quarta-feira, 7 de março de 2012

Poços de Caldas pode receber seleção italiana para treinamento

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, esteve reunido ontem com o presidente da Federação Italiana de Futebol Giuoco Calcio (FIGC), Giancarlo Abete. O encontro aconteceu na cidade de Roma e o Governador convidou a seleção italiana de futebol a se instalar em Minas Gerais durante a preparação para a Copa do Mundo de 2014.
 Durante o encontro foi apresentado um book com os centros de treinamentos em Minas Gerais e os atrativos turísticos do estado aos dirigentes da Federação. Minas Gerais sediará seis jogos na Copa do Mundo.
A cidade de Poços de Caldas faz parte do book que está sendo estudado pela seleção italiana e com isto passa a ter chances de ter a “azurra” durante o período de treinamentos.
No ano passado o Mantiqueira entrevistou o empresário Laércio Martins que já havia adiantado que a cidade corre por fora e tinha grandes chances de receber uma seleção européia durante a preparação para o Mundial. Segundo Laércio, o clima da cidade é altamente favorável para equipes daquele Continente. “Uma seleção da Inglaterra, Alemanha e da Itália não vão querer ficar em cidades quentes. O clima de Poços de Caldas é mais parecido com o que eles estão acostumados”, disse Martins na época ao Mantiqueira.
“Estou aqui para oferecer Minas Gerais para, se for possível, dar todo suporte à seleção italiana de futebol. Sei dos critérios de escolha dos campos e dos locais aonde as seleções vão se hospedar, mas já estamos nos preparando para receber seleções. O mais belo estádio do Brasil será o nosso, chamado Mineirão. Temos um estado muito rico, com muita diversidade e com uma imensa colônia italiana. Minas está abertíssima a receber permanentemente a seleção italiana, como também os times italianos que queiram. Haverá as definições das chaves, os sorteios, mas em um momento de escolha, Minas Gerais se coloca de portas abertas para receber a tão querida seleção italiana antes e durante a Copa de 2014”, enfatizou Anastasia.
O presidente Giancarlo afirmou que está acompanhando as transformações de Minas Gerais para a Copa e que se sente muito honrado em receber o primeiro convite de um estado brasileiro para abrigar a seleção italiana.
Minas tem 19 municípios inscritos junto à Fifa para se qualificar como CTS: Araxá, Caxambu, Caeté, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Montes Claros, Mathias Barbosa, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha. A Fifa pré selecionou 14 campos em 7 cidades de Minas como possíveis Centro de Treinamento:Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia e Belo Horizonte.
“O fato de Poços de Caldas não estar pré-selecionado não tem problema algum. Estamos trabalhando por fora e as negociações serão feitas diretamente com as seleções”, disse Laércio Martins na época da entrevista.
Um dos grandes problemas de Poços de Caldas na luta para receber uma seleção durante o Mundial é o aeroporto, que atualmente não atende as exigências da Fifa.

Nenhum comentário: