domingo, 3 de junho de 2012

Série D tem início adiado e clubes pressionam CBF por indenização


Poços de Caldas, MG - Imagine um time em treinamento, com jogadores, comissão técnica, alimentação, moradia, enfim, todos os gastos que uma equipe profissional tem para se manter em atividade. Agora imagine tudo isto  sem retorno algum, seja de bilheteria, seja de patrocinadores. É assim que está a situação dos clubes do futebol brasileiro que optaram em disputar as séries C e D do campeonato nacional.
As competições já eram para estar com bola rolando, mas uma intensa briga judicial adiou o início dos campeonatos e com isto os clubes estão sofrendo tremendo prejuízo. Alguns falam até mesmo em desistir, caso do Guarani de Divinópolis, que conseguiu a vaga pela campanha que fez no Campeonato Mineiro deste ano.
Os clubes estão pressionando a CBF para uma solução e alguns cogitam a possibilidade de pedir indenização por causa dos prejuízos.
A CBF cumpre ordem do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e agora, sofre ameaças de equipes que nem mesmo estão envolvidas nos imbróglios, com o risco de indenizações milionárias. A confusão está travada na Justiça Comum e não tem data para acabar.

Caldense
Até mesmo a Caldense pode ser atingida pelo adiamento do Brasileiro da Série D. O time tem jogadores emprestados ao Nacional de Nova Serrana. Alex Joaquim, gerente de futebol da Veterana, disse que a situação preocupa. “E se o Nacional desistir da disputa e devolver os jogadores que estão lá. A gente vai ter dificuldades de arrumar um novo clube para eles”, disse Alex. Luisinho, Maxsuel e Glaysson estão no time de Nova Serrana.
“É muita bagunça e não está com cara de que aconteça um acordo tão cedo. Podemos ter um grande pepino para descascar daqui uns dias”, lamenta Alex.
A CBF promete bola rolando no próximo final de semana, porém os clubes desacreditam que isto vá acontecer. Dirigentes do Guarani de Divinópolis já se manifestaram. Segundo eles, se a competição for adiada mais uma vez a equipe fica de fora.

 Entenda a disputa
Santo André x Brasil: O clube de Pelotas perdeu seis pontos por escalação irregular do jogador Cláudio, na vitória por 3 a 2 sobre o Santo André, em 2011, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Com a perda da pontuação, o Brasil foi rebaixado e salvou o time do ABC. O jogador teria de cumprir suspensão nesta partida, pois havia sido expulso pelo Ituiutaba (atual Boa Esporte) na última rodada da mesma competição em 2010.
Cláudio não se lembrava da expulsão, e o Brasil não tinha conhecimento da suspensão anterior. Os pontos fizeram a equipe gaúcha perder a vaga justamente para o Santo André.
Rio Branco x Treze x Araguaína: O time do Acre foi proibido de atuar na Arena da Floresta, na Série C 2011, pela Procuradoria de Defesa do Consumidor. Por conta disso teria ido à Justiça Comum, sem que as instâncias desportivas estivessem concluídas, e acabou punido pela CBF com eliminação da competição, o que acabou livrando o Araguaína da degola.
Posteriormente, o Rio Branco entrou em acordo com a CBF e o STJD, retirando as ações da Justiça Comum - o clube negou ter subscrito a ação -, e assim foi incluído na Série C em 2012. O Araguaína exigiu o descenso do Rio Branco. Já o Treze exige a vaga na Série C por ter terminado na quinta colocação da Série D no ano passado - quatro equipes foram classificadas.
Utilizar a Justiça Comum é caminho que sempre revoltou a CBF. Apesar disso, a ameaça dos clubes já foi lançada.

Nenhum comentário: