terça-feira, 19 de junho de 2012

Clube de Judô é vice campeão e Projeto Soma fica em terceiro no Sul-Mineiro


Poços de Caldas, MG - No último domingo o Clube da Alcoa recebeu a terceira etapa do Campeonato Sul-Mineiro de Judô, competição organizada pela Liga Sul-Mineira. O evento reuniu 17 agremiações e 320 judocas. Varginha foi a grande campeã. A vizinha cidade, famosa pela visita de ET´s, veio com uma delegação composta por 83 atletas e levou 37 medalhas de ouro

 Clube de Judô
O Clube de Judô Poços de Caldas fez uma excelente campanha. A equipe coordenada pelos senseis Matsuo, Guilherme e Ednei, ficou em segundo lugar ao conquistar 25 medalhas de ouro, 15 de prata e 4 de bronze. Um dos destaques do clube foi Duana, de 12 anos, campeã em sua categoria.

 Festival
 Pela manhã, crianças de seis a dez anos participaram do festival. A competição não somou pontos e todos os participantes receberam medalhas de participação. A cerimônia de abertura foi realizada às 11h com presença do Secretário Municipal de Esportes, Carlos Alberto dos Santos.

 Projeto Soma
O projeto Soma participou do Sul-Mineiro com 45 atletas, sendo 30 do Projeto Judô Móvel e 15 da Academia Soma. Segundo o sensei Elton Fiebig, a participação foi possível com a ajuda da Secretaria Municipal de Esportes, ao Pizza Pizza, e dos alunos, que arcaram com o valor da inscrição do evento. No Festival, o Projeto Soma levou ao evento 22 crianças enquanto os outros 23 atletas disputaram medalhas. A equipe terminou na terceira colocação na classificação geral com seis medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze, num total de 17 medalhas.  Os alunos de Fiebig só foram superados por Varginha e pelo Clube de Judô Poços de Caldas. Ambos levaram um número de atletas bem maiores que o Projeto Soma.
Fiebig destaca que Varginha conta com apoio da verba do Governo do Estado através do programa Minas Olímpica, o que acaba sendo um diferencial, tanto pela participação, quanto pelo nível dos atletas. “O Clube de Judô, por ser o anfitrião do evento, teve uma participação bem superior a nossa porque teve as taxas de participação que eles pagam é inferior a paga pela demais agremiações”, ressaltou Fiebig. O valor da inscrição para cada atleta era de R$ 30,00 e o clube anfitrião desembolsou metade deste valor por atleta.

 Balanço de Fiebig
“A competição tem uma característica educativa, mas o que realmente prevalece é a rivalidade entre as cidades”, disse Fiebig. O sensei criticou bastante o nível de arbitragem do evento, segundo ele, em muitos momentos sem critério único para avaliação. “Mesmo assim tivemos uma boa participação e todos os atletas do projeto tiveram um bom desempenho. Outro aspecto positivo foi a grande presença dos familiares, que incentivaram a todo momento seus filhos”, disse Fiebig. O longo período em que a competição foi realizada também foi criticada por Fiebig. As crianças chegaram ao Clube da Alcoa às 9 da manhã e o evento terminou por volta das 19h30. “Muitas equipes inscrevem o mesmo atleta em várias categorias e isto o obriga a ficar muito tempo no local. A falta de estrutura atrapalhou bastante, pois não havia um local adequando para alimentação”, lamentou o sensei. “Atletas iniciantes lutando com judocas mais graduados acabou gerando algumas lesões por falta de qualidade técnica e acredito que este tipo de coisa deveria ser repensado”, continuou ele pedindo uma melhor seleção dos competidores nos próximos eventos da Liga.
O Secretário de Esportes disse ao Mantiqueira que o motivo do evento ser realizado durante todo o dia e terminar no início da noite foi pelo fato do crescimento da competição. “Foram quase quatrocentro judocas num evento que a cada ano vem crescendo significativamente. A demora neste caso é comum”, disse o secretário.

 Irmãos
Os irmãos Thaila Maria Silva, Thalia Silva e Yiago Roberto Silva, foram destaque do time comandado por Fiebig. A dedicação das atletas, aliado a preocupação e participação da mãe no dia-a-dia dos filhos, ajudou no ótimo desempenho que eles tiveram na competição.  Todos foram campeões em suas categorias. “O apoio da família neste caso se mostra muito importante. Se todos realmente se envolvem com o esporte, a qualidade de vida acaba melhorando e isto faz uma grande diferença”, disse Fiebig.

 Dechichi
Um dos principais judocas da atualidade em Poços de Caldas, Fábio Dechichi, venceu sua categoria com certa facilidade. O Atleta, que treina com Elton Fiebig desde 2009, venceu seus combates em menos de um minuto cada, mostrando total superioridade aos adversários. Dechichi usou o campeonato em Poços de Caldas como preparação para as competições mais difíceis que terá durante o ano. Ele estará representando Sertãozinho nos Jogos Regionais que será realizado em julho.

Nenhum comentário: