quarta-feira, 20 de junho de 2012

“Juiz ruim tem que apanhar mesmo”


Infelizmente a frase acima tem servido de justificativa para “falsos jogadores” espalharem terror no meio da arbitragem de Poços de Caldas. O argumento é que os juízes da Liga Poços-caldense de Futebol não conhecem nada de regras e por isto precisam apanhar mesmo para aprender na força. Este tipo de comportamento é comum entre uns poucos “jogadores” que estão disputando os campeonatos amadores da cidade. A maioria são velhos conhecidos, mas continuam atuando sem punições severas. Talvez o dia que acontecer algo mais grave, e parece não estar longe disto, autoridades tomem providências contra estes “atletas”.
Policiamento nos jogos do futebol amador nem adianta cobrar mais. O árbitro Zezão disse que não joga sem polícia no campo ou na quadra. Se ele realmente levar ao pé da letra o que disse, dificilmente vamos vê-lo novamente em ação. Esta cobrança é antiga. Os jogos precisam de policiamento sim, mas isto não acontece. O que se vê são duelos marcados por muitas discussões e os árbitros ameaçados constantemente. Até quando isto? Não se sabe.
Até mesmo a imprensa passa a ser alvo dos baderneiros. Muitas vezes a reportagem é acusada de estar do lado da arbitragem. “Os árbitros são muito ruins e por isto, em todo jogo, correm risco de apanhar mesmo. Eles merecem isto. Vocês da imprensa só olham para o lado deles e ignoram o que eles fazem. Erram a todo momento e vocês não dizem nada no dia seguinte”. A frase já me foi dita algumas vezes durante a cobertura dos campeonatos da cidade. “O Zuza apanhou ontem e aposto que mereceu. É muito fácil apitar na Liga, basta ir lá e deixar um documento que no dia seguinte é escalado”, disse ontem uma pessoa que estava na quadra, mas que de momento não vamos indentifícá-la.
Não estou avaliando a qualidade técnica da arbitragem, pois esta não é minha função. Se estão lá, é porque alguma capacidade devem ter.  Não é porque um jogador, treinador, dirigente, ou quem quer que seja, ache que o juiz é ruim, que passa a ter o direito de partir para cima dele na porrada. Nunca ficarei do lado de “atleta” que bate ou ameaçe quem quer que seja. Se for jogar futebol, praticar esporte sem se importar com baderna, terá sempre meu apoio. Caso contrário, estou do lado dos árbitros sim. Vou além. Deveria existir um movimento entre os juízes em geral, na cidade, de não apitarem mais por um tempo no futebol amador. Quem sabe assim, sem ninguém para comandar o jogos, e sem futebol, aprendam a respeitar o ser humano e passem a agir como pessoas civilizadas. Se o juiz errou, paciência, o jogo continua, afinal de contas é só um campeonato amador onde todos querem brincar.

Nenhum comentário: