quinta-feira, 8 de março de 2012

Alunos da Caldense treinam com auxílio da tecnologia

GUSTAVO MENDANHA
AC&M Caldense

Os alunos de tênis de mesa da Caldense já treinam com o auxílio da tecnologia. Com a chegada de um robô na área de treinamento da modalidade, nesta semana, os jogadores ganharam um motivo especial para não perderem as aulas ministradas todas as tardes no clube. O equipamento, importado dos Estados Unidos, simula situações de jogo, como saques e cortadas, com efeitos especiais, que podem ser ajustados de acordo com a habilidade e nível técnico de cada jogador. O robô foi trazido do exterior pelo aluno e atleta da Caldense, Adriano Cagnani, vencedor do Top 16 da Liga Paulista e eleito pelo órgão o melhor jogador de 2011 na categoria adulta. “Com o robô, passamos a ter maior regularidade nos acertos, e em qualquer situação de jogo, pois o aparelho nunca erra. Com isso, nós, atletas, acabamos tendo que nos moldar tecnicamente para superarmos a máquina. Vejo que a adoção dessa tecnologia deverá aumentar substancialmente o nosso nível técnico nos treinamentos”, define Cagnani.
O equipamento, que já é utilizado por diversas academias de tênis de mesa no país, hoje está em fase de testes no clube. O departamento de Esportes Especializados da Caldense verifica a viabilidade e os possíveis avanços que o robô poderá trazer às equipes de iniciação e competição do clube, como explica o professor e técnico Alexandre Felippe. “O robô tem vários tipos de frequência e níveis de regulagem, tanto para os alunos da iniciação esportiva como para os atletas de competição. O aparelho nos oferece a possibilidade de configurarmos a intensidade e o direcionamento do efeito da bola desejado para a prática do aluno. O clube já manifestou interesse em adquirir o equipamento, por isso fazemos essa experiência hoje com o robô”, revela Felippe.
Quanto à eficácia dessa tecnologia nas aulas de tênis de mesa da Caldense, o técnico destaca diversos avanços que podem ser alcançados com a adoção do robô nos treinamentos semanais. “O aparelho auxilia na memorização do movimento por parte do jogador, o que contribui também para a rápida evolução e desenvolvimento do atleta na modalidade, além do fator motivacional para os alunos da iniciação, no sentido de favorecer a assimilação das técnicas através da repetição dos movimentos”, declara Felippe.
As aulas de tênis de mesa da Caldense são realizadas na sala especial de treinamento da modalidade – localizada no terceiro andar do clube – nas segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h; e nas quartas-feiras, das 17h30 às 19h30. Vale ressaltar que as inscrições para a iniciação esportiva da Caldense já estão abertas e podem ser feitas no departamento de Esportes Especializados.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o clube através do telefone (35) 3722-1110, ramal 37, ou comparecer pessoalmente à sede da Associação Atlética Caldense, que está localizada na rua Pernambuco, 1.145, no Centro de Poços de Caldas/MG.

Nenhum comentário: