sábado, 24 de março de 2012

Caldense recebe famoso palestrante

Priscila Loiola
ACS Futebol

Poços de Caldas, MG - Na última quinta-feira, 22, a Caldense passou a contar com mais um integrante em sua equipe: o coach José Luiz Tavares, mais conhecido no mundo do futebol como Lulinha. O profissional que trabalha como coach tem o objetivo de ajudar a equipe a refletir, a desenvolver uma atitude positiva e focada, a aumentar a confiança e a motivação, a assumir compromissos que elevam o desempenho, a gerir situações de ansiedade e a planejar a agir em prol de alcançar metas e melhorar resultados.
Formado em Educação Física, Pós-Graduado em Psicologia do Esporte e Formação Internacional em Coach, Lulinha realizou, na noite de quinta, uma atividade de uma hora e meia com todos os jogadores da Veterana, que incluiu dinâmicas, vídeos e principalmente conversa.
 De acordo com o coaching desportivo (como a profissional é chamado), seu trabalho é dividido em duas partes, individual e em grupo. “Ajudo os atletas a refletir, planejar e agir para atingir metas e conquistar resultados. Autofala, visão periférica e controle de ansiedade são algumas das coisas que trabalho individualmente com eles”, explica Lulinha, que ressalta que o trabalho não é uma simples motivação, mas que é preciso saber preparar o atleta mentalmente para estar no lugar certo, na hora certa.
  Traçando o perfil de cada jogador para melhor análise, Lulinha ajudará os atletas a autorregularem psicologicamente para enfrentar a reta final do Campeonato Mineiro, treinando-os para serem vencedores e enfrentarem os conflitos da profissão, trabalhando o controle da ansiedade e estabelecendo metas pessoais e profissionais não só a curto prazo, mas a médio e longo também.
 Segundo Alex Joaquim, gerente de futebol da Caldense, a ideia de trazer o profissional para o clube surgiu em conversa com o treinador Ademir Fonseca. “Achamos interessante trazer uma pessoa que possa dar mais motivação ao grupo nesta reta final do Campeonato. Tudo o que pudermos fazer para ajudar os atletas a renderem o seu máximo dentro de campo, nós iremos fazer e será valido. O Lulinha tem características de promover união, de destacar a importância da competição, de passar tranquilidade, dentre outras. A Caldense já conta com esse tipo de ajuda profissional há bastante tempo, mas desta vez optamos pelo Lulinha pelo grande currículo que ele tem no mundo do futebol; ele fez excelentes trabalhos em clubes como Fluminense, Figueirense, Ceará, Portuguesa e Atlético-GO. Então, ele está aqui para dar um gás a mais na equipe para conseguirmos alcançar as vitórias que almejamos”, conta Alex Joaquim. Segundo o dirigente, o profissional estará presente no clube acompanhando os jogadores de quinta a domingo.
 Há quatro anos, desde que se qualificou nas áreas de psicologia do esporte, empreendedorismo e formação e certificação internacional em coaching, Lulinha utiliza-se de técnicas para promover e sustentar mudanças positivas. Ele busca ampliar o desempenho humano, complementando de modo interdisciplinar o trabalho dos profissionais da equipe, como treinador e psicólogo.
 Luzia Martins, psicóloga da Caldense, explica que seu trabalho e o de Lulinha são distintos, mas que somados buscam aumentar o desempenho pessoal e profissional de toda a equipe. “O psicólogo tem como objetivo conhecer a equipe e intermediar a comunicação entre o perfil do atleta com suas necessidades peculiares. O trabalho desenvolvido pelo motivador tem como objetivo principal acionar ou despertar no atleta os motivos que possam levá-lo a uma ação mais intensa, ou seja, maior que aquela que ele vem desempenhando. Utilizando recursos audiovisuais, auditivos, cinestésicos, ele busca acionar emoções e reflexões que possam proporcionar maior desempenho ou maior significado em suas ações, com maior adaptação às mudanças e lidar satisfatoriamente ou com mais força com as adversidades”, esclarece.
A psicóloga avalia positivamente a presença de Lulinha no grupo. “É muito bom o trabalho que ele desenvolve, pois ele tem vasta experiência e conhecimento específico da cultura dos atletas na área de futebol, o que facilita a comunicação, além de ter facilidade de expressão e carisma”, finaliza.
Em 2008, Lulinha trabalhou com o Paulo César Gusmão no Figueirense, que disputava o Campeonato Brasileiro. Notando a necessidade de um trabalho mais direcionado ao futebol, se pós-graduou em Psicologia do Esporte, com o curso de Coaching. Em 2009, no Ceará, novamente com PC Gusmão, trabalhou na campanha de acesso, e ajudou e muito na arrancada do Fluminense, de Cuca, para evitar o rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Em 2010, os trabalhos de Lulinha foram requisitados pelo Náutico, que passava por dificuldades e estava ameaçado de cair para a Série D. Com sua ajuda, a equipe se salvou do rebaixamento e permaneceu na Série B.

Nenhum comentário: