sábado, 3 de março de 2012

Handebol de Poços se prepara para disputar o Jimi

O handebol masculino adulto vive uma fase de reestruturação. A equipe vem treinando duro para disputas de competições importantes, como o Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi), Lidarp e Campeonato Mineiro. O que se vê durante os treinamentos é uma grande vontade, que tira dos atletas muito suor, total demonstração de disposição, aliada à ansiedade de entrar logo numa disputa para valer. O time que vem treinando está mesclado de atletas que já fizeram parte da equipe, e que moram em Poços de Caldas, com estudantes da Puc vindos de outras cidades. Em comum, o fato de todos praticarem com amor e quererem representar Poços durante a temporada. O grupo conta com cerca de 30 atletas que estão na fase mais pesada da preparação. Neste período é cobrado muito esforço na preparação física, além de dedicação no jogo coletivo. A meta é entrar bem focado.
O Jimi será disputado a partir de abril. Poços de Caldas quer reeditar participações de sucesso de anos anteriores, quando sempre figurou entre os destaques da competição.
Material esportivo
Como na maioria das modalidades do esporte especializado de cidades do interior, o handebol de Poços de Caldas carece de apoio. Segundo João Ricardo Silva Gabriolli, que atualmente desempenha as funções de coordenador do grupo e também de jogador, o time necessita de bolas, coletes, materiais de saúde, transporte, entre outros. “Hoje temos apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que vem nos atendendo em relação à liberação de quadras para treinamento, mas precisamos de material para treinar. O que temos já está bastante desgastado”, conta Gabriolli. A Secretaria de Esportes cede para os treinos do time o poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves e o ginásio Romeu Cagnani. A Secretaria ainda mantém um treinador contratado para o time. Adriano Marques, que já foi treinador do grupo, deverá retornar para o comando da equipe durante a temporada, segundo Israel, assessor do secretário de Esportes de Poços de Caldas. Os interessados em apoiar o handebol local podem procurar a Secretaria Municipal de Esportes ou entrar em contato com Ricardo Silva pelos telefones 9144-4703 e 3721-3859. “Temos um time para brigar por boas colocações e qualquer apoio seria importante. Dentro de quadra a rapaziada com certeza vai corresponder”, garante Gabriolli.
Tempo perdido
A vontade que o grupo do handebol adulto de Poços vem mostrando durante os treinamentos tem um sentido. Os atletas não querem mais que a modalidade fique inativa como aconteceu recentemente. Apenas em 2011 o time voltou a disputar campeonatos. “Isto não pode mais acontecer. Nosso handebol tem tradição e não pode ficar muito tempo longe das quadras. Este ano montamos um time bem competitivo e todos estão muito confiantes em bons resultados”, disse Gabriolli. Durante os treinos é possível observar jogadores jovens, promovidos da categoria cadete juvenil, com atletas de mais experiência e aparentemente o entrosamento é muito bom.
Terceiro colocado
O handebol de Poços viveu uma época de ótimos resultados e conquistou um grande respeito em Minas Gerais. Nos anos de 2002 a 2007 o time conquistou posições entre os melhores. Chegou a semifinais e em 2006 teve um terceiro lugar conquistado depois de campanha memorável. O ano de 2007 foi bastante problemático e isto contribuiu muito para o período de inatividade, que durou dois anos.
Lidarp
A Lidarp é outra meta do time de Poços de Caldas. A equipe tem tradição neste campeonato. Em 2010, foi vice-campeão e em 2011 fechou na quinta colocação. “Este ano vamos buscar o título do Jimi e também da Lidarp. São metas traçadas e o time que está treinando tem este potencial”, disse Gabriolli. A equipe realizou alguns amistosos importantes e conseguiu bons resultados. Recentemente, enfrentou São João da Boa Vista, campeão da Liga Paulista, e acabou fazendo um jogo de igual para igual. “Quero agradecer ao Israel e ao Geraldinho, da Secretaria Municipal de Esportes, que estão fazendo o possível para nos ajudar, sempre nos atendem e estão contribuindo muito para esta reestruturação do handebol em Poços de Caldas”.

Nenhum comentário: