Itamonte e Varginha, handebol feminino (Escola Estadual Paraisense); Piumhi e Poços de Caldas, vôlei masculino (Ginásio Municipal Vereador Saturnino Rocha).
Chaves
As chaves com as equipes que vão participar da final do Joju foram constituídas da seguinte forma:
Basquete feminino - Chave Única - Varginha, São Lourenço, Poços de Caldas, Passos e Campo Belo.
Basquete masculino - Grupo 1 - Poços de Caldas, São Lourenço, Três Pontas e Itaú de Minas; Grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Varginha, Pouso Alegre, Campo Belo. Futsal feminino - Grupo 1 - Varginha, São Lourenço, Capitólio, Itamonte; Grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Baependi, Itajubá.
Futsal masculino - Grupo 1 - Poços de Caldas, Piumhi, Perdões, Itajubá; Grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Baependi, Passos, Caxambu.
Handebol feminino - Grupo 1 - São Lourenço, Itamonte, Varginha,
Passos; Grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Campestre, Pouso Alegre, Baependi.
Handebol masculino - Grupo 1 - Campestre, São Lourenço, Pouso Alegre, Varginha; Grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Guaxupé, Passos.
Vôlei feminino - Grupo 1 - Varginha, Itajubá, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações; Grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Campo Belo.
Vôlei masculino - Grupo 1 - Três Corações, Varginha, São Lourenço, Pouso Alegre; Grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Piumhi, Poços de Caldas e Campo Belo.

Fraga Esportes é campeã da Copa Unifae

A equipe de futebol da Fraga Esportes, categoria Sub-12, sagrou-se campeã da 8ª Copa Unifae, promovida pela Liga Sanjoanense de Futebol.
O título veio da vitória sobre o time da Mitsui, de Poços de Caldas, por 2 a 1, numa partida realizada no último sábado (19), em São João da Boa Vista, no Estádio da Esportiva.
Assim que a delegação chegou a Andradas, foi recebida com uma carreata organizada pelos pais dos jogadores e a torcida.
Com essa conquista, a Fraga Esportes chega ao segundo título em menos de seis meses, lembrando que já havia conquistado o troféu do campeonato regional promovido pela Associação Atlética Ponte Preta, no final do ano passado.
A equipe conquistou a 8ª Copa Unifae de forma invicta, não perdendo nenhum jogo para adversários da região, como a Esportiva de São João da Boa Vista, o Vulcão de Poços de Caldas, o Fut-Poços, e times de Mococa, Leme e Aguaí, que participaram do torneio.
Além do troféu coletivo, os jogadores Everton e Bruno tiveram conquistas individuais. Everton levou o prêmio de artilheiro, com seis gols marcados, e Bruno, como melhor goleiro da competição, com apenas três gols sofridos.
Centro esportivo - E a conquista desse título acrescentou mais importância à inauguração do Complexo Esportivo Fraga Esportes, que acontece neste sábado (26). O local conta com cinco campos de futebol, sendo um deles com medidas oficiais. Estão abertas as inscrições para os atletas das diversas categorias. Mais informações pelo telefone (35) 3731-2955.

Projeto de judô realiza passeio educativo

Na manhã de sábado (19), os 25 alunos que participam do projeto “Judô Lutando para Educar”, realizaram, com o apoio dos pais, um passeio educativo pelo caminho da fazenda Cocal até o bairro da Cascata.
O objetivo foi contar um pouco da história local e mostrar para as crianças – de 5 a 13 anos – a importância da preservação ambiental.
O passeio iniciou com caminhada partindo do bairro Marco Divisório (local onde fica a sede do projeto), seguiu pela fazenda Cocal, passando pela linha do trem da Mogiana, que atravessa o marco divisório do Estado de Minas Gerais e São Paulo. E teve uma pausa no campo de futebol, no bairro da Cascata, onde as crianças se divertiram com as atividades educativas e brincadeiras e lancharam.
“Com as atividades extras mostramos sempre um pouco mais. Nesse passeio falamos um pouco da história local somando com a importância da preservação ambiental. Isto agrega valor ao conhecimento das crianças. O apoio dos pais para essas atividades é muito importante. Assim podemos somar e ter melhor resultado no trabalho educativo. Com as atividades do judô conseguimos desenvolver coordenação motora e da pscicomotricidade de cada um. E com as atividades extras acrescentamos outros conhecimentos, com a nossa história e a necessidade da conscientização ambiental”, fala Rodolfo Mataveli, o idealizador do projeto, acrescentando que essas atividades ajudam as crianças no desenvolvimento escolar.

Basquete de Poços vence jogo treino

ACS - Caldense - No último domingo (20), a sede da Caldense sediou o jogo-treino entre as equipes femininas infanto-juvenil da Caldense/SMEL e adulta de São João da Boa Vista-SP. A partida seguiu equilibrada até o final do último quarto, quando a equipe da casa abriu 11 pontos de vantagem no placar. Apesar das diferenças de portes físicos entre os times, a jovem Caldense venceu a equipe adulta de São João da Boa Vista por 58 a 52. A cestinha da partida foi a jogadora da camisa número 5 do time de Poços, Ana Paula, que marcou 19 pontos. Preparativos para o Joju - Para as atletas da cidade, apesar desse ter sido um jogo-treino, o empenho do time alviverde foi satisfatório para conquistar uma vitória expressiva. “O desempenho de cada uma foi muito bom. A gente jogou o que sabe, com muito treinamento. Fico feliz pela vitória. A grande dificuldade do jogo foi o tamanho das adversárias. Mas, esta partida serviu como um preparativo para o Joju [Jogos da Juventude]. Esse resultado nos mostra que se nos prepararmos mais e lutarmos mais pelo que queremos, podemos conquistar o primeiro lugar na competição”, declara a armadora da Caldense Júlia Soares. O técnico da equipe e diretor de basquete da Caldense, Júlio César de Freitas, destaca que o resultado do jogo superou as expectativas da comissão técnica, uma vez que a proposta deste treino era avaliar o trabalho com as atletas que vem sendo desenvolvido no clube até o momento. “Quem assistiu ao jogo deve ter percebido que nós pouco trabalhamos o ataque, a salvo em algumas situações especiais, pois, a proposta era avaliar o setor defensivo do time, ou seja, a reação das meninas em jogo, que é o que temos visto no dia a dia. Tivemos a dificuldade da parte física, que é jogar contra meninas mais velhas, mais fisicamente estruturadas, mas, foi tudo muito proveitoso. Posso dizer que o resultado superou as nossas expectativas. Agora, vamos traçar novos objetivos para o time”, revela Freitas.

Vôlei da Caldense

 ACS - Caldense - No último sábado (19), a equipe feminina Infantil de vôlei da Caldense/SMEL viajou até a cidade mineira de Ouro Fino para disputar mais uma rodada do Torneio Estadual – Grupo A – da Associação Pró-Voleibol (APV), contra o time da casa.  A partida foi realizada no período da tarde, às 15h, no ginásio poliesportivo Serafim Ribeiro Pinto. Num jogo difícil, que foi marcado pela expressiva tradição da equipe de Ouro Fino no vôlei, as meninas de Poços de Caldas perderam a partida por 3 sets a 0, com parciais de 25 x 17, 26 x 24 e 25 x 12 para o time da casa. Para a auxiliar técnica da Caldense, Maria Eduarda de Silva e Lima, a derrota se deu devido aos frequentes erros da equipe tanto no sistema defensivo, quanto no ataque. “Do jeito que as meninas jogaram, ficaria difícil trazer um resultado positivo para Poços de Caldas. Nossa linha de passes falhou bastante, nosso ataque não funcionou como deveria. Enfim, o conjunto da obra não foi legal. Ainda por cima, a torcida adversária fez tanto barulho, que acabou impondo pressão ao nosso time. Mas, torcida existe para isso mesmo. Além disso, Ouro Fino é um time de muita tradição e sempre se torna um adversário complicado a qualquer equipe sul mineira”, declara Maria Eduarda.

domingo, 20 de junho de 2010

Judoca de Poços é terceiro colocado no Paulista

Mais um atleta de Elton Fiebig se destacou em competição importante do Campeonato Paulista. Ontem, aconteceu a fase final da categoria júnior em Campinas, que reuniu todos os classificados das fases anteriores realizadas no Estado de São Paulo. Dois atletas do Projeto Soma de Poços de Caldas estiveram na competição - Vinícius Marcondes, na categoria menos de 55 quilos, e Luiz Gustavo Barbosa, menos de 60 quilos. O destaque de Poços acabou sendo Vinícius que ficou na terceira colocação, trazendo a medalha de bronze. Esta foi a primeira competição oficial de alto nível em que ele conseguiu uma boa colocação. “Logo em sua primeira participação num campeonato difícil o Vinícius conseguiu ficar entre os três melhores. Isto mostra o trabalho que vem sendo feito por ele nestes dois anos no Projeto Soma. No início dos preparativos ele estava muito apreensivo, sentia a pressão das competições mas agora vem demonstrando muita tranquilidade, além de uma boa técnica. Claro que ele tem muito a melhorar, mas os resultados estão começando a aparecer”, conta Fiebig, sensei do Projeto Soma e atleta do São Caetano.
Vinícius fez quatro lutas na competição de ontem em Campinas. A primeira ele venceu por wazari, o golpe quase perfeito. Em sua volta ao tatame ele foi derrotado e ficou na repescagem, quando venceu os dois últimos combates, conquistando a medalha de bronze. Vinícius é federado pela cidade de Divinolândia e se prepara para disputar o Campeonato Regional, que será realizado dias 21 e 22 de julho. Além de Vinícius Marcondes, o Projeto Soma terá na competição Fábio Dechichi e Luiz Gustavo Barbosa, que representarão Divinolândia. Por Araras vão competir Cintia Custódio e Thaísa Morás. “Tenho visto uma grande evolução destes meninos e, independentemente da cidade que representam, são de Poços de Caldas e mostram que o trabalho feito no Projeto Soma está dando condições deles crescerem dentro do judô. Isto é muito importante para todos”, finaliza Fiebig.

Clube de Judô é vice-campeão em Juruaia

Sul-mineira de Judô. A competição contou com a presença de 17 cidades. O Clube de Judô de Poços de Caldas ficou atrás apenas da Academia Equilíbro, de Cajuru, que teve uma medalha de ouro a mais. A equipe poços-caldense conquistou 20 medalhas - 12 de ouro, 7 de prata e 1 de bronze. “Agradecemos a prefeitura, Climepe, Jornal da Mantiqueira e a todos aqueles que colaboraram para que mais uma vez pudéssemos competir, mesmo com todas as dificuldades. Nossos atletas conseguiram mais uma vez subir ao pódio e dar continuidade a esse esporte maravilhoso que é o judô”, disse Anderson, do Clube de Judô. No feminino foram campeãs Savana, Gabriela Giusti, Helen Laura. A atleta Rosilene ficou em segundo lugar. No masculino Lucas Gabriel, Thomas Fausto, Welington Pupo, Guilherme Giust, Benedito Apolinari, Fabio Dechichi foram campeões. Kelvin, Rafael Antonio, Benaia, Luis Gustavo, Marcelo e Rodrigo foram vice-campeões. Alguns atletas participaram de duas categorias.  O Clube de Judô Poços de Caldas é comandado pelo sensei Matsuo.

Rodada do Interbairros

O Interbairros organizado pela Usab com apoio da LFP continua sendo a única competição que movimenta a cidade neste período de Copa do Mundo.  A rodada deste final de semana teve início ontem com o seguintes jogos: São José 2x0 Quisisana, Country Club 2x1 Maria Imaculada, Jardim Country Club 3x0 Kennedy 2, Jardim Regina 6x1 Filipinas e Jardim Contorno 3x1 Marco Divisório. Confira os jogos de hoje: Córrego D´Antas x Santana, Vila Nova x São Sebastião, Santa Rosália x Chiqueirão, Nova Aurora x Santa Clara, Maria Imaculada x Santo André e Nova Aurora x Santa Clara.

sábado, 19 de junho de 2010

Comentaristas de resultados

É muito engraçado assistir à Copa do Mundo pela TV. Em todos os canais os comentaristas tentam adivinhar resultados, buscam craques e acabam se tornando “comentaristas de resultados”. O maior exemplo é a seleção da Alemanha. Quando o time venceu a Austrália por 4x0, eles foram unânimes em dizer que o time era o que mais encantou, o que mais deu espetáculo, o que melhor estreou, que seria difícil tirar o título de campeão neste ano. Todos se esqueceram que a Alemanha jogou contra ninguém. A Austrália nunca teve tradição alguma no futebol mundial. O time só está neste Mundial devido a mudanças de regras nas eliminatórias. Antes de 2006, a Austrália tinha que buscar a vaga na repescagem contra um representante da América do Sul. Nunca conseguiram sucesso e sempre foram presas fáceis para os times sul-americanos. Com as mudanças, aí sim eles pelo menos conseguiram chegar ao Mundial de 2006 e agora no torneio da África.
Então, vencer a Austrália por 4x0 não credencia ninguém a melhor time de campeonato algum. A Austrália é forte candidata ao posto de pior equipe do Mundial. Ontem, quando a Alemanhã foi derrotada pela Sérvia, já teve comentarista mudando de opinião. Chega a ser hilário. O fato foi inclusive motivo de comentários irônicos de um expectador da SportTV, que criticou a postura dos “entendidos” da mídia esportiva.
Agora a bola da vez é a Argentina. Estão encantados com a seleção do arrogante Maradona. Faz sentido este “encantamento”, já que o time argentino vem conseguido certo sucesso dentro de campo, prato cheio para os “comentaristas de resultados”. A verdade é que ninguém jogou nada até o momento. O torneio está nivelado por baixo e sem favoritos. Contra quem a Argentina jogou mesmo? As poderosas Nigéria e Coreia do Sul. Grandes adversários que nos deram a exata noção sobre o “grande” futebol argentino.
Brasil - A seleção brasileira faz amanhã seu segundo jogo no Mundial. O time de Dunga entra em campo bombardeado de críticas dos “comentaristas de resultados”. A equipe enfrentou a Coreia do Norte no meio de semana e ganhou por 2x1, jogando o suficiente para fazer o resultado. Se a atuação não foi maravilhosa, pelo menos o time mostrou vontade dentro de campo e ainda teve que superar um adversário com uma retranca que poucas vezes vi. Em muitos momentos, os norte-coreanos se defendiam com 11 jogadores. Quem consegue furar uma retranca assim? Não dava. Achei os 2x1 de muito bom tamanho. Se for para ser campeão que vença todos os jogos assim. O que importa é a conquista do hexa. E, sinceramente, quem está jogando mais que o Brasil? Argentina? Alemanha? Isto só vai ficar claro quando estas equipes medirem forças no Mundial. Acho que talvez nem aconteça, pois nem sei se Argentina ou Alemanha vão chegar tão longe. A Copa está nos mostrando que o Brasil não vai dar espetáculo como querem “os críticos de resultados”, mas mostra também que ninguém dará este esperado show. É a Copa dos resultados, a Copa dos poucos gols, a Copa que mostra que o futebol está cada vez mais decadente.

Caldense joga vôlei e basquete no fim de semana

As equipes femininas de vôlei infantil e basquete infanto-juvenil da Caldense/SMEL entram em quadra neste fim de semana. Hoje (19), a equipe de vôlei viaja até Ouro Fino-MG para disputar o Torneio Estadual (Grupo A) da Associação Pró-Voleibol (APV) contra o time da casa. A partida está marcada para 15h, no ginásio poliesportivo Serafim Ribeiro Pinto.
Já no domingo (20), é a vez de o basquete entrar em quadra. Às 9h30, a Caldense recebe a equipe adulta de São João da Boa Vista-SP para um jogo amistoso, que será realizado no ginásio poliesportivo Dr. Ronaldo Junqueira, na sede do clube.
Iniciação Esportiva
Vale ressaltar que tanto a equipe de vôlei quanto a de basquete da Caldense são compostas por meninas atendidas pelo Projeto de Iniciação Esportiva 5 da Petrobras, que existe há seis anos no clube e é desenvolvido com o patrocínio da empresa estatal. Desde sua implementação na Caldense, em 2004, o Projeto já atendeu mais de duas mil crianças e adolescentes de sete a 17 anos de idade, e as atletas que vestem a camisa da cidade fazem parte dele.
O coordenador dos Esportes Especializados da Caldense, Wagner Sidney Silva, destaca a importância da representação da cidade de Poços em eventos esportivos como os deste fim de semana. “As meninas que entram em quadra levam consigo toda a responsabilidade pela representação da cidade dentro e fora de casa. Nesse sentido, posso dizer que Poços está bem representada por essas atletas que, além de mostrar toda a sua competência no esporte, transmitem ao público os conceitos de disciplina e educação que o esporte proporciona à vida das pessoas, e que são ministrados dentro da Caldense”, afirma Silva.

Mitsubishi Motorsports retorna a Londrina após cinco anos

Um retorno mais do que esperado. Após cinco anos, as emoções do mundo off-road aportam novamente em Londrina no próximo dia 26 de junho, quando acontecerá mais uma etapa do rali regularidade Mitsubishi Motorsports, que está na sua 16ª temporada. E as novidades não param por aí: a cidade paranaense, conhecida como um dos berços da Nação 4x4 no sul do país, também sediará pela primeira vez uma etapa do rali de estratégia Mitsubishi Outdoor, garantindo ainda mais emoção para os amantes do off-road.
A disputa acontece em três categorias: Graduados, para os mais experientes; Turismo, intermediários e Turismo Light, com os iniciantes.
Quem adianta os segredos dessa etapa é Lourival Roldan, diretor de prova: “As duplas encontrarão trilhas cascalhadas em meio a um belo visual, na região sul de Londrina, próxima às cidades de Tamarana e Lerroville. As duplas das categorias Graduados e Turismo vão passar por área de reflorestamento, por meio de plantações, riachos e inúmeras quedas d’água. Para a categoria Turismo Light será uma prova um pouco mais leve, mas também desafiadora”, explica o diretor.
Premiação  - A cada etapa, as cinco duplas melhor classificadas recebem troféus e prêmios especiais. No final da temporada, os três primeiros colocados na categoria Graduados dividem um prêmio em dinheiro no valor de R$ 40.000,00.
Na Categoria Turismo, o piloto campeão poderá desfrutar uma estadia com direito a três acompanhantes no exclusivo Hotel Explora, em Torres del Paine, na região da Patagônia Chilena.
A melhor dupla Feminina receberá uma viagem para o Costão do Santinho Resort e Spa, na ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. Na categoria Turismo Light os campeões recebem troféus e prêmios especiais.
Mitsubishi Outdoor  - Estreante na região, o rali de estratégia Mitsubishi Outdoor levará para o norte do Paraná sua mistura de atividades esportivas e culturais, sempre realizadas em equipe. O encontro promete muitas atrações e conta com um ingrediente extra: a região é repleta de vegetação nativa e reservas florestais.
“Essa é uma região propícia para aventuras, com várias áreas de mata preservada e de rica geografia, onde o destaque fica por conta das inúmeras quedas d’água e cachoeiras. No conjunto, será uma prova com características mais de expedição. Para quem tem o espírito off-road, está perfeita”, explica , como explica Fernando Gualberto, diretor da prova.
No Mitsubishi Outdoor as equipes de até dez competidores participam em duas categorias: Fun e Extreme. A categoria Fun possui tarefas de nível fácil, enquanto a categoria Extreme é indicada para equipes mais experientes e conta com tarefas de nível intermediário e difícil.
Mitsubishi Pró-Brasil - Para participar dos ralis da Mitsubishi Motors, cada equipe precisa doar 30 quilos de alimentos não perecíveis e um kit de seis produtos de higiene pessoal como taxa de inscrição.
Essas doações são repassadas a entidades sociais que atuam na região onde ocorrem as etapas. Em 2009, foram arrecadadas mais de 100 toneladas de mantimentos, doados a 45 entidades sociais de todo o Brasil.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Escola municipal terá quadra coberta em três meses

A Escola Municipal Presidente Washington Luiz, no bairro Santa Ângela, terá sua quadra coberta, um antigo sonho que será concretizado dentro de três meses. A obra será realizada graças à emenda parlamentar do deputado Carlos Mosconi, solicitada pelo prefeito Paulo Cesar Silva e pelo secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos. A Escola Washington Luiz foi escolhida depois de uma visita do prefeito e da vice Gláucia Boaretto. Na ocasião foi solicitada pela direção da escola e pela comunidade melhorias na quadra, que por causa da falta de cobertura estava com seu uso bastante limitado. Nos períodos de sol forte, chuvas constantes e frio as atividades na quadra ficavam desativadas. “Para atividades de educação física é de fundamental importância uma quadra coberta, tanto para proteção de professores e alunos quanto para um leque maior de eventos que o local fica apto a receber. Ali pode ser local para as festas juninas, palestras, eventos sociais, enfim, uma infinidade de benefícios”, disse o secretário de esportes. Com a aprovação da emenda parlamentar do deputado Carlos Mosconi, no valor de R$ 100 mil reais, veio a autorização do prefeito para o andamento da melhoria. Depois de avaliação da Secretaria de Obras a documentação foi enviada para Belo Horizonte, que aprovou a emenda parlamentar. A expectativa é que o dinheiro seja depositado até dia 30 deste mês e imediatamente começam os trabalhos. Segundo previsões, em três meses a escola já terá sua quadra complemente coberta. “Esta obra veio bem a calhar com a Conferência Nacional do Esporte, em que um projeto de 10 anos tem propostas de equipar todas as escolas públicas do país com quadras cobertas. A escola Washington é o primeiro passo e já é fruto deste evento que recentemente foi realizado em Brasília”, disse Santos.
O secretário de Esportes lembra que estão previstos construção de um banheiro, nova pintura na quadra e iluminação, mas estas melhorias serão feitas com dinheiro da prefeitura.
Para a diretora da Washington Luis Eliana de Cássia Brunório, os benefícios que a cobertura da quadra trará facilitará a realização de eventos na escola, que acolhe cerca de 500 alunos. “Esta confirmação de que a obra será realizada é uma grande vitória. Tanto eu quanto a vice-diretora Maria Assunta batalhamos muito por isto. Sempre buscamos soluções, fomos atrás, pedindo ajuda para autoridades e agora acabamos sendo recompensados. Estamos no Inverno e o local está quente, imagine isto no Verão, chega a ser insuportável, sem falar em dias de chuvas, quando o professor fica impossibilitado de trabalhar com os garotos. Educação Física é uma atividade que precisa ser feita fora da sala de aula e se é feita em local fechado os próprios alunos acabam não rendendo o esperado”, disse ela. A vice Maria Assunta vive a mesma empolgação. Para ela ver a quadra coberta será um sonho realizado e a confirmação de uma vitória que era buscada há pelo menos quatro anos.
“Temos muito que agradecer ao empenho do prefeito e do secretário de Esportes, que deram um verdadeiro presente para nossas crianças”, conta ela.
Deusdedit Assis Filho, o Dedão, é professor de Educação Física na escola e destaca que com a obra concluída pode-se trabalhar em tempo integral no local independente das condições do tempo. “Será um ganho muito importante até mesmo para a realização de eventos culturais. Uma bela iniciativa que premia a todos da Washington Luz”, fala.
A Escola Presidente Washington Luiz é integrante do projeto Mantiqueira na Escola, que tem apoio da Alcoa Alumínio S/A, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Inscrições para Meia Maratona das Águas

Prova que vem se tornando tradicional no calendário esportivo da cidade, a Meia Maratona das Águas acontece em julho. O evento atrai sempre grande número de competidores, que fazem o percurso Poços a Pocinhos do Rio Verde.
As inscrições para a quinta edição da prova começam segunda-feira na sede da Secretaria Municipal de Esportes.
A largada será dia 18 de julho, às 9h, no Hotel Fazenda, na rodovia do Contorno. “Convido os atletas de Poços de Caldas que venham se inscrever o mais rápido possível, já que a procura está muito grande. Para se ter uma ideia no site da Runner Brasil existe uma especulação muito grande de atletas interessados na prova”, disse Carlos Alberto dos Santos, secretário de Esportes. Ele ressalta a importância dos atletas começarem a se inscrever o mais rápido possível já que a prova tem um número de participantes limitado em 250. A expectativa é de que 120 atletas de Poços de Caldas corram a Meia Maratona das Águas. A inscrição nacional para a prova custa R$ 30,00 e R$ 20,00 para os nascidos em Poços. O atleta tem direito ao kit chegada, camiseta e medalhas. As inscrições será realizadas apenas na Secretaria de Esportes com o Geraldinho. “Não queremos deixar nenhum competidor de Poços de Caldas de fora desta competição”, finaliza o secretário.

Fumaça promove boxe em escola municipal

Novamente alunos de uma escola municipal tiveram a oportunidade aprender um pouco mais sobre o boxe, através do campeão latino-americano Fernando Fumaça.
Na manhã de ontem, o atleta esteve na escola Presidente Washington Luiz, onde fez palestra e demonstrações, além de escolher vários alunos para “desafiá-lo” no ringue, com direito a locução oficial de Dedão, professor de educação física da escola. A exemplo do que fez semana passada na Escola Vitalina Rossi, Fumaça falou de sua carreira, respondeu perguntas dos alunos e mostrou que o boxe não é um esporte que visa à violência. “O que você sente quando nocauteia um adversário”, perguntou um dos alunos. “É uma sensação igual a de um jogador de futebol que marca um gol em Copa do Mundo, de extrema felicidade”, respondeu ele.
Os alunos ficaram sabendo que o mexicano Júlio César Chaves é o grande ídolo de Fumaça e que ele superou muitas adversidades na vida antes de se aventurar no mundo do boxe e conquistar títulos importantes.
A programação na escola foi encerrada com a distribuição de folders e cartões do projeto de Fernando Fumaça aos alunos.
“Um evento deste tipo, com a presença de um atleta conhecido como o Fernando Fumaça é muito importante pelo fato de incentivar a prática esportiva. No esporte tudo tem que ser feito seguindo regras e limites, tudo que se precisa dentro de uma escola. O aluno que pratica esporte tem uma vida saudável, está fora das ruas e acaba tendo uma disciplina muito boa”, disse a diretora Eliana Brunório.
Fumaça tem um centro de treinamento que funciona na rua Capitão Afonso Junqueira, no Centro Candeias, e através do projeto ele ensina diversos garotos da cidade. “Meu desejo é que futuramente a gente consiga colocar um centro de treinamento em cada bairro e torne o boxe um esporte bastante popular na cidade”, sonha o boxeador. “Gostei muito do contato com os alunos das escolas de Poços e vou fazer este tipo de vento com mais frequência, tentando ajudar a divulgar um pouco mais este esporte que aprendi a gostar. Fiquei muito satisfeito com o nível das perguntas e com o interesse dos meninos e meninas da Washington Luiz”, disse Fernando Fumaça.
Fernando Fumaça espera agora por sua próxima luta. O combate valerá pelo título mundial, mas ainda não tem data e nem adversário definidos.
“Logo terei tudo programado e a luta pelo título deve acontecer ainda este ano”, diz o boxeador, que tem apoio da Climepe, Rodonossa, Braga Panfletagem, Pretorian e TV Poços.

Muitos gols marcaram a rodada do campeonato interno de futsal da Caldense

(ACS - Caldense) - O Campeonato Interno de Futsal 2010 da Caldense chegou à 12ª rodada na noite de quarta-feira (16), na sede do clube. Foram marcados 17 gols em duas partidas. Num dos jogos, a Argentina goleou a Alemanha por 8 a 1, com destaque para o jogador Felipe Gouveia, que marcou três gols.
No outro jogo da noite, Itália e Inglaterra se enfrentaram e deu Azurra, que venceu o time britânico por 5 a 3. “Foi uma rodada cheia de gols, com jogadas de efeito e lances maravilhosos”, assim classifica o professor e organizador da competição, Júnio Aparecido Pereira, o Juninho.
O destaque do jogo da Itália foi o atleta José Walter, que fez a rede balançar três vezes.
Para um dos artilheiros da competição, João Pedro Prata, a vontade de vencer tem acirrado a briga pela artilharia. “Estamos marcando muitos gols no campeonato. Nossa equipe vem desempenhando um bom papel e estou dando o melhor de mim para vencer a disputa pela artilharia”, afirma.
A Argentina segue na liderança do campeonato, com 23 pontos, em segundo lugar aparece a Itália, com 21. Em terceiro vem a Alemanha, com 17 pontos, e o Brasil aparece na quarta colocação, com 12. O artilheiro da competição é João Paulo Silva, da Itália, com 23 gols, seguido por Felipe Gouveia, da Argentina, que marcou 20 gols no campeonato. Com 18 gols cada, aparecem empatados João Pedro Prata, da Alemanha, e Frederico Ferreira, da Inglaterra.
A próxima rodada do Campeonato Interno de Futsal acontece semana que vem, dia 23, quando jogam França e Inglaterra, e o clássico internacional Argentina e Brasil. As partidas acontecem no ginásio Dr. Ronaldo Junqueira, na sede da Caldense.

Tatiele se destaca em Brasília

No último dia 13, a poços-caldense Tatiele Roberta de Carvalho esteve participando do Circuito Nacional de Corridas do Carteiro, em Brasília-DF.  A largada e a chegada da prova foram em frente da Esplanada dos Ministérios e cerca de 5 mil atletas participaram da competição, entre amadores e elite. Tatiele, repetindo o feito do ano passado, conquistou a quarta colocação. A primeira colocada foi Sueli Pereira da Silva, de Jataí-GO, seguida de Cruz Nonato, do Piauí, e Marizete Moreira. “Estou muito feliz com o resultado, pois a cada dia conquisto mais um degrau de minha carreira”, diz a atleta.

Escolinha de bicicross faz bonito

A paulista Cosmópolis foi sede da segunda etapa da Copa Regional de Bicicross no último domingo (13). A escolinha de Poços levou 27 ciclistas, que estiveram juntos com mais de 430 atletas de 16 cidades de São Paulo e Minas Gerais, superando o número de inscritos da primeira etapa. Mais uma vez a garotada da escolinha demonstrou que com treinamento e empenho é possível competir ao lado de tantas feras do esporte e representar bem a cidade. Os destaques foram para Pedro Cassiano (categoria 5-6 anos), Pietro Meneghini Ribeiro e Marcus Vinícius Cassiano (categoria 7-8 anos), Kaique Teixeira e Alisson Simão (categoria 17 anos e acima) e Franklin Vitor. A equipe agradece o apoio de todos.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Parque municipal receberá melhorias

Uma das principais áreas verdes da cidade, localizada a poucos minutos do centro, o Parque Municipal Antônio Carlos Molinari receberá melhorias visando dar mais conforto aos seus frequentadores. A verba que viabilizará as obras é uma emenda parlamentar do deputado Carlos Mosconi junto ao governo do Estado, sendo que os trabalhos devem se iniciar dentro de alguns meses. A emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil reais, foi um pedido da prefeitura de Poços de Caldas juntamente com as Secretarias de Serviços Públicos e de Esportes.
Dentre as melhorias que o local receberá está prevista a troca completa do asfalto da pista de cooper que ainda terá seu tamanho aumentado para 3 m. Os banheiros serão reformados, assim como o parquinho e a pista de bicicross, que terá seu alambrado aumentado, reivindicação antiga dos frequentadores do local pois vai coibir a entrada de pessoas que nada têm a ver com a prática esportiva.
Localizado na avenida João Pinheiro, em frente ao Country Club, o parque municipal recebe um grande número de visitantes todos os dias e possui vários atrativos, como quadras, pista de bicicross, de cooper, de skate, mesa para jogos de dama e xadrez, palco fixo, parquinhos infantis de madeira, campo de futebol, lago artificial, quiosques e aparelhos para ginástica.

Elton Fiebig é campeão paulista

Ainda comemorando a conquista do vice-campeonato mundial, Elton Fiebig disputou, no final de semana passado, o título paulista master. O judoca do Projeto Soma de Poços de Caldas e do São Caetano fez quatro lutas e venceu todas. Ele passou por adversários fortes, como Alexandre Mangueira, ex-atleta da seleção brasileira e com participação em competições internacionais de peso. “Foi uma luta bastante interessante até porque ele é quatro anos mais jovem que eu e veio com muita disposição e muita vontade em me derrotar”, contou Fiebig, que venceu por hippon e confirmou a ótima qualidade de seu judô.
O feito de Fiebig se destaca ainda mais pelo curto tempo de preparo para a competição. O judoca disputou o Mundial há apenas duas semanas e teve pouco tempo para conseguir se readaptar ao fuso horário.
Além de Elton Fiebig, outros judocas do Projeto Soma foram destaques no último final de semana. Em competição disputada em Vargem Grande do Sul, Luiz Gustavo Barbosa foi campeão na categoria júnior, menos de 60 quilos. Vinícius Marcondes, na categoria júnior até 55 quilos, também ficou com o título. Outro destaque foi Fábio Dechichi, campeão na categoria sênior, 73 quilos, na Liga Sul-mineira de Judô. “Estes resultados demonstram a força do trabalho que estamos fazendo. A intenção é que estes atletas possam ter resultados cada vez melhores pois estão treinando com este objetivo”, disse o judoca.
Fábio Dechichi vem sendo uma das grandes promessas da equipe comanda por Fiebig. O atleta está em fase final de preparação para o Pan-americano no final de junho. As chances de bons resultados são bastante grandes. “Mesmo neste período de Copa estamos treinando firme para chegar bem no restante da temporada. Nossa meta daqui alguns dias será as competições do segundo semestre, que terão forte nível técnico”, finaliza Fiebig. Além de Dechichi, os atletas do Projeto Soma terão um final de semana com competições importantes. Luiz Gustavo, Vinícius e Thaisa Morás vão disputar em Campinas as finais do Campeonato Paulista. Elton Fiebig disputa no começo de julho os Jogos Regionais de São Paulo quando estará representado o São Caetano.

Caldense se prepara para Copa do Mundo

(ACS - Caldense) - A sede social da Associação Atlética Caldense se preparou, neste período de Copa do Mundo, para receber os associados nos bares em dias de jogos da seleção brasileira. Foram decorados com bandeiras do Brasil, fitas e bolas verdes e amarelas o salão do Piano’s Bar e a lanchonete Café com Pão de Queijo, tudo para mobilizar a corrente para frente na torcida, rumo ao hexa, no mundial.
Além da decoração interna, a Caldense – numa parceria com o comércio local, da rua Pernambuco – mostrou sua participação na pintura da rua, que traz estampados a logomarca da Copa da África de 2010, o brasão da Associação Atlética Caldense e as logos das empresas locais.
Para José Aparecido Oliveira Moraes, as ações do clube em prol da torcida brasileira no mundial reforçam o espírito de união entre as pessoas. “Sou sócio da Caldense há mais de 20 anos, e tenho notado que a organização procura adequar, em todos os eventos, uma ornamentação de acordo com as datas importantes em nosso calendário. A da Copa do Mundo foi muito bem feita. Essas ações da Veterana, para mobilizar o social, além de trazerem o associado para o clube, contribuem para que eles tenham uma boa convivência, de amizade, dentro e fora da Caldense”, afirma Moraes.
Durante a Copa, os bares do clube estarão funcionando normalmente, para atender aos associados que desejarem assistir aos jogos do Brasil na sede da Veterana. Para isso, foi instalada uma TV de LCD de 42 polegadas no salão do Piano’s Bar para transmitir as partidas aos telespectadores do clube. A diretoria da Caldense convida os sócios a formarem sua torcida e comparecerem ao clube para torcer pela seleção canarinho.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Juninho não se apresenta no Cruzeiro

Entre Caldense e Cruzeiro estava tudo acertado e Juninho, jovem revelação da Veterana, deveria se apresentar ontem de manhã na Toca da Raposa para iniciar os trabalhos de preparação para disputar a Copa São Paulo de Futebol Juniores no começo de 2011. A intenção do Cruzeiro é preparar o time desde já e começar forte a competição, que é considerada a melhor do Brasil.
Juninho, no entanto, não cumpriu o combinado, não foi para BH e acabou criando um problema para a Caldense, que colocou o caso no departamento jurídico. Juninho tem contrato com a Caldense até 2012. “Passei a noite analisando o caso do Juninho e hoje ele deve ser notificado da decisão. Como ele não aceitou as propostas que tinha deve ficar e cumprir seu contrato até o final. Jogando ou não ele continua tendo vínculo com a Caldense”, disse Carlos Alberto de Oliveira, advogado da Caldense. O atleta continuará tendo seus salários pagos regularmente pela Caldense e não pode assinar por nenhuma outra equipe até 2012. Além do Cruzeiro, Juninho recusou propostas do São Paulo Futebol Clube, Benfica de Portugal e Stuttgart da Alemanha. “Fizemos o possível para que o Juninho fosse para um grande clube. Ele teve propostas de excelentes times do Brasil e do exterior mas recusou. Agora colocamos o caso no departamento jurídico e vamos ver como fica a situação”, disse Jânio Joaquim.
Se aceitasse ir para o Cruzeiro o atleta teria seu passe - que hoje esta estipulado na FMF em R$ 500 mil reais - emprestado até o final da Copa São Paulo e com possibilidades do time da capital ficar com o jogador em definitivo. O Cruzeiro esperou pelo atleta na manhã de ontem. Mais tarde dirigentes da Caldense telefonaram para a Toca da Raposa pedindo desculpas pelo não cumprimento do acordo.
“Ele nem apareceu para dar uma justificativa ou buscar a passagem que já estava comprada”, finaliza.
Na tarde de ontem, a Caldense dispensou Miro, responsável pelas equipes infantil e juvenil. “Tive que dispensar o professor já que a lei é muito rigorosa e não temos condições de seguir tudo conforme está sendo pedido. Dispensei o Miro, meu grande amigo e parceiro de muitos anos, com a promessa de que quando a situação for regularizada ele retorne para trabalhar com nossos meninos”, disse o presidente Laércio Martins. As equipes de base da Caldense não jogam mais nada neste ano e a medida foi para evitar punições, como as que o Villa Nova sofreu. O time de Nova Lima teve que pagar R$ 200 mil de indenização ao Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (Fia) como forma de reparar danos causados a atletas menores de idade, contratados pela categoria de base. Segundo Arlélio de Carvalho, procurador do Trabalho, a Constituição proíbe a contratação de menores de 16 anos, salvo como aprendizes, desde os 14 anos. Segundo o procurador, o Villa Nova estaria ainda deixando de assegurar direitos dos aprendizes regularmente contratados, como trabalhistas, previdenciários e acesso à escola.
“A lei está muito rigorosa e não podemos cumprir tudo que pedem. É preciso profissionais de vários setores trabalhando exclusivamente para os meninos e acaba gerando um gasto muito grande, fora de nossa realidade. Não estamos desativando as categorias de base, apenas estamos fazendo uma paralisação com a esperança de que em breve a lei ficar um pouco mais branda. Assim teremos condições de voltar a trabalhar com os garotos”, disse Laércio Martins.
Engana-se quem pensa que apenas clubes pequenos estão na mira da justiça. Cruzeiro, Atlético e América, todos da grande Belo Horizonte, também têm problemas para manter as equipes de base. O Cruzeiro, por exemplo, registrou todos os meninos como profissionais mas a maioria acabou sendo dispensada. As duas equipes de Poços estão sob investigação - Caldense e Poços de Caldas - além do Rio Branco de Andradas. Na reportagem passada foi citado que o Vulcão mantém uma escolinha com todas as equipes de base, mas ela é desvinculada do time profissional. Segundo informações apuradas, depois de investigar os clubes profissionais o Ministério do Trabalho vai começar a buscar informações sobre as escolinhas no Estado e aí sim a escolinha do Vulcão, bem como as outras da cidade, serão fiscalizadas e precisarão prestar contas da situação dos garotos.

Joju: finalistas no basquete e handebol

Foram definidas neste final de semana, em Guaxupé, as equipes que vão disputar a fase final do XXI Jogos da Juventude do Sudoeste de Minas Gerais (Joju), em São Sebastião do Paraíso, mês que vem. A competição aconteceu na fase de pré-jogos do basquete masculino e do handebol feminino e masculino, que foram disputados por 26 equipes no Ginásio Poliesportivo, Clube Operário e Quadra Municipal Bela Vista.
Classificaram-se no basquete os representantes de Pouso Alegre, Itaú de Minas, Três Pontas e Campo Belo. No handebol feminino, as vagas ficaram com Pouso Alegre, Varginha, Baependi e Passos. No masculino, vão para a final Guaxupé, Varginha, Pouso Alegre e Passos.
O Joju é promovido e realizado pela Associação Esportiva dos Municípios do Sudoeste de Minas Gerais (Assesmig), em parceria com os municípios associados. Com a definição das vagas que restavam para a disputa da fase final da competição, a comissão organizadora dos jogos completou a composição dos grupos dos finalistas.
O basquete masculino será disputado por oito equipes, que foram divididas em dois grupos: grupo 1 - Poços de Caldas, São Lourenço, Três Pontas e Itaú de Minas; grupo 2 - São Sebastião do Paraíso, Varginha, Pouso Alegre e Campo Belo. Já o feminino terá chave única, formada por Varginha, São Lourenço, Poços de Caldas, Passos e Campo Belo.
No handebol, o grupamento ficou constituído da seguinte forma: feminino - São Lourenço, Itamonte, Varginha e Passos (grupo 1); São Sebastião do Paraíso, Campestre, Pouso Alegre e Baependi (grupo 2). Masculino - Campestre, São Lourenço, Pouso Alegre, Varginha (grupo 1); São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Guaxupé e Passos (grupo 2).
A fase final será disputada no período de 13 a 17 de julho, em São Sebastião do Paraíso. Para completar os grupos da final, resta apenas a definição das equipes de futsal, que vão participar dos pré-jogos da modalidade nesta semana, em Baependi.
A outra modalidade do esporte coletivo, o vôlei feminino e masculino, também já tem seus finalistas conhecidos: feminino, grupo 1 - Varginha (1ª colocada no ranking técnico), Itajubá (6ª do ranking técnico), São Gonçalo do Sapucaí e Três Corações (classificadas nos pré-jogos). Grupo 2 - São Sebastião do Paraíso (cidade sede da final), Poços de Caldas (2ª do ranking), Pouso Alegre e Campo Belo (classificadas nos pré-jogos). Masculino, grupo 1 - Três Corações (1ª do ranking), Varginha (3ª do ranking), São Lourenço (7ª do RGM) e Pouso Alegre (classificada nos pré-jogos). Grupo 2 - São Sebastião do Paraíso (sede), Piumhi (2ª ranking), Poços de Caldas (4ª do ranking) e Campo Belo (classificada nos pré-jogos).

Equipe de ginástica rítmica conquista nove medalhas

Nos dias 5 e 6 de julho, a equipe de ginástica rítmica, coordenada por Ana Carolina Zumpano Dias e pela técnica Michele Cristina de Castro, participou da Copa da categoria, realizada em Jundiaí. Estiveram na disputa três ginastas juvenis que conquistaram nove medalhas e o título de campeã por equipe.
“Quero oferecer este troféu para toda a Secretaria de Esportes, por sempre ter acreditado no meu trabalho, e a todas as ginastas que já passaram pela minha equipe e que de alguma maneira ajudaram no nosso crescimento”, disse Ana Carolina.
A próxima meta da equipe de ginástica rítmica é a participação no Torneio Nacional que acontece no Rio de Janeiro nos dias 17, 18, 19 e 20. O objetivo é melhorar a classificação das ginastas no ranking.
A equipe de ginástica rítmica da Secretaria Municipal de Esportes possui a parceria do projeto “Viva o Esporte” e conta ainda com a lei municipal de incentivo à cultura.
Atualmente o projeto possui 20 ginastas de treinamento, 8 integrantes da Apae e 35 ginastas nas escolinhas de base.
Meninas de 4 a 18 anos interessadas em integrar a equipe podem começar a frequentar as aulas às terças e quintas das 18h às 19h no ginásio Issa Sarraf, poliesportivo do Country Club, gratuitamente.

Grêmio Mitsui conquista título na Lidarp

A escolinha de futebol da Mitsui conquistou, no último sábado, mais um título importante no futebol de campo categoria sub-15. Com uma campanha de 100% de aproveitamento a equipe chegou muito confiante na grande final, que aconteceu na cidade de Guaxupé contra o time da casa.
A vitória se concretizou com o gol do garoto Léo, no segundo tempo, que garantiu o título para Poços de Caldas. Guaxupé ficou com o vice-campeonato, seguido por Botelhos e Varginha. O técnico e professor Pelé comemorou muito a conquista, pois a Mitsui vence pela segunda vez consecutiva a categoria sub-15 da Liga Desportiva do Alto Rio Pardo (Lidarp).

Rio Branco comemora 62 anos

Rio Branco de Andradas Futebol Clube completou, no último domingo, 62 anos de fundação. Nesta trajetória, muitas glórias e muitas conquistas foram alcançadas, colocando o nome do clube entre os mais tradicionais de Minas Gerais. Foi em 13 de junho de 1948 a primeira partida de futebol amador do Rio Branco. O time foi se fortalecendo, uma sede social foi construída, até que em meados de 1985 o clube se tornou profissional. Na primeira disputa profissional, em 1986, o Rio Branco sagrou-se vice-campeão da segunda divisão de Minas Gerais, conquistando também uma vaga na primeira divisão. No decorrer dos anos, conquistou o tricampeonato do interior na elite do futebol mineiro (1990, 1992 e 2009), foi também tricampeão da Taça Minas Gerais (Módulo 2) em 1994,1998 e 2006, e ainda divulgou o nome do clube e de Andradas na Europa, onde permaneceu por 20 dias na Espanha, realizando sete partidas, entre elas contra equipes consagradas, como Rayo Valecano, Albacete, Marbella e ainda Real Madri - time B. Em 2009, após conquistar o título de campeão do interior, o time se licenciou perante a Federação Mineira para a disputa da primeira divisão deste ano e acabou rebaixado para o Módulo 2. Diante de toda a sua história, apesar das dificuldades, o clube comemora, com torcedores e membros da direção, mais um aniversário.

Caldense sedia campeonato do Projeto dos Correios

(Acs-Caldense) -  O fim de semana na sede da Caldense foi carregado de atrações esportivas. Além da rodada regional de vôlei, que aconteceu no ginásio Luís Sodré Ayres, sábado (12), o clube sediou também o 1º Campeonato de Futsal do Projeto de Iniciação Esportiva II dos Correios, competição que reuniu 72 crianças distribuídas em 12 equipes, que levavam os nomes das seleções da Copa do Mundo.
Nas arquibancadas, pais e familiares dos jogadores acompanharam de perto o espetáculo das partidas. Ao todo, o campeonato contabilizou cerca de 100 gols, o que, segundo o professor do Projeto Rafael Conforti Soares, mostra o alto nível técnico dos meninos.
“Tanto os garotos como os familiares levaram muito a sério este campeonato. As partidas foram disputadas com muita força de vontade, os times lutando para chegar à final, e o que podemos dizer é que o nosso objetivo pedagógico vem sendo cumprido com sucesso. Pudemos avaliar os jogadores quanto ao aprendizado, e os resultados nos surpreenderam. Grande parte desse sucesso se deve às famílias dos nossos alunos, que os incentivam muito neste projeto”, declara Soares.
O jogo da final foi realizado entre Argentina e Itália, com goleada da Argentina por 10 a 2 sobre a Azurra. O time da Argentina ainda revelou o artilheiro do campeonato, Adrian Gabriel Ribeiro, que balançou as redes 12 vezes na competição. Na classificação geral, a equipe do artilheiro conquistou a primeira colocação, seguida pela vice, Itália; pelo Brasil, em terceiro; e pela Alemanha, na quarta colocação. Todos os jogadores receberam medalha de Honra ao Mérito, pela participação no Campeonato.
Trabalho estruturado - O coordenador do Projeto de Iniciação Esportiva II dos Correios, Wagner Sidney Silva, diz que a estruturação do trabalho que vem sendo desenvolvido é o que faz o sucesso do projeto, no atendimento às crianças de sete a 14 anos, da rede pública de ensino. “Todo este espetáculo que se viu na quadra é devido ao esforço de cada profissional comprometido em fazer o dia a dia das crianças melhor. Os atendimentos social, pedagógico e psicológico prestados a meninos, meninas e familiares é o que nos dá base para a criação de eventos como este”, comemora Silva.

domingo, 13 de junho de 2010

Fumaça faz apresentação em escola na zona sul

Na manhã da última sexta-feira, a reportagem acompanhou Fernando Fumaça até a escola Vitalina Rossi, no bairro Parque Esperança, zona sul. A presença do ídolo mudou a rotina dos jovens que queriam saber tudo sobre a carreira do campeão. Fumaça fez palestras e “enfrentou” diversos alunos e alunas nas demonstrações de luta. E quem pensa que os meninos “afinaram” para o campeão se engana. Cada um que tinha a oportunidade de boxear com Fumaça ia para cima e tentava a todo custo encaixar um golpe que derrubasse o futuro candidato ao título mundial.
“Achei bastante proveitosa minha presença na escola, mostrando que o boxe não é um esporte de violência como muitos afirmam. Passei para eles as regras, as disciplinas e se o esporte for feito corretamente é muito saudável e uma grande atividade física”, disse. Para o boxeador, a importância de um objetivo na vida afasta as más influências e o esporte é um dos caminhos que mais ajudam o jovem no Brasil. “Muitos vão para a escola apenas com o intuito de procurar brigas, têm um comportamento completamente indesejável e tento, com um pouco do meu conhecimento, ajudar que a vida destes meninos e meninas tenha outro segmento. Se eu conseguir que eles pelo menos se interessem pelo esporte e consigam ter regras saudáveis já estarei feliz”, fala Fumaça. O boxeador tem um centro de treinamento que funciona na rua Capitão Afonso Junqueira, no Centro Candeias, e através do projeto ele ensina diversos garotos da cidade. “Meu desejo é que futuramente a gente consiga colocar um centro de treinamento em cada bairro e torne o boxe um esporte bastante popular na cidade”, sonha o boxeador.
Na apresentação na escola Vitalina Rossi Fumaça foi acompanhado pelo boxeador Richard “Primo”, que ajudou o atleta na apresentação para os jovens. Primo tem uma boa experiência e já fez vários combates em São Paulo, sendo um grande parceiro de Fumaça. “Estou acompanhando o trabalho de Fumaça já há um bom tempo e acabamos nos ajudando nos treinamentos. Também sou boxeador, já fiz duas lutas com ele e a cada dia aprendo mais com seus conhecimentos”, disse. “Acho que o projeto que Fumaça está fazendo tem tudo para crescer a cada dia. Ele atinge muitas crianças e isso é muito positivo. Estas crianças precisam de ajuda e Fumaça encontrou no boxe uma forma de colaborar. Muitos ficam fora da escola, se envolvem com drogas e precisam de gente com conhecimento e capacidade para ajudar a mudar essa situação. Já vi muitos meninos e meninas sem chances até mesmo de fazer uma refeição e isto é muito triste. Estamos conseguindo mudar um pouco isto”, conclui Primo.
Depois da palestra de Fumaça começaram as apresentações com Primo e neste momento a empolgação dos jovens foi muito grande. Os atletas trocaram alguns socos e a vibração era contagiante. A cada golpe os meninos pediam mais força dos atletas, que claramente estavam apenas demonstrando. As meninas, animadas, se dividiam na torcida. Enquanto algumas gritavam o nome de Fumaça outras estavam encantadas com Primo, que chegou a distribuir vários autógrafos ao lado de Fumaça. Para Fábio Cagnani, diretor da escola Vitalina Rossi, a presença de Fumaça é um fato marcante e que ficará na memória dos jovens por muito tempo. “A presença de Fumaça aqui tem um grande importância. Todo tipo de arte marcial prega uma disciplina muito bonita e a proposta de Fumaça é de muita valia. As escolas passam por problemas de disciplina, violência e isso precisa ser canalizado, tem que ser bem orientado e com o Fumaça aqui espero que alguns alunos realmente participem do projeto, que é muito bom, e tenham uma participação social mais ativa e deixem de lado a violência, o caminho errado”, disse Fábio.
A programação na escola foi encerrada com a distribuição de folders e cartões do projeto de Fernando Fumaça. Todos se interessaram em levar uma lembrança e a fila de espera durou cerca de uma hora.
Fernando Fumaça espera agora por sua próxima luta. O combate valerá pelo título mundial, mas ainda não tem data e nem adversário definidos.
“Logo terei tudo programado e a luta pelo título deve acontecer ainda este ano”, diz o boxeador, que tem apoio da Climepe, Rodonossa, Pretorian e TV Poços. “Antes da luta pelo título mundial ainda vou realizar um evento em Poços. Será especial e minha intenção é levar muitas crianças e ter uma programação bastante variada com muitas apresentações de boxe. Tudo também ainda precisa de acertos de detalhes, mas logo teremos novidades”, finaliza Fumaça.

Daré e sua ligação com o esporte de Poços

O esporte na cidade tem vários personagens importantes, que buscam sempre colaborar na organização de competições e proporcionar alternativas para que os inúmeros atletas amadores tenham opções. José Carlos Daré, conhecido como Daré, é uma destas pessoas. Ligado ao esporte local desde 1970, quando participou do primeiro campeonato “Dente de Leite” de Poços de Caldas, ele tem fatos marcantes em sua vida esportiva. Foi dele o primeiro gol no ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves. Além de figurinha carimbada nos campeonatos da Liga Poços-caldense de Futebol (LPF), Daré teve uma rápida passagem pelo futebol profissional quando defendeu as cores da Caldense durante um Campeonato Mineiro.
Daré conta que no início de sua vida esportiva teve colaboração de pessoas importantes da cidade. O campeonato Dente de Leite foi criado na época por Lázaro Walter Alvisi, Marcelo Luiz Benedetti, entre outros nomes de destaque no meio. Daré jogou aquela competição pelo São Sebastião do Country Club. “Me lembro como se fosse hoje daquele campeonato. Fomos campeões ao derrotar a Caldense na final por 3x1”,conta. Na época a imprensa já dava apoio ao esporte da cidade e as partidas do campeonato foram transmitidas pelas rádios. “Era um acontecimento para nós. Todo domingo de manhã no Cristiano Osório tinha jogo e sentíamos como estrelas da bola com nossos jogos sendo passados ao vivo”, lembra. Havia a tradição de se eleger um atleta como melhor em campo e ele ganhava um prêmio de alguma loja. Para Daré, este era o incentivo que bastava para se manter na prática esportiva.
Depois do começo no Dente de Leite, Daré teve uma vida de cigano no futebol amador. Depois de passar por várias equipes locais ele foi para o Guarani de Campinas em 1976. Naquele ano ele era juvenil mas disputou o Campeonato Paulista de Aspirantes pelo timecampineiro. O aspirante era composto por atletas que não eram aproveitados pela equipe profissional e para não ficarem sem atividades participavam desta categoria. Daré não chegou a atuar no time de profissionais do Guarani, mas teve oportunidade de várias vezes enfrentar os titulares do Bugre nos coletivos de sexta-feira, quando titulares e aspirantes entravam em campo para o treino que antecedia a rodada do final de semana.
“Sempre no domingo fazíamos as preliminares do time profissional. Se o Guarani jogava com o Corinthians nos titulares, o aspirantes também enfrentava o Corinthians antes da partida principal”, relembra.
Depois de um ano em Campinas, Daré retornou a Poços de Caldas se tornou atleta profissional da Associação Atlética Caldense. O ano era 1977 e na época a Veterana era comandada pelo Juquita. Daré recorda que fez sete partidas no profissional da Caldense. “Joguei improvisado como ponta-esquerda e por não ser minha posição acabei sofrendo um pouco”. Os sete jogos que Daré fez como ponta da Caldense foi no lugar de Márcio, titular da posição mas que devido a uma grave contusão teve que ficar vários jogos fora da equipe.
No ano seguinte Daré deixou de vez a vida de atleta profissional, investiu nos estudos e iniciou a faculdade de Educação Física em Muzambinho. Mas não abandou a bola. Nos intervalos dos estudos ele passou a jogar futebol de salão, na época ainda conhecido como o esporte da bola pesada. Ele fazia parte de um grande time do Fluminense, um dos mais fortes da época. Ao mesmo tempo Daré passou a participar de um projeto esportivo da Secretaria de Esportes e começou a dar aulas de iniciação de futebol no Colégio
Virgínia da Gama Salgado e na escola João Eugênio de Almeida. Pouco depois foi para o Sesc, onde está até hoje. “Quando cheguei no Sesc passei a ser responsável por todas as competições esportivas que lá eram realizadas. Tudo passava por minhas mãos”, disse Daré.
Daré foi criador do Interblocos, competição quedurante muitos anos agitou a cidade e fazia parte da programação do Carnaval,, com os blocos formando equipes. “Esta iniciativa deu certo, agregou várias competições, a entrega de todos os envolvidos era muito grande e foi muito gratificante organizar este evento”. O primeiro Interblocos foi realizado em 1981 e hoje já não existe mais no calendário esportivo local.
A paixão de Daré é mesmo o futebol amador. Ele já passou por muitos times e hoje vive um amor pelo Flamengo do Cascatinha. Dentre as muitas equipes em que esteve Daré destaca o Palestra. “Este time era da família, foi criado por italianos e tinha meus tios e meu pai como responsáveis”, relembra.
Há poucas semanas Daré perdeu, junto com o Flamengo, o campeonato Master. O Flamengo foi bastante superior mas foi derrotado pelo União nos pênaltis e Daré atuou apenas uma parte do jogo. “Fomos melhores em campo mas o futebol tem disso mesmo. Neste campeonato sempre entrei no segundo tempo, mas não foi por isso que perdemos. O time jogou muita bola mas o dia não era nosso”. Daré tem cinco finais consecutivas do Master de Poços de Caldas, tendo vencido três e perdido dois campeonatos. Ele está animado com o próximo Master, que deve começar logo depois da Copa do Mundo. A LPF estipulou que apenas atletas de 45 anos em diante podem participar. “É um diferencial importante, já que da forma que está é complicado. Um atleta de 50, 54 anos não tem o mesmo desempenho de um jogador de 40. A mudança é muito válida”, diz ele. Além do esporte Daré mantém no Sesc uma empresa voltada para a área de educação. Ele é responsável por um polo da universidade Cesumar em Poços de Caldas. “Eles aderiram ao ensino à distância e em Poços sou o responsável. Os interessados podem me procurar no Sesc que dou todas as informações necessárias”, finaliza Daré.

Meninos de Poços se destacam em Varginha

No último final de semana, Varginha sediou o III Festival de Jiu-Jitsu, organizado pela Secretaria de Esportes daquela cidade. Cerca de 200 crianças participaram do evento e Poços de Caldas esteve presente, sendo um dos grandes destaques. Quarenta meninos e meninas dos Recrianças São José e Cohab representam Poços e fizeram bonito, conquistando muitas medalhas para a cidade. Dos 40 atletas locais, 15 foram medalhistas de ouro e apenas cinco ficaram fora do pódio, mas ganharam medalhas de participação. “Já tivemos várias experiências de levar crianças para competições fora de Poços de Caldas, mas esta teve um valor especial, pois contribuiu com o trabalho preventivo de acabar com rixas de bairros”, conta Paulão Rezende, responsável pelo grupo que foi a Varginha. “As crianças do Cohab e do São José unidas, torcendo a cada luta foi muito bacana e é isto que queremos”, falou ele. Os meninos que estiveram na competição fazem parte do Projeto Esporte Cidadão/Lei de Inventivo.
Além de Paulão Rezende, estiveram no evento os instrutores Paulo Alves, Giusley Santos e Fabinho, que também competiram. Paulo e Giusley foram campeões enquanto que Fabinho foi vice. “A presença destes instrutores é de suma importância devido ao fato deles terem surgido de projetos iguais a estes, apoiados pela Construtora Etapa e prefeitura. O espelho é muito importante para estes meninos não desanimarem e por isto a presença dos instrutores teve muito peso”, conta Paulão. João Rafael, o Gargamel, é outro instrutor do projeto social e hoje é braço direito de Paulão Rezende. “Tudo isto é passado para os meninos. Exemplos de atletas que hoje estão nos Estados Unidos, venceram na vida através do esporte são sempre citados para que eles mantenham o sonho de serem alguém na vida também”, diz Paulão, que ressalta que as crianças que estão matriculadas nos Recrianças são assistidas o tempo todo. São realizados trabalhos de reforço escolar. Se a criança tiver nota ruim não participa das práticas esportivas. Os professores são pagos pelo projeto.
“A equipe de Poços esteve em Varginha com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que disponibilizou a condução. Agradeço aos meus pais, que ajudaram na alimentação, à Secretaria de Educação e ao secretário-adjunto Gerson e também ao Rodolfo do judô, que emprestou 10 kimonos para as crianças”, finaliza Paulão.

Mitsubishi Cup

Um frio sábado antecipou o clima típico do inverno no feriado do dias dos namorados na cidade de Mafra - divisa dos estados de Santa Catarina e Paraná -, onde ocorreu a a 4ª etapa da Mitsubishi Cup. Mas as baixas temperaturas que beiraram os sete graus não impediram que o público comparecesse em massa. A população lotou a arquibancada montada especialmente para recebê-los e confirmou a vocação da cidade para sediar provas de automobilismo, afinal, Mafra tem um autódromo que neste ano completa 30 anos.
Marcada pela terra preta, característica do solo da região que reúne grande número de plantações de milho e soja, os pilotos precisaram se desdobrar para ganhar cada segundo nas trilhas preparadas pela organização. A diversidade de obstáculos e as curvas escorregadias por causa da vegetação no entorno do circuito, também exigiram que os pilotos se esforçassem muito para se manter no trilho. Para isso, foi fundamental o auxílio precioso do olhar dos navegadores. "A pista está bem técnica e visual, mas como tem muito gancho, o auxílio do navegador é fundamental para que o piloto possa se focar só na pista, que está muito lisa. O interessante é a diferença de relevo nas curvas, que provoca uma sensação de montanha russa e aumenta a adrenalina", explicou o piloto Fabio Nascimento, da categoria Pajero TR4R que ao lado do pai, Paulo Nascimento, veio de São José dos Campos para a estréia da Mitsubishi Cup em Mafra.
Quem conseguiu se aproveitar mais do relevo geográfico da pista foi a dupla da cidade de Guarapuava (PR), Luciano Dalefe e Anderson Muller, conquistando o primeiro lugar na categoria TR4R Light. "Andamos bem em todas as largadas e ficamos muito contentes, pois foi nosso primeiro pódio e já em primeiro lugar. O piso estava muito parecido com o que estamos acostumados e acho que nos favoreceu. Isso deu um ânimo maior para irmos às próximas etapas mais confiantes. E ganhar perto de casa é sempre melhor", afirmou o piloto, Luciano Dalefe. Logo atrás deles, com apenas um ponto a menos na segunda colocação veio a dupla dos cariocas Albano Parente Junior e João Gilberto Ferreira.
Outros que também souberam tirar vantagem da pista foram os competidores Rodrigo Menberg e Weidner Moreira, que conseguiram colocar em prática a estratégia desenhada, venceram a etapa e se mantiveram na terceira colocação geral da temporada na categoria Pajero TR4R. "Essa vitória foi uma surpresa muito boa para gente, porque é a primeira vez que estamos andando juntos. Na largada inicial, aproveitamos para nos entrosarmos e na segunda e terceira andamos bem. A pista tem de tudo e você tem que andar na velocidade máxima dentro daquele trecho. Nós andamos", explicou Rodrigo Menberg, que nesta etapa trocou de navegador. A vitória suada foi seguida de muito perto pela dupla Sérgio Gugelmin e Ivo Mayer, que corriam praticamente em casa e ficaram na segunda colocação por milésimos de segundo, mas com a mesma pontuação da dupla campeã. "Foi uma pista muito prazerosa de dirigir e meu navegador foi muito competente. É muito gostoso vir correr em Mafra, que é nosso estado, ainda mais porque minhas origens maternas também são daqui. E levar esse segundo lugar na nossa terra é muito gostoso porque vai repercutir muito", afirmou o orgulhoso Gugelmin que, com a vitória assume a 5ª colocação geral, liderada por Paulo Rugna e Adriana Parra.
Contando com todo o apoio da torcida, a dupla de catarinenses Juliano Diener e Victor José Muench, da categoria L200 RS, conseguiu se manter em primeiro lugar na classificação geral da competição. "A gente está muito feliz de ganhar em casa que é sempre uma coisa mais gostosa. Permanecer na liderança é uma soma de trabalho e entrosamento, pois vimos correndo há anos e procurando conquistar o primeiro lugar nessa categoria. Agora é preciso muita dedicação para conseguirmos ficar assim até o fim", explicou o piloto, Juliano Diener. Na segunda colocação da categoria ficaram Renato Rosales e Plínio Bergamo, mais uma dupla formada por competidores da região Sul.
Na categoria L200 Triton RS, o destaque ficou com a dupla composta por Reinaldo Varela e Edu Bampi, que conseguiram ultrapassar os líderes da temporada, vencendo a prova mais veloz do dia. "Tivemos um pouco de dificuldade na primeira largada, mas nas outras duas conseguimos nos encontrar e fizemos uma boa soma, levando a vitória. Faz tempo que a gente está em segundo. Agora chutamos a bola dentro do gol e fizemos a vitória. Ainda tem muita pedreira na frente e vamos nos preparar para a próxima etapa no estado de São Paulo", conclui o piloto da dupla, Reinaldo Varela. Em segundo lugar ficaram os pilotos Cristian Baumgart e Beco Andreotti que deixaram escapar a liderança da temporada, pelo menos por enquanto.