sexta-feira, 31 de outubro de 2014

II Copa Interna de Bocha Paralímpica é realizada em Poços de Caldas

PAULO VITOR CAMPOS
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas,MG - Poços sediou ontem a II Copa Interna de Bocha Paralímpica. O evento foi realizado no ginásio Moleque César e foi organizado pelo professor Eraldo Sandi. O secretário de esportes Albert Mareca e  vice-prefeito Nizar El Katib marcaram presença. O evento faz parte do Projeto Superar Limites no Paradesportivo e tem como objetivo principal de socializar e integrar os alunos que são atendidos na Adefip e na AACD.  “Acreditamos que a partir deste evento eles possam ter uma vivência maior em competições e estejam preparados para participar de eventos nacionais como os Jogos Escolares. É muito importante realizar eventos deste porte, pois o benefício que ela traz para os alunos é muito grande”, disse Sandi.

O jogo

A Bocha paralímpica, assim como a bocha convencional, é um jogo de planejamento e estratégia ;  é permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. A habilidade e a inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, com aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada superação das deficiências.
Na  bocha atletas com grau de deficiência motora grave podem participar e desenvolver um elevado nível de habilidade. O jogo pode ser facilmente adaptado para permitir que jogadores com limitação funcional usem dispositivos auxiliares:  rampas ou calhas e capacetes com ponteira.
O árbitro decide no cara ou coroa o direito de escolher se quer competir com as bolas de couro vermelhas ou azuis. Quem escolhe as vermelhas inicia a disputa, jogando primeiro o “jack”(Bola branca que é o alvo) e uma bola vermelha. Os oponentes se revezam a cada lance para ver quem consegue posicionar as bolas o mais perto possível do “jack”. As partidas ocorrem em quadras cobertas, planas e com demarcações no piso. A área do jogo mede 6m de largura por 12,5m de comprimento. O objetivo é jogar a bola o mais próximo do “jack”. Se duas bolas de cores diferentes ficam à mesma distância da esfera branca, os dois lados recebem um ponto. Vence quem acumula a maior pontuação.

O projeto

O Projeto Superar Limites no Paradesportivo é realizado todos os dias,  de manhã e à tarde. “Temos várias atividades direcionadas ao desporto paraolímpico, trabalhos com o goalboll, a bocha paralímpica, vôlei sentado , futebol de sete, tênis de mesa e xadrez. As atividades acontecem na AADV,  Adefip e AACD”, disse Sandi. O projeto tem nove anos e é realizado através da lei municipal de incentivo ao esporte, com incentivo da Unimed e patrocínio do Grupo DME.  “A cada ano uma nova atividade paralímpica foi agregada ao projeto e com isto conseguimos fomentar mais o esporte, trazer mais alunos  com deficiência para dentro do projeto”, continuou Sandi. Ele lembra que no início apenas 60 alunos faziam parte das atividades e atualmente cerca  130 estão integrados.
O evento de ontem contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. “É um belo trabalho realizado através da lei de incentivo realizado pelo Eraldo, que tem um trabalho muito digno dentro do esporte de Poços de Caldas”, disse Albert Mareca.  “Tem coisas que acontecem em Poços de Caldas  que são surpreendentes. Antes o quem tinha deficiência física não fazia quase nada e hoje, em todas atividades, eles são aproveitados como cidadãos comuns. Me dá uma felicidade muito grande em saber que em Poços de Caldas tem um projeto tão bom e de alto nível comandado por um profissional capacitado como o Eraldo”, disse o vice-prefeito Nizar.  El Kathib.

Projeto Metodologia Gustavo Borges da Coopoços recebe primeira avaliação

PAULO VITOR CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas,MG - O projeto  Metodologia Gustavo Borges, realizado pela da Coopoços, é um programa de natação voltado a crianças de 4 a 12 anos que está completado seu primeiro mês de atividades na cidade. Apesar do pouco tempo de trabalho, ele já passou por sua primeira grande avaliação. Durante todo o dia de ontem Simone Gomes de Sousa, assessora de negócios da Metodologia Gustavo Borges, esteve em Poços de Caldas acompanhando de perto o trabalho. Ela viu a qualidade da aplicação da metodologia que está sendo feita pelos professores da Coopoços.  “O objetivo é tirar possíveis dúvidas dos professores e ajudar eles na implantação e na qualidade do trabalho”. Ela disse ter ficado impressionada com  o trabalho que está sendo feito em Poços de Caldas. “Nunca vi um estabelecimento colocar em prática tudo tão rápido e se adaptar completamente a metodologia”, falou.

A METODOLOGIA

A Metodologia Gustavo Borges (MGB) foi desenvolvida por profissionais renomados e conhecidos dentro e fora do Brasil. Com presença em todo o país, o projeto nasceu em 2001 como uma nova forma de ensinar a nadar. O objetivo é trabalhar o cidadão não só dentro do esporte aquático, mas para a vida, através de princípios como confiança, conhecimento e cooperação.
O projeto conta com apoio de equipe especializada com metodologia estruturada e consistente. Há ainda a constante capacitação e atualização dos profissionais envolvidos na MGB e utilização de estratégias pedagógicas lúdicas. “Todos os professores contam com um padrão de trabalho e seguem um cronograma muito bem elaborado. Todo o aluno que participar das aulas da Coopoços em aproximadamente um ano consegue se desenvolver na natação”, disse Simone. A visita de profissionais da Metodologia Gustavo Borges acontece a cada semestre. “Neste trabalho a gente observa se tudo é feito da maneira correta e ajudamos com algumas ferramentas de marketing, divulgação e de atualização dos professores”, disse.
O projeto em Poços de Caldas conta com cinco professoras e todas passaram por um curso de capacitação para ministrarem as aulas aos alunos da Cooperativa. Para Marcela Carvalho, uma das professoras, o trabalho está além das expectativas. Segundo ela,  número de alunos é alto e todos estão aprendendo muito rápido. “Temos muitas crianças no projeto e uma lista de espera com mais de 100 pessoas e isto mostra a qualidade desta metodologia”, contou Marcela.  
Sérgio Azevedo, presidente da Coopoços, comemora os bons resultados do primeiro mês de projeto. Segundo ele tudo que está acontecendo superou as expectativas e agora a tendência é um crescimento natural dos trabalhos. “O sucesso foi muito maior do que a gente esperava. Tínhamos 200 crianças inicialmente, aumentamos mais 50 e ainda temos outras 100 na fila de espera, ou seja, a tendência é aumentar, por isto estamos correndo atrás de uma outra piscina e mais horários para podermos atender a todos que estão inscritos”, disse Azevedo.

 SERVIÇO

 Para fazer parte do projeto de natação da Coopoços com a metodologia Gustavo Borges, a criança deve ser dependente de um cooperado associado ao clube e ter entre 4 e 12 anos. As aulas acontecerão na APAE, localizada à Praça Paulo Afonso Junqueira, nº 55, Vila Cruz. Os dias e horários das aulas estão disponíveis no site da Coopoços: www.coopocos.com.br

GUSTAVO BORGES

Gustavo Borges é um dos maiores nomes da natação brasileira e mundial.  Possui quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas, sendo considerado um exemplo de motivação e foco dentro e fora das piscinas.  Com a Metodologia Gustavo Borges, o nadador viaja o Brasil mostrando que talento e dedicação caminham lado a lado.

Escola Municipal Wilson Hedy Molinari realiza seus Jogos Inteclasses

Poços de Caldas,MG - Está acontecendo na Escola Municipal Wilson Hedy Molinari os jogos interclasses envolvendo os alunos dos 5º aos 9º anos. Os jogos estão sendo realizados na área de lazer da  Cerâmica Togni e na quadra da escola, nas modalidades de vôlei e futebol de campo. “Agradecemos a  parceria da Togni Refratários, pois esse campeonato é aguardado com ansiedade pelos alunos que se divertem e aprendem ao mesmo tempo”, disse a diretora da escola Michele Santana. A coordenação dos jogos é da vice-diretora da escola Aninha.

Taça Poços de Caldas tem rodada marcada por goleadas

Poços de Caldas,MG - A Taça Poços de Caldas de Futsal teve mais uma rodada com muitos gols na noite de ontem. O Mantiqueira cobriu a vitória do Supermercado Arco Iris sobre a Auto Peças Vitória por 7x4. Confira os demais resultados: Bayer de Bandeira do Sul  2x8 Vale das Antas, Locomotiva 9x4 Tigres e Dom Bosco 6x3 ADC Metal Sansil.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Léo Condé deixa o Tupi e Caldense admite conversas

Poços de Caldas, MG - O Tupi anunciou na manhã de ontem a saída do treinador Léo Condé do comando da equipe. Condé dirigiu o time de Juiz de Fora na Série C do Brasileiro e fez um bom trabalho. O vice-presidente da Caldense, Franco Martins, disse ao Mantiqueira que existe um interesse no treinador, porém,  tudo depende de conversas que devem acontecer em breve. “Vamos ver a proposta dele e analisar. Temos outros nomes na lista, mas certamente Condé nos agrada muito”,disse Martins. Algumas especulações citam o nome de Nei da Mata, que junta-se ao de Tarcísio Pugliese, Felipe Surian e Moacir Júnior como possíveis treinadores da Veterana.
Ontem a mídia de Juiz de Fora deu como quase certo o acerto de Condé com a Caldense. O treinador, no entanto, nada confirmou e disse que tem algumas propostas para analisar. O Campeonato Mineiro começa dia primeiro de fevereiro e a diretoria da Caldense promete anunciar o elenco e a comissão técnica em breve. O time se apresenta para os treinos dia primeiro de dezembro.

Rodada da Copa Sesc sub-11

Poços de Caldas, MG - A Copa Sesc de Futsal sub-11 teve mais uma rodada com muitos gols na noite de ontem. O Projeto Sesc Redi derrotou o Craque de Ouro por 4x1. No jogo seguinte a escolinha Dente de Leite da Coopoços marcou 15x3 no time do bairro Maria Imaculada e fechando a rodada o Projeto Tabajara venceu o Arena Gol a Gol por 7x3.

Projeto oferece aulas de pilates no complexo Santa Cruz

Poços de Caldas, MG - Está acontecendo, pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Equilibrar-se! com aulas de pilates solo para adultos acima de 40 anos.
As aulas acontecem no complexo Santa Cruz, às segundas e quartas, e o quadro de alunos está completo. O projeto é realizado através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e tem como patrocinador a Climepe Total. São atendidos em média 105 alunos.
O projeto tem sido um sucesso, os alunos têm sentido grande melhora nas dores relacionadas à fibromialgia, hérnias de disco, dores relacionadas a desvios posturais, entre outros, e têm notado um corpo mais fortalecido e flexível.
Alunos interessados em colocar seu nome em uma lista de espera devem procurar a professora Priscilla no Complexo Santa Cruz, às segundas e quartas, das 13h20 às 16h.

Apoio internacional aos projetos de cricket em Poços serão ampliados

Poços de Caldas,MG - O cricket é definitivamente uma modalidade que veio para ficar em Poços de Caldas. A cidade conta com diversos projetos que devem ser ampliados em 2015. Segundo Matt Featherstone, principal responsável pelo sucesso do esporte na cidade, o apoio financeiro vindo da ICC - Internacional Cricket Council terá um aumento para a próxima temporada, com isto a possibilidade de novos praticantes é certa. O chefe do ICC,  Wade Edwards, esteve acompanhando os trabalhos dos meninos que treinam na Caldense e ficou entusiasmado com o que vem sendo feito na cidade. “Vamos dobrar os projetos em Poços de Caldas em 2015 e a visita do Edwards é justamente para mostrar que estamos no caminho certo”, disse Featherstone. O cricket chegou a Poços de Caldas há dois anos e, segundo Featherstone, o valor que é repassado pela ICC deve ser triplicado. “A cidade ganha muito com isto, pois vamos formar cada vez mais jogadores. Estamos dando possibilidades destes meninos crescerem na vida através do esporte e ainda conseguimos formar jogadores para nossas seleções”, disse Featherstone. Poços conta com 11 projetos e em 2015 este número atingirá 21. Segundo Matt, existe apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Esportes, DME e também da Caldense.
Para Wade Edwards, que é australiano, mas reside no Canadá, o trabalho que vem sendo feito em Poços de Caldas é dos melhores que já viu. Segundo ele, o apoio vai ajudar ainda mais o crescimento de uma modalidade que vem sendo bastante difundida em todo o mundo. “Gostei muito da cidade que tem um povo muito caloroso. É uma pena que já estou de partida. Poços de Caldas pode ter certeza que terá apoio 100% de seus projetos de cricket. Foi uma alegria vir aqui e ver as pessoas jogando e uma atmosfera muito bonita, tenho certeza de que o aumento no apoio vai trazer muitos benefícios para todos aqui”, disse Edwards.

Vereador

Além de Wade Edwards, o  projeto de cricket recebeu a visita do vereador Flávio Faria. Ele foi conhecer o trabalho e está interessado em levar o esporte para outras comunidades.  O interesse do vereador surgiu depois dos bons resultados que o esporte vem conseguindo. Recentemente meninos de Poços estiveram na Argentina representando o Brasil no Sul-Americano e fizeram bonito. “Em 2011 tive um contato com o trabalho que é feito na Casa do Menor Dr. Ednan Dias, quando o projeto estava no início. Agora cresceu muito  e se tornou muito importante para a cidade”, disse Faria. O projeto atende atualmente 400 jovens sendo que em 2015 este número deve chegar a 1000 praticantes. Flávio convidou o professor Matt Featherstone a apresentar o esporte na Câmara Municipal para que os demais vereadores conheçam o trabalho. “Vamos buscar caminhos para contribuir no apoio a esta modalidade e a propagação de todas as práticas esportiva pela cidade”, finalizou Faria.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Caldense tem lista com 4 nomes de treinadores

Poços de Caldas, MG - Moacir Júnior, Leonardo Condé, Tarcísio Pugliese e Felipe Surian. Um destes nomes poderá ser o treinador da Caldense para o Campeonato Mineiro. A competição começa dia primeiro de fevereiro e a diretoria deve apresentar o time nos próximos 30 dias. O Mantiqueira conversou com Franco Martins, que confirmou os nomes acima e disse que tudo será anunciado em breve.
“Estamos empenhado em montar um bom time e fazer a melhor campanha. Temos bons nomes sendo avaliados e vamos tentar trazer o melhor para a equipe”, disse Martins. A previsão para o início dos trabalhos é primeiro de dezembro. Franco representou o time no arbitral realizado em Belo Horizonte e elogiou bastante a postura do novo presente da FMF. “O Castelar tem algumas idéias boas para o futebol mineiro, só que tudo a médio prazo, a curto prazo serão poucas mudanças, mas tudo agrada muito, principalmente aos times do interior. Acredito que em breve o futebol de Minas terá grandes novidades”, disse Martins.

II Copa Interna de Bocha Paraolímpica acontece amanhã

Poços de Caldas,MG - Acontece amanhã no poliesportivo Moleque César, no bairro Cascatinha, a II Copa Copa Interna de Bocha paraolímpica. A competição começa às 8h50  para meninos de 8 a 14 anos e no período da tarde, com início às 13h jogam meninos acima de 12 anos. O evento é patrocinado pela Unimed Poços de Caldas e tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

Secretário divulga novidades na Volta ao Cristo

Poços de Caldas,MG - O Secretário de Esportes Albert Mareca anunciou ontem em sua página na rede social novidades para a próxima edição da Volta ao Cristo. Será criada a Voltinha ao Cristo, competição que reunirá 200 crianças de cinco a treze anos. Os meninos e meninos correm no estádio municipal enquanto os adultos fazem o percurso normal da prova. Haverá medalhas para todos os participantes. A secretaria de esportes promete mais informações para breve.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Clubes se reúnem e mantém fórmula de disputa do Mineiro

Representantes dos doze clubes do Campeonato Mineiro – Módulo I 2015 se reuniram esta tarde na sede da Federação Mineira de Futebol para a reunião do Conselho Técnico do torneio. América, Caldense, Boa, Atlético, Cruzeiro, Mamoré, Democrata (Governador Valadares), Guarani, Tombense, Tupi, URT e Villa Nova definiram as disposições regulamentares da competição.
O Campeonato Mineiro 2015 terá início no dia 1º de Fevereiro e teve sua fórmula de disputa mantida, ou seja, os doze clubes disputam a Primeira Fase entre si, turno único, e os quatro melhores colocados avançam para as Semifinais. As duas piores equipes serão rebaixadas para o Módulo II. Na fase seguinte, em jogos de ida e volta, os confrontos serão entre o 1º Colocado x 4º Colocado, e 2º colocado x 3º Colocado. Os vencedores decidirão o título também em dois jogos, nos dias 26 de Abril e 03 de Maio.
O presidente Castellar Guimarães Neto anunciou medidas importantes financeiramente para os clubes participantes, como o fim da “taxa de participação”, valor que englobava despesas diretas e indiretas. “A partir de agora a Federação Mineira fará como faz a CBF e individualizará em seu borderô cada uma das despesas que devem ser arcadas pelo clube. Com isso certamente haverá uma economia para nossos filiados”.
A taxa cobrada, que era de 10% sobre a renda bruta dos jogos, passou a ser de 8% criando um fundo de 2% de aprimoramento e desenvolvimento para a arbitragem. “Anunciamos na semana passada o nosso novo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Giulliano Bozzano, e tenho certeza que esse valor destinado vai permitir que tenhamos cada vez mais evolução da nossa arbitragem, e que com certeza é objetivo também de todos os clubes”, finalizou Castellar.

Cavaleiro de Poços é campeão paulista de adestramento e CCE

Poços de caldas – MG -  Aconteceu nos dias 16,17 e 18 de outubro de 2014, o Concurso Combinado  “ Internacional”   Campeonato Paulista de CCE, na cidade Colina/SP
No “ Haras Cedro de Colina”. A prova foi válida pelo Ranking 2014 da Confederação Brasileira
De Hipismo (CBH), pelo Ranking 2014 da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e válida pelo Campeonato Brasileiro de CCE e Adestramento 2014 (ABHIR).
O evento teve como “status” as  seguintes categorias: CIC 3 estrelas (concurso Internacional Completo), CIC 2 estrelas, CNC 1 estrela (Concurso Nacional Completo) , Nível I / Graduados),
Nível 90 e Nível 70 (Novatos/Iniciantes ). A prova foi julgada por juízes Nacionais como  a Srª Laura Rosseti  e Internacionais  como a Srª Janine Rohr ( da Argentina) e a  Srª Cheryl Cameron ( da Autrália ).  Foi uma prova bem disputada e emocionante. Contou com a presença de cavaleiros olímpicos como Márcio Jorge (Presidente da  CBH) e Serguei  Fofanoff  e contou também com a presença dos cavaleiros da  Equipe de Base do Brasil, que compareceram em massa.
O Campeonato Paulista foi bem disputado, pois acontece, apenas uma vez no ano e dá ao cavaleiro vencedor um título.  Durante os três dias de prova, com foco no adestramento e no CCE  (Concurso Completo de Equitação), prova que reúne as três modalidades ( Salto, Adestramento e o Cross   Country), os cavaleiros tiveram que contar com o condicionamento físico  e a concentração do conjunto.
O cavaleiro poços-caldense  Otávio César Tomé de Castro, esteve presente no evento e sagrou-se campeão paulista 2014  de Adestramento e CCE nas categorias nível I e graduados .
Otávio foi  julgado pela Juíza da Austrália  Srª Cheryl  Cameron.  O cavaleiro montou sua égua Polly Pocket  (PSI) e  fizeram os dois um bela apresentação.  Aconteceu também no dia 4 de outubro, em Ribeirão Preto/SP a X Etapa ABHIR do Concurso Combinado Nacional de Equitação (CCE) em “ Formato Curto “  prova de um dia. O evento foi sediado pela “ Sociedades Hípica de Ribeirão Preto”, um das mais belas e bem conceituadas Hípicas do Brasil. Contou com a participação de  cavaleiros olímpicos. A prova foi válida pelos Ranking da CBH, FPH e ABHIR. Otávio César também esteve presente nesse evento e, ficou em  3º lugar no CCE (Concurso Combinado de Equitação). Otávio César continua liderando os Rankings  da CBH e FPH e da ABHIR.
 “Estou muito feliz pelos resultados e gostaria muito de agradecer o apoio dos meus patrocinadores, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas a Secretária de Esportes, a Lei do incentivo ao esporte através  do meu incentivador Hotel Nacional INN, Hipermercado Sam Michel,  Jornal Mantiqueira, Lotérica Estação da sorte, Minas Placa e Sudeste Móveis Escolares”, disse Otávio.

Mary Ortega se destaca no torneio de natação

Poços de Caldas,MG - No ultimo final de semana , Mary Ortega participou da competição preparatória  realizada na piscina do Mourisco Mar, onde ela nadou as provas de 200, 100 e 50 costas, suas preferidas.
A atleta de Poços de Caldas bateu na frente em todas as provas e ainda melhorou sua marca na prova de 50 costas. O torneio contou com vários  atletas de diferentes clubes do Rio de Janeiro. Também nadaram a competição duas atletas do Botafogo que iram para o Mundial de Curta em Dubai. Alan Vitória, o terceiro melhor nadador do Brasil na prova de 50 livre e Daiane Dias, campeã Brasileira 100 metros borboleta.
Mary Ortega vem se destacando a cada torneio, mas o seu principal foco será o Open - Campeonato Brasileiro  Sênior e Absoluto, que acontece em dezembro. Antes ela competirá o Campeonato Carioca.
“Estou me preparando para o Open desde de julho, não tive descanso nesse segundo semestre, pois o meu polimento será apenas para o Brasileiro, que  é  a competição mais importante do ano, assim como o Maria lenk e Troféu José Finkel  onde consegui entrar pela primeira vez numa final de Absoluto.Ainda terei o Campeonato Carioca que é importantíssimo para a comissão técnica do Botafogo avaliar a minha performance e ver como estou reagindo aos treinamentos. O maior objetivo é pontuar para o clube, pois vamos nadar “em casa” as duas principais competições. O Botafogo está passando por uma crise e inúmeros problemas, por isso temos uma grande responsabilidade de subir no ranking nacional de clubes”, disse Ortega. A atleta tem apoio da Mineração Curimbaba, DNA Suplementps e Ortega Veículos.

Resultados da Copa Sesc

Três partidas foram realizadas ontem pela Copa Sesc de Futsal sub-11. Confira os resultados: Arena Gol a Gol2x8 Banda da Lata, Bate Bola 2 0x12 Sesc e Sporting Aphas 8x5 Bate Bola A.

domingo, 26 de outubro de 2014

Academia Tennis Center realiza quarta etapa do Projeto Jogue Tênis em Poços de Caldas

Poços de Caldas,MG - Aconteceu nas dependências da Academia Tennis Center, neste sábado, a quarta etapa do Projeto Jogue Tênis em Poços de Caldas. Jogadores de Campinas, São João da Boa Vista e Poços de Caldas. Várias crianças do projeto também participaram da competição. “Este projeto está sendo realizado com sucesso  e atualmente atende 60 crianças. Temos ainda o projeto do DME com 36 crianças em parceria com a escola Júlio Bonazzi e o trabalho durante o ano foi muito bom”,disse Gustavo Chiminazzo. O projeto tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e apoio da Secretaria Municipal de Esportes. A empresa apoiadora é a Imobiliária Bento Gonçalves.

Futebol amador

 A Taça Poços de Caldas de Futebol Master teve rodada ontem. Confira os resultados: Botafogo 2x1 Bom Sucesso, Guanabara 4x5 ADC Alcoa, Flamengo/Nossa Cozinha  3x0 São José de Palmeiral, Social/Madeireira do Edinho 0x0 Fazenda Chiqueirão, Vila Nova 1x0 Real Country Club e Córrego D´Antas 4x1 Grêmio Vila Nova. Pela Taça Poços de Caldas uma partida foi realizada ontem. O Sporting Aphas venceu a ADC Metal Sansil por 3x0 e se classificou para a final. O time enfrenta o Dom Bosco.

Atletismo de Poços faz bonito no Jojuninho

Poços de Caldas,MG - Aconteceu entre os dias 24 e 25 de outubro, na Pista Municipal  de Poços de Caldas, o Jojuninho 2014.
A competição foi dividida em três categorias, tanto no masculino, quanto no feminino. Mirim (atletas com 14 e 15 anos de idade), pré-mirim (atletas com 12 e 13 anos de idade) e Categoria Participação, que reuniu alunos/atletas com 9, 10 e 11 anos. Poços de Caldas participou em todas as categorias.
O Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09 tem como incentivadores esportivos as empresas Climepe Total e Construtora Etapa; e este ano com o apoio da DME Energética.
“Gostaríamos de agradecer a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer através do seu secretário Albert Mareca, que tem nos dado o apoio necessário e oportunidades aos nossos alunos/atletas para que em um trabalho em parceria possamos superar os obstáculos a cada dia e formarmos futuros cidadãos e desportistas dentro do nosso município. Agradecemos também a Olivino Martins de Alvarenga, que participou com seus alunos do Projeto do Amanhã, e a todos os alunos/atletas e árbitros que colaboraram de alguma forma para realizarmos mais uma competição”, disse o professor Sidnei Carlos de Parolis.

Futsal e voleibol de Poços são campeões da Lidarp

Poços de Caldas,MG - Este final de semana Poços de Caldas sediou quatro modalidades da liga Desportiva do Alto Rio Pardo - Lidarp. As equipes de futsal masculino e feminino e o voleibol feminino da cidade, representado pela Associação Atlética Caldense, foram os campeões. A premiação foi feita pelo professor Marcinho Turquinho. O basquete de Poços, também representado pela Caldense, foi terceiro colocado e o handebol novamente não conseguiu bons resultados.

Futsal feminino

O primeiro título da cidade veio no futsal feminino. As meninas de Poços, comandadas pela professora Joseane, derrotaram Alfenas por 2x0 na decisão. A festa foi grande no poliesportivo. “Elas provocaram muito durante toda a semana pela internet e a nossa resposta veio dentro da quadra. Estou muito feliz com esta conquista das meninas”, disse Joseane.

Futsal masculino

O time masculino, comandado por Aécio, jogou contra São Sebastião do Paraíso. O começo do jogo chegou a assustar. Os visitantes criaram boas chances, mas esbarraram na boa atuação do goleiro de Poços. Aos poucos o time de Aécio tomou conta da partida e acabaram vencendo por 3x0. “Agradeço a todo mundo que prestigia aos campeonatos da Lidarp. A imprensa que dá apoio, aos professores que se dedicam ao máximo e a arbitragem. Todos estão de parabéns”, disse Marcinho .

Voleibol

As meninas da Caldense representaram Poços com muito brilhantismo. O time comandado por Thomaz Fonseca perdeu os dois primeiros sets e ainda buscou forças para virar o placar e vencer por 3x2, parciais de 22x25, 22x25, 25x17, 25x16 e 15x13. O resultado foi bastante comemorado e mostra o bom trabalho que bem sendo desenvolvido por Thomaz.

Basquete

O time de basquete masculino de Poços de Caldas, dirigida pelo professor Júlio César Freitas, foi completamente dominada por Muzambinho na primeira partida e perdeu por 82x37. Os meninos de Poços de Caldas voltaram mais ligados para a disputa do terceiro lugar e venceram o time de Guaxupé por 60x51. Muzambinho derrotou Machado na final por 67x60 e ficou com o primeiro lugar.

Handebol

As meninas de Poços perderam para Botelhos por 9x6 e os meninos foram derrotado por Botelhos pelo placar de 22x11.

Penúltima etapa do Circuito Municipal DME é disputada por 110 atletas

Poços de Caldas,MG - A Associação Atlética Caldense recebeu ontem a 4º Circuito Municipal DME de Tênis de Mesa. A competição teve recorde de participantes e foi disputada por 110 atletas. As cidades de Mogi Mirim e Posso Fundo mandaram representantes pela primeira vez.  “A cada etapa a gente fica mais feliz com o aumento do número de jogadores. Acredito que em 2015 vamos conseguir realizar eventos ainda maiores e melhores que agora, isto traz uma grande expectativa”, disse Alexandre Felippe, organizador do evento.
A quarta edição contou com as cidades de Alfenas, Poço Fundo, Machado, Varginha e São João da Boa Vista, além de jogadores de Poços de Caldas e do projeto Praticando Cidadania, do Jardim Kennedy.
A competição tem como objetivo reunir os praticantes da modalidade e incentivar a prática do esporte. Com participantes de várias escolas da rede pública e particular de ensino.
Os competidores foram divididos nas categorias A (adulto), B (intermediário), C (iniciação) e feminino.  O torneio também vale pontos para o ranking municipal da modalidade. Na última etapa os melhores de cada categoria serão premiados.

sábado, 25 de outubro de 2014

Atletas da Caldense conquistam títulos do Circuito Regional

Poços de Caldas,MG - No último final de semana aconteceu na cidade de Indaiatuba (SP) a 9ª Etapa do Circuito Regional de Squash.
A Associação Atlética Caldense, representada por cinco atletas, conquistou quatro medalhas e garantiu o título por antecedência de duas categorias do Circuito. Edmur Giampietro foi o campeão da terceira classe, vencendo Marcos Nogueira também atleta da Caldense, conquistando o título da categoria com uma rodada de antecedência. Ailton Lopes foi o campeão mais uma vez na categoria máster e vice-campeão na segunda classe, garantindo também antecipadamente o título do Circuito nas duas categorias. Participaram também da competição os atletas Franco Martins, eliminado na semifinal da primeira classe, e Guilherme Lopes de apenas 12 anos que jogou a quinta e sexta classe. A próxima fase do Circuito acontece na cidade de Campinas entre os dias 29 e 30 de novembro.

Finais do vôlei e basquete acontecem neste sábado na Caldense

Poços de Caldas,MG - A Lidarp (Liga Desportiva do Alto Rio Pardo) realiza nas quadras da Associação Atlética Caldense hoje os Circuitos Finais de voleibol feminino e basquete masculino pela categoria sub-15. No período da manhã acontecem os jogos semifinais, com as finais sendo disputadas no período da tarde.
O basquete da Caldense entra em quadra às 9h para enfrentar Muzambinho e se vencer joga a final às 15h. O voleibol joga às 9h contra Guaxupe e se vencer joha às 15h contra o vencedor de São Sebastião do Paraíso e Campestre.

4º Circuito Municipal DME de Tênis de Mesa tem recorde de inscrições

Poços de Caldas,MG -  A Associação Atlética Caldense sedia no próximo sábado (25 de outubro) o 4º Circuito Municipal DME de Tênis de Mesa. A competição é organizada por um projeto social, através do professor Alexandre Felippe, e tem como objetivo reunir os praticantes da modalidade e incentivar a prática do esporte. Com participantes de várias escolas da rede pública e particular de ensino de Poços de Caldas, o torneio também conta com a participação de atletas de Alfenas, Poço Fundo, Machado, Varginha e São João da Boa Vista. Pela primeira vez, participam também da competição quinze atletas de cidade de Mogi Mirim (SP). Os competidores são divididos nas categorias A (adulto), B (intermediário), C (iniciação) e feminino. Esta, que será a penúltima etapa do torneio, contará com participação de cento e dez atletas, registrando o recorde de inscrições do Circuito. O torneio também vale pontos para o ranking municipal da modalidade.
Os jogos são abertos ao público e acontecem no Salão de Tênis de Mesa da A.A. Caldense a partir de 8h30.

Taça Sesc de Futsal sub-11

Três partidas foram realizadas ontem pela Taça Sesc de Futsal sub-11. Confira os resultados: Projeto Sesc Redi 3x4 Esporte Nações Projeto Tabajara 6x5 Zico 10/Coopoços e Ourinhos 2x2 Coooçoços.

Dom Bosco vence Flamengo e está na final da Taça Poços de Caldas

 Poços de Caldas,MG - Em um jogo com muita emoção e que terminou de forma lamentável, o Dom Bosco derrotou o Flamengo da Cascatinha por 4x3 e se classificou para a final da Taça Poços de Caldas. A partida aconteceu na noite de ontem, no estádio Benedito Bandola de Oliveira. O Flamengo abriu vantagem de 3x0 e parecia que a classificação viria fácil. O Dom Bosco, no entanto, cresceu no jogo, buscou a  virada e venceu com justiça. Ao final da partida jogadores do Flamengo, inconformados com o placar partiram para cima do juiz e o seguiram até o vestiário da arbitragem, sendo contidos com muito trabalho.
O outro finalista será conhecido do duelo entre Sporting Aphas e ADC Metal Sansil, que jogam hoje às 19h45, no Bandolão.

Poços de Caldas na semifinal do futsal sub-17

 Poços de Caldas,MG - O time de futsal sub-17 de Poços de Calda se classificou para a semifinal do Circuito da Lidarp sub-17. Jogando na noite de ontem, no poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, a equipe comandada por Aécio venceu Itaú de Minas por 8x3.
O time de Poços disputa a semifinal na manhã de hoje e, se vencer, se classifica para a final que será realizada às 17h no poliesportivo.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Arbitral para o Mineiro será nesta segunda; Caldense trabalha em segredo

PAULO VITOR CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O Campeonato Mineiro de 2015 começa oficialmente nesta segunda-feira (27), na sede da Federação Mineira, em Belo Horizonte. Nesta data acontecerá o arbitral para a definição do regulamento geral da competição. O Conselho Técnico da primeira divisão estadual reunirá representantes dos 12 clubes que vão disputar a competição: América-MG, Atlético-MG, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Guarani-MG, Mamoré, Tombense, Tupi-MG, URT e Villa Nova. Segundo disse Castellar Guimarães Neto, presidente da Federação Mineira, a antecipação do arbitral ajudará as equipes a terem mais tempo no planejamento da disputa. O Campeonato Mineiro de 2015 começa dia 1 de fevereiro e termina dia 3 de maio.
Ainda segundo Castellar, a tabela da competição deve ser divulgada semana que vem. De acordo com o estatuto do torcedor, a reunião do arbitral deve ser realizada com, no máximo, três meses de antecedência da data de início prevista e a tabela divulgada com 60 dias de antecedência.
O regulamento das duas últimas edições do Campeonato Mineiro previu que os 12 clubes da primeira divisão se enfrentassem em turno único, com os quatro primeiros se classificando para a fase decisiva e os dois últimos rebaixados para o Módulo II. Por determinação do Estatuto do Torcedor, cada regulamento tem que ser disputado no mínimo por duas temporadas. O quer for decidido nesta segunda-feira valerá pelo menos para o Estadual de 2015 e 2016.

Caldense

A Caldense tenta em 2015 uma campanha melhor que 2014. O time realizou um campeonato com altos e baixos e chegou à última rodada com chances de classificação para as semifinais ou a possibilidade de cair para a parte debaixo da tabela, o que acabou acontecendo. O time de Poços de Caldas terminou na oitava colocação e com isto em 2015 joga apenas cinco partidas em Poços de Caldas.

Segredo total

Ninguém na Caldense conversa sobre o futebol profissional oficialmente. O presidente Laércio Martins disse apenas que os trabalhos estão sendo feitos seguindo um cronograma e que na hora certa tudo será divulgado para todos. Alex Joaquim, gerente de futebol, trabalha desde o meio do ano observando jogadores para a montagem do elenco, porém, também não se compromete em informações oficiais. Ele viu vários jogos de todas as divisões e disse que tentará montar um time competitivo e que levará a Caldense a buscar uma colocação bem melhor que em 2014. Se o nome do elenco é sigilo, o do treinador então é segredo de Estado. Vários nomes, como Tarcísio Pugliese, Roberto Fonseca, cujo alto salário deve ser impedimento, e até mesmo Leonardo Condé, o favorito, são cogitados, porém tudo é desmentido. Condé foi o penúltimo treinador e agradou a diretoria, porém, a ótima campanha do Tupi na série C do Brasileiro pode impedir o retorno do treinador a Poços de Caldas. O Tupi pode se classificar neste final de semana para a Série B do Brasileirão e com isto Condé dificilmente seria liberado para voltar à cidade. Zezito, que faz bom trabalho no Rio Branco do Acre, e Felipe Surian, que comandou a Caldense na Copa do Brasil, também são bem cotados.

Região

Além da Caldense, o Boa Esporte disputará a elite do Campeonato Mineiro. O time de Varginha vem fazendo boa campanha na série B do Campeonato Brasileiro e entra na competição estadual amparado por um grande apoio da prefeitura de Varginha. Segundo Laércio Martins, algumas conversas podem ser agendadas com o prefeito de Poços de Caldas antes do início do campeonato mineiro na tentativa de firmar alguma parceria interessante para os dois lados.

Taça Poços de Caldas de Futsal

Quatro partidas foram realizadas ontem pela Taça Poços de Caldas de Futsal, organizada pela Liga Municipal de Futsal. Confira os resultados: ADC Metal Sansil 6x3 Tigres, Supermercado Arco Iris 6x5 Dom Bosco, Bayer de Bandeira do Sul 6x6 Locomotiva e Vale das Antas 9x4 Auto Peças Vitória.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Resultados da segunda rodada da Copa Sesc

Poços de Caldas,MG - Três partidas foram realizadas ontem pela segunda rodada da Copa Sesc, sub-11. Confira os resultados: Maria Imaculada  10x2 Bate Bola de Campestre B, Banda da Lata Evolute 7x1 Projeto Tabajara e bate Bola de Campestre A 7x1 Ourinhos.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

LPF muda datas e horário de jogos do final de semana

Poços de Caldas,MG - Neste domingo, por causa das eleições para presidente do Brasil,  a Liga Poços-caldense de Futebol modificou os horários das partidas deste final de semana em seus campeonatos. Foram modificados os jogos da Taça Poços de Caldas  de Futebol de Campo, do Campeonato Infantil e da Taça Poços de Caldas de Futsal. Confira como ficaram os jogos: Taça Poços de Caldas de Futebol de Campo: Sexta-feira, dia 24, 19h45, estádio Benedito Bandola de Oliveira, Dom Bosco x Flamengo/Hospital Santa Lúcia e sábado, dia 25, 10h30, estádio Benedito Bandola de Oliveira, Sporting Aphas x ADC Metal Sansil. O Campeonato Infantil não terá jogos neste final de semana. As partidas acontecem apenas no dia primeiro de novembro. Confira a rodada: Bola na Rede x ADC Alcoa, Zico 10/Coopoços x Fertilizante Yoorin, FutPoços x Sporting Aphas e Vulcão Mania x Curimbaba.
O Campeonato Integração da Zona Rural não terá rodada.

São Domingo derrota Guarani em jogo de 12 gols no Issa Sarraff

Poços de Caldas,MG - A primeira divisão da Taça Poços de Caldas de Futsal, organizada pela Liga Municipal de Futsal, teve três partidas na noite de ontem. O destaque ficou para a partida entre São Domingo e Guarani/Walter World. O duelo foi muito equilibrado e o São Domingo acabou venceu por 7x5.
No ginásio Miguel Zanetti, a Caldense empatou em 1x1 com o Social e o River Poços goleou o Chelsea/Bilas Pizzaria por 7x2.
Amanhã é a vez dos times da segunda divisão entrarem em campo. No Romeu Cagnani, às 19h45 jogam ADC Metal Sansil x Tigres e em seguida Supermercado Arco Iris x Dom Bosco. No ginásio Juca Cobra jogam às 19h45 Bayer Bandeira do Sul x Locomotiva e às 20h45 é a vez de Vale das Antas x Auto Peças Vitória.

Luiz Felipe é campeão do segundo Eco Duatlo de Arujá

Poços de Calda,MG - O atleta Luiz Felipe de Oliveira Domingos, 16 anos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, acompanhado de Miranel de Oliveira Domingos, participou da 2º Eco Duatlo de Arujá, realizado no último final de semana 19 de outubro em  Arujá - SP. Consagrou-se campeão na categoria 16 a 19 anos e 5º na geral. Esta é a sétima vitória consecutiva em 2014, mantendo a invencibilidade na sua  categoria e melhorando a cada  competição sua colocação na classificação geral, chegando lado a lado dos melhores atletas do país  na modalidade. Segundo comentários de atletas mais experientes este jovem tem muito potencial, tendo em vista que iniciou competir na modalidade neste ano 2014.
O atleta agradece aos colaboradores: LMP - Assessoria Esportiva, Dechichi Bike Fit, A Copiativa, Madeireira Chiqueirão, Hard Rock Bike, 2000 Turismo  e Format Loteamentos e em especial a todos amigos que compraram a rifa  “Ação entre Amigos”.

Copa Sesc tem rodada com muitos gols e bons jogos

Poços de Caldas,MG - A Copa Sesc teve uma rodada com muitos gols na noite de ontem, além de excelentes partidas. No primeiro jogo a escolinha Zico 10/Coopoços venceu a Arena Gol a Gol por 14x2. No jogo seguinte a escolinha Dente de Leite/Coopoços derrotou o Sesc por 5x2 e no último jogo da noite o Sporting Aphas ficou no empate em 2x2 com a Coopoços. A competição é disputada todas as segundas, quartas e sextas na quadra do Sesc. Um grande público prestigiou o evento ontem.

Resultados da Taça Poços de Caldas e do Campeonato Integração da Zona Rural

Poços de Caldas,MG - Duas competições movimentaram o futebol amador de Poços de Caldas no domingo. Pela Taça Poços de Caldas. módulo II, os resultados foram os seguintes: ADC Alcoa 1x2 ADC Metal Sansil e Flamengo/Hospital Santa Lúcia 3x0 São José de Palmeiral. O Internacional derrotou o Corinthians Poços de Caldas por wx0. O Corinthians compareceu ao jogo com apenas um atleta.
Pelo Campeonato Integração da Zona rural, categoria aspirantes, os resultados foram os seguintes: Fazenda Cachoeirinha 0x0 Fazenda Barreiro, Fazenda Cocal 0x0 Fazenda Santo Antônio,Fazenda Sete Quedas 2x1 Fazenda Boa Vista, Fazenda Souza Lima wx0 Fazenda Marco Divisório e Fazenda Curitiba 3x2 Fazenda Córrego D´Antas. Resultados da categoria titular: Fazenda Cachoeirinha 2x1 Fazenda Barreiro, Fazenda Cocal 0x0 Fazenda Santo Antônio,Fazenda Sete Quedas 3x0 Fazenda Boa Vista, Fazenda Souza Lima 8x0 Fazenda Marco Divisório e Fazenda Curitiba 2x2 Fazenda Córrego D´Antas.

domingo, 19 de outubro de 2014

Fernando Fumaça é destaque do Brasil no duelo contra a Austrália

Poços de Caldas,MG - Numa promoção inédita realizada por Mike Miranda, lutadores do Brasil irão realizar um duelo contra a Austrália no próximo dia 31 em Toowoomba, Austrália. O destaque é o boxeador baiano radicado em Poços de Caldas, Fernando Fumaça. A equipe ainda contará com o argentino Diego Vicente Perez e outros quatro brasileiros. “Será a primeira vez na história que acontecerá este duelo e estamos muito ansiosos para estes combates”, disse Miranda. Fernando Fumaça embarca na próxima terça-feira para São Paulo. A viagem para a Austrália acontece dia 25. Ele tem diversos títulos em seu currículo entre eles 14 cinturões de campeão americano, latino americano WBA e WBO, Mundo Hispano do Conselho Mundial de Boxe, entre outros.
Em Poços o boxeador realiza projetos sociais ensinando as técnicas aos jovens. Os outros brasileiros da equipe contam com apoio de William Bezerra que foi fundamental na preparação de todos. “Acredito que todos os brasileiros vençam suas lutas, pois todos estão muito bem física e tecnicamente, falou Miranda.
 Na Austrália, Fumaça vai lutar na categoria superleve ou 63,5 kg com boas chances de vitória. “Esta competição é importante para quem se dedica ao boxe porque vai destacar o ranking dos 15 melhores do mundo e para isto tenho me preparado a vida inteira”, comentou o Fernando Fumaça. Para Mike Miranda a mudança de categoria deve dar ainda uma maior vantagem ao atleta de Poços de Caldas.

PESO

O lutador Fernando Fumaça ainda está em processo de perda de peso. “Estou treinando muito, ralando muito  e ainda faltam alguns quilos para perder. Estou pronto para mais uma vitória e farei de tudo para derrotar meu adversário”, disse Fumaça. O lutador  enfrentará Kris George pelo título vago welterweight luz WBA Oceania de boxe.  No último duelo internacional Fumaça acabou derrotado por pontos em combate realizado na Nova Zelândia. “Foi um luta dura e agora  não quero perder novamente. Quero trazer um bom resultado para Poços de Caldas”, falou. O atleta fez quase toda sua preparação em Poços.

Cid Edson

Outro destaque da equipe brasileira é Cid Edson. Morador em Francisco Morato. Edson está bem confiante numa grande vitória. “Estou muito bem treinado, conheço por vídeo meu adversário. Será uma luta muito difícil, mas estou muito bem preparado para este combate”, disse Edson que é campeão latino americano pela UBF. Além do combate na Austrália, Edson lutará em breve pelo título Mundo Hispano do Conselho Mundial de Boxe. Ele enfrentará o argentino Valter Rojas.  Sobre o fato de ter dois combates importantes  seguidos Cid Edson garante que não vai aliviar. “Vou quebrar o pau lá e aqui também”, disse Edson. “Queria agradecer ao apoio do vereador Reinaldo Faria e a Academia Ciclone Boxe, de Francisco Morato”, finalizou

Rodrigo e Ranieri vencem torneio interno de duplas da Caldense

Poços de Caldas, MG – A Associação Atlética Caldense sediou ontem o torneio interno de duplas de petecas.  A competição reuniu 15 duplas e foi um grande sucesso. Na final a dupla Rodrigo e Ranieri bateu Anderson e Celso e ficou com o título. Após o evento houve uma confraternização com todos os participantes. “Novamente conseguimos organizar um bom campeonato e a participação foi muito boa. Este torneio fecha a temporada”, disse Adolpho,  organizador do evento.
Todos os inscritos receberam uma camisa oficial do torneio.

Copa Sul-Mineira de Futebol Society sub-12

Três partidas foram realizadas ontem pela Primeira Copa Sul-Mineira de Futebol Society sub-12. Confira os resutaldos: Banda da Lata 3x3 Craque de Ouro, Coopoços 6x1 Esporte Nações e Zico 10 7x3 Aphas São José. Após 11 rodadas a Coopoços lidera com folga. A equipe tem 21 pontos contra 13 da Zico 10 e da Curimbaba. No próximo final de semana jogam FutPoços x Curimbaba, Sporting Aphas x Ourinhos e Esporte Nações x Banda da Lata. (Paulo Vitor Campos)

Confira os resultados do futsal sub-13 da Lidarp

Poços de Caldas, MG - Os jogos foram realizadas ontem no Juca Cobra: Poços 10x3 Campestre, Serrania 9x8 Andradas, Pouso Alegre 9x2 Caldas, Pouso Alegre 5x3 Campestre, Caldas  5x9 Serrania e Coopoços  7x1 Andradas.

Taça Poços de Caldas Master e Campeonato Mirim agitam o sábado

Poços de Caldas, MG - Confira os resultados da Taça Poços de Caldas de Futebol Master: Botafogo 0x5 Guanabara, Flamengo 2x2 ADC Alcoa, Grêmio 2x2 Bom Sucesso, Vila Nova 1x2 Chiqueirão, Grêmio Vila Nova  2x4 Social e União Zona Sul  1x1 Córrego D´Antas.
Campeonato Infanil: Confira os resultados: ADC Alcoa 2x1 Sporting Aphas, Curimbaba 3x0 Coopoços/Zico 10, Yoorin 1x2 Bola na Rede e FutPoços 2x1 Vulcão Mania

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Vice-prefeito visita campo de bocha

Poços de Caldas, MG - O vice-prefeito Nizar El-Khatib visitou  o clube de bocha do Country Club. Ele esteve reunido com a diretoria da agremiação e também com frequentadores do local. O objetivo foi conhecer as atividades desenvolvidas. De acordo com a diretoria da agremiação, o esporte já teve maior tradição no município. “Gostei bastante do local e do piso do campo. Nossa intenção foi de conhecer o projeto e oferecer nosso apoio”, ressaltou Nizar. O vice-prefeito destacou também a importância da prática esportiva para todas as idades. “Normalmente, este é um esporte praticado por pessoas da terceira idade. Além da questão da atividade física, a prática proporciona também um ambiente saudável para as famílias e interação entre as pessoas. Tem um senhor de 95 anos que frequenta o local todos os dias. Isso é muito importante para a qualidade de vida dessa faixa etária”, enfatizou.

Judocas de Poços se destacam em competições importantes

Poços de Caldas, MG - Foi realizado no último final de semana, em Mauá-SP, duas competições importantes do calendário do judô. Dia 11 aconteceu o Campeonato Paulista de Aspirantes. Nesta competição o atleta Vinícius Araújo Raimundo ficou com o vice-campeonato  na categoria sub-9, peso pesado. Vinícius vem de uma família de judocas  e o resultado mostra que o incentivo ao esporte dentro de casa faz muita diferença.  O judoca realizou quatro combates e venceu três por hippon. Na final acabou derrotado e terminou com a medalha de prata. Mesmo com a derrota o pequeno lutador mostra muita determinação e força de vontade. “ A vitória não veio agora, perdi a final, mas estou muito feliz com a medalha de prata. Agora vou treinar mais forte e buscar o primeiro lugar em minha próxima competição. Foi uma emoção muito grande, pois com apenas oito anos disputei uma competição que é para atletas com mais de 12 anos e mesmo assim fiquei entre os melhores”, falou Vinícius. Para o sensei Elton Fiebig a conquista  do atleta é uma grande vitória de toda a equipe. “É o nosso judoca mais novo e acredito que o exemplo do irmão Kaio e do pai, que é faixa preta, foi uma grande vantagem. É uma espécie de escada onde um se inspira no outro e com isto todos se motivam para a continuidade no esporte”, disse Fiebig.
A segunda competição do final de semana aconteceu no domingo, dia 12. Os judocas disputaram o Torneio Benemérito do Brasil. O torneio é disputado por equipes e já foi um dos mais tradicionais da Federação Paulista devido a participação dos maiores clubes  do Brasil. No evento deste final de semana o atleta Mateus Vinícius Ferreira disputou a categoria sub-15 e ficou com a medalha de bronze. Na categoria sub-21 os atletas Kaio Henrique Araújo, Giovane Artur Zingone e André Yuri Piva foram campeões ao lado dos atletas de Divinolândia. “Este resultado é motivo de muito orgulho. Participei em várias edições deste evento, fui campeão muitas vezes e dá muita satisfação a gente ver que um torneio tão tradicional ainda nos proporciona grandes alegrias”, finalizou Fiebig.  Para Kaio, o resultado serve como incentivo para os Jogos Escolares que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba. Kaio representará a escola Cepoc e o Estado de Minas Gerais. “Vou para os Jogos Escolares com uma boa expectativa e espero ficar com o primeiro lugar”, disse Kaio.

Taça Poços de Caldas de Futsal

Quatro partidas foram disputadas ontem pela Taça Poços de Caldas de Futsal. Confira os resultados: Auto Peças Vitória 1x3 Locomotiva ,  Vale das Antas 5x2 Dom Bosco, Supermercado Arco Iris 7x4 ADC Metal Sansil e Bayer de Bandeira do Sul 7x2 Tigres.

Caldense realiza o torneio interno de duplas de peteca

Poços de Caldas, MG - Amanhã, 18, a partir de 8h30, a Caldense realiza o torneio interno de duplas de petecas nas quadras do clube. O associados do clube podem fazer suas inscrições com Adolpho (9939-5747)ou Celso (8803-0112) . As inscrições, que custam R$40,00, são individuais e as duplas serão sorteadas antes do início do torneio. Os inscritos recebem uma camisa oficial do torneio e participam do churrasco de confraternização após a premiação. A organização do evento calcula a participação de cerca de 40 associados.

Academia Arena realiza Primeira Copa Jiu-Jitsu Solidário

 Poços de Caldas,MG - No próximo domingo, dia 19, a Academia Arena realiza o Primeiro Jiu-Jitsu Solidário. A competição em prol das crianças reunirá equipes da região e algumas de Poços de Caldas. Segundo os organizadores já estão confirmados atletas de  São Gonçalo do Sapucaí, Paraguaçú, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas e Pouso Alegre.
O evento começa às 9h e as inscrições estão abertas. Serão doados brinquedos para duas entidades da cidade.
“Serão doados outros produtos, pois alguns empresários que são meus alunos se sensibilizaram com a causa e estão ajudando com caixa de leite, kit higiênico pessoal. Faremos ainda faremos uma festa com bolos e guaraná no dia da doação”, disse Luiz Arena.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Meninos de Poços fazem bonito no Sul-Americano da Argentina

Poços de Caldas,MG - Os meninos que deixaram Poços de Caldas na semana passada rumo ao Sul-Americano de Cricket, disputado em Buenos Aires, Argentina, estão de volta com a bagagem lotada de bons resultados. Apesar de todos realizarem a primeira viagem internacional, não sentiram o peso da responsabilidade e representaram com brilhantismo o Brasil. O time sub-13 ficou na terceira colocação, fazendo um grande campeonato e perdendo a vaga na final por muito pouco. Já o time sub-17 conseguiu a classificação para a final e terminou como vice-campeão.
O Mantiqueira conversou com o professor Matt Featherstone que ficou radiante com o resultado. Segundo ele, os meninos de Poços mostraram um grande valor e por pouco não foram campeões. “Foi tudo muito bom nossos jogadores atuaram melhor do que a gente e, até eles mesmos, esperavam. Faltou muito pouco para o título sul-americano no sub-17. Tiveram uma atuação impressionante e estão de parabéns. Já o time sub-13 jogou muito e acredito que tiveram um pouco de falta de sorte. Perderam a vaga para a final do último ponto do jogo e por isto terminaram em terceiro. O balanço foi muito positivo porque apresentaram uma qualidade de jogo que nos agradou demais”, disse Featherstone.
Com os resultados conquistados em Buenos Aires, Featherstone acredita que o ânimo daqui em diante será maior. “Estes meninos são de diversos projetos da cidade e acredito que o bom desempenho deles irá incentivar os outros jogadores que certamente vão querer fazer parte da equipe na próxima viagem”, disse Featherstone. O próximo sul-americano acontece em Lima, no Perú, em 2015.
Na competição em Buenos Aires, o time do Brasil ainda conquistou os dois principais prêmios do evento. O jogador Luiz Felipe, conhecido como Chipinho, foi o melhor wicketkeeper (tipo goleiro). Gabriel Oliveira ficou com o prêmio de melhor lançador.
 O time do Brasil contou com apoio da Nosso Pão, Bento Gonçalves Imóveis, Paris Modas, Pengel, Monreale e Elos Consultoria. A equipe levou meninos dos projetos do Jardim Kennedy, Municipal, Bem Viver, Casa do Menor, Parque Municipal.  O projeto de cricket na cidade também conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Associação Atlética Caldense.

Poços-caldense sobe ao pódio em Santa Catarina

Poços de Caldas, MG - A principal competição de BMX do Brasil realizou a sua segunda etapa no último domingo (12), na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O evento recebeu pilotos de todo o país, e somou pontos para o ranking nacional.
Dentre vários atletas o poços-caldense Bruno Andrade Cogo, da equipe Paulínia Racing Bicicross, conseguiu um segundo lugar em sua categoria, a Junior Man.
“É uma grande alegria subir ao pódio novamente e representar minha equipe na Copa Brasil 2014. Os atletas travaram grandes disputas pelo título nessa etapa”, comenta o atleta.
Cogo já havia conseguido o primeiro lugar na etapa inicial da copa na cidade de Salvador-BA, realizada no mês passado, somando 210 pontos, liderando assim o ranking nacional.
“Fiquei com a segunda colocação aqui no Sul, e com esse resultado assumi a liderança do nacional na minha categoria”, comenta Brunão, como é conhecido.
Para ele o objetivo agora é manter os treinamentos e focar o máximo para se preparar para a última etapa, que será realizada na Paraíba.
A Copa Brasil de BMX etapa Santa Catarina foi uma realização da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e da Fundação Municipal de Esportes.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

União Futsal vence Guarani em grande jogo no Issa Sarraff

Poços de Caldas,MG - Quatro partidas foram realizadas na noite de ontem pela primeira divisão da Taça Poços de Caldas de Futsal. O destaque foi o clássico local entre União Futsal e Guarani/Walter World, dois dos candidatos ao título. O União acabou levando melhor e venceu por 5x3. Confira os demais resultados: Social 4x1 Chelsea/Bilas Pizzaria e São Domingos 3x1 River Poços.

Equipe de Poços de Caldas disputa o Campeonato Mineiro em Juiz de Fora

Poços de Caldas,MG - Entre os dias 11 a 12 de outubro aconteceu em Juiz de Fora o Campeonato Mineiro Mirim de Atletismo. A cidade esteve representada através dos alunos do Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo”.
“Através do Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09 que tem como incentivadores as empresas Climepe Total e Construtora Etapa; e este ano com o apoio da DME Energética estamos ano a ano dando melhores condições de iniciação, treinamento e participação em competições para nossos alunos/atletas. Gostaríamos de agradecer a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer através do seu secretário Albert Mareca, que tem nos dado o apoio necessário e oportunidades aos nossos alunos/atletas para que em um trabalho em parceria possamos superar os obstáculos a cada dia e formarmos futuros cidadãos e desportistas dentro do nosso município”,disse o professor Sidnei de Parólis. Confira na tabela os resultados da competição. A equipe de Poços de Caldas foi campeã na categoria mirim masculino.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Luiz Felipe é campeão invicto da 7ª Copa do Interior de Duatlo e Triatlo

Poços de Caldas,MG - O atleta Luiz Felipe de Oliveira Domingos, 16 anos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, acompanhado de Miranel de Oliveira Domingos, participou da 6ª Etapa da 7ª Copa Interior de Duatlo e Triatlo, realizada no último final de semana 12 de outubro em  Piracicaba-SP. O jovem sagrou-se campeão na categoria 16 a 19 anos e 6º na geral.
O atleta foi duplamente premiado , porque  também recebeu troféu de primeiro lugar na categoria 16 a 19 anos – 130 pontos  da 7ª Copa do Interior de Duatlo e Triatlo, tendo em vista que foi campeão em todas etapas realizadas no decorrer de 2014.
O atleta  agradece aos colaboradores: LMP - Assessoria Esportiva, Dechichi Bike Fit, A Copiativa, Madeireira Chiqueirão, Hard Rock Bike, 2000 Turismo  e Format Loteamentos e em especial a todos amigos que compraram a rifa ”Ação entre Amigos”.

Resultados de Luiz Felipe na temporada

1ª Etapa – Piracicaba- SP – 02 de fevereiro de 2014;
2ª Etapa – Itirapina- SP – 16 de março de 2014;
3ª Etapa – Araras – SP, 06 de abril de 2014;
4ª Etapa – Itatiba – SP, 17 de agosto de 2014;
5ª Etapa – São Pedro-SP, 14 de setembro de 2014;
6ª Etapa - Piracicaba- SP, 12 de outubro de 2014.

sábado, 11 de outubro de 2014

Duas partidas abre a rodada do Campeonato Infantil

Poços de Caldas,MG - Duas partida abrira na noite de ontem,no Bandolão, a rodada do Campeonato Infantil da Liga Poços-caldense de Futebol. A escolinha Zico 10 foi derrotada pelo FutPoços por 4x1 e a Sociedade Esportiva Curimbaba venceu o Sporting Aphas por 1xo. Hoje a rodada será completada com Fertilizante Yoorin x ADC Alcoa e Vulcão Mania x Bola na Rede.

Master

A Taça Poços de Caldas de futebol master tem os seguintes jogos hoje: Flamengo/Nossa Cozinha x Botafogo, São José de Palmeiral x ADC Alcoa, Vila Nova x Grêmio Vila Nova, Real Country Club x Fazenda Chiqueirão, União Zona Sul x Social/Madeireira do Edinho e Grêmio/Big Pão x Guanabara.

Convite

Será inaugurada hoje, às 17h, a Academia Olimpo. O espaço tem coordenação de Paulão Rezende e seus filhos Renato e Duda Rezende. “Convido a toda população prestigiar a inauguração deste novo espaço”,disse Paulão Rezende. A academia fica na rua Rio Grande do Sul, 771.

Agenda do dia

CAPOEIRA
- E.M. João Pinheiro – Zona Oeste
16:00 -  Profº Eduardo

FUTEBOL SOCIETY
Parque Municipal - 08:00 - Inst. Rubens

skate
 - Pista Municipal Cohab – Zona Sul
13:00  -  Profªº Alex

ACADEMIA AO AR LIVRE
- Jardim Kennedy – Zona Sul
08:00 as 11:30 -   Profª Verônica

Prefeitura promove Festa das Crianças neste domingo

Poços de Caldas,MG - A Prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer, e de Turismo e Cultura de Poços de Caldas, realiza neste domingo (12), de 9h às 14h, no Parque Municipal Antonio Molinari, uma grande festa dedicada às crianças. Uma ação de entretenimento, lazer, educação, cultura, saúde e inclusão social, voltada para a família poços-caldense.
Haverá atrações musicais, distribuição de livros infantis, apresentações teatrais, brinquedos infláveis, atividades lúdicas, pintura facial pela artista Beth Kato, várias brincadeiras e muito mais.
O show do músico Thiago Reis, que recentemente foi finalista do Festival Sesi Música Minas, e o som da Banda Forró Aruêra, garantem a animação do evento.
Contações de estórias e intervenções teatrais também farão parte da programação, tendo como destaque a apresentação do espetáculo “A Bonequinha Preta”, protagonizado pela atriz Deborah Soares, e intervenções da Irmã Clair, personagem interpretada por Luiz Munhoz.
A Coordenadoria de Eventos do Grupo Cioffi de Comunicação também realizará a brincadeira “Caça ao Tesouro” onde serão compostas equipes formadas pela criançada do Parque Municipal que no final das quatro provas que serão realizadas, receberão brindes.
A Festa das Crianças é realizada em parceria com os projetos  “Circuito Domingo Cultural” e o “Viva Urca – Ações Descentralizadas” , produzidos e realizados pela produtora Carimbo Cultural e recebem o incentivo da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas através do Grupo DME.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Taça Poços de Caldas tem rodada com muitos gols

Poços de Caldas, MG - Ontem foi realizada a segunda rodada da segunda divisão da Taça Poços de Caldas de Futsal. Quatro partidas movimentaram a noite e as redes balançaram 23 vezes. Confira os resultados: Vale das Antas 5x3 Supermercado Arco Iris. Bayer de Bandeira do Sul 2x4 ADC  Metal Sansil, Auto Peças Vitória 4x1 Tigres e Locomotiva 2x2 Dom Bosco.
A competição segue na próxima terça-feira, dia 14, com os seguintes jogos válidos pela primeira divisão: Social x Chelsea/Billas Pizzaria, Guarani/Walter World x União Futsal e São Domingos x River Poços.

Vice-prefeito recebe destaque poços-caldense do karatê

Poços de Caldas, MG - O vice-prefeito Nizar El-Khatib recebeu, nesta quinta-feira (9), a visita de Maria Eduarda Mesquita Silva, atleta poços-caldense de nove anos que está se destacando no karatê. O encontro aconteceu na prefeitura e contou com a presença do coordenador da Secretaria de Comunicação Social Alessandro Gaiga e do treinador da atleta, o sensei Daniel Carvalho Souza, da Academia Budo-Kai.
Na oportunidade, Maria Eduarda – que tem o apoio da prefeitura, através das secretarias de Esporte e Comunicação Social – apresentou ao vice-prefeito o último título conquistado para Poços de Caldas: o tricampeonato brasileiro, categoria Kata, disputado no mês de setembro, no Ibirapuera, em São Paulo.
Apesar de tão jovem, Maria Eduarda já tem vários títulos no karatê. Faixa roxa no esporte, ela é tricampeã mineira, tricampeã sul-americana, tricampeã Sul/Sudeste, campeã pan-americana e quinta colocada no mundial da Turquia. Neste ano, a karateca também já venceu quatro etapas do Campeonato Mineiro. No próximo dia 19, em Alfenas, ela busca o quinto título no Estadual.

Agenda do dia

TV Poços -  Programa Tempo de Esporte.  Abre espaço para todos os esportes, tanto local, nacional ou mundial.  Ás 13h30 e às 18h30 (reapresentação)

Rádio Difusora (1.250).  12h00 às 12h30 - Esporte Notícia - Edição Local. 12h30 às 13h00 - Esporte Notícia. 18h00 às 19h00 - Esporte Notícia - Edição Local

Rádio Cultura (1.350).  18:08 às 19:00 hs - FRENTE ESPORTIVA - Segunda a sexta-feira. Apresentação José Carlos. Noticiário e reportagens esportivas, com toda equipe de esportes.

Mantiqueira FM (http://mantiqueirafm.com.br/).  Programa: Mantiqueira nos Esportes - 18:00 às 19:00. Locutor: André Luiz / Ailton Fonseca. Todas as informações do esporte pelo Brasil e pelo mundo.

ATIVIDADES CIRCENSES E DANÇA
- Ginásio Poli. Miguel Zanetti – Zona Leste
18:00 -  Profª Laura

ATLETISMO
- Pista Municipal de Atletismo – Zona Oeste
15:00  Profº Sídnei
- Parque Municipal  - Zona Oeste
08:00 e 13:00 - Inst. Olivino

BALÉ
- Complexo Santa Cruz - Centro
09:00 e 10:00  Profª Paula

CAPOEIRA
- Quadra Estância São José – Zona Leste
18:00 - Inst. Airton

FUTSAL
Ginásio Poli. Vitório Togni – Centro
08:00 – Profº Aécio
Ginásio Poli. Romeu Cagnani – Zona Oeste
12:30  – Profª Roseli
Ginásio Poli. Moléque César – Cascatinha -
13:00 – Profª Josane
17:00 – Inst. Neco
Ginásio José Izaias – Santa Rosália
18:00  – Inst. Marçal
Quadra Parque das Nações – Zona Sul
18:00 h – Inst. Nogueira

FUTEBOL SOCIETY
08:00 - Inst. Rubens

VOLEIBOL
- Ginásio Poli. Juca Cobra – Zona Sul
09:00 as 10:30 – Volei Masculino- Profº César
- Ginásio Poli. Juca Cobra – Zona Sul
13:00  – Vôlei Feminino - Profº Renato de Souza  
15:00  – Vôlei Masculino - Profº Renato de Souza  

HANDEBOL
- Ginásio Poli. Miguel Zanetti – Zona Leste
13:00 as 18:00 – Profº Adriano

GINÁSTICA ACROBÁTICA
Ginásio Poli. Vitório Togni – Santa Angela
16:00 -   Profª Sandra

YOGA    
Complexo Santa Cruz - Centro
07:00 e 08:00 – Profª Paula

HIDROGINÁSTICA
Piscina do Contry Club – Zona Oeste
07:30 – Profª Roseli
15:00 – Profª Roseli

GINÁSTICA
Ginásio Poli. Juca Cobra – Zona Sul            
07:00  e 08:00 - Profª  Rosana
Clube de Judô – Zona Oeste
15:00 – Profª Simoni
Ginásio Poli. Luis Bonilha Martins - Zona Oeste
 20:00 – Profº Fernando

ACADEMIA AO AR LIVRE
Parque Municipal – Zona Oeste
07:0 as 10:00 - Profª Paula e Profª Laura

Comunicado da LPF

COMISSÃO DISCIPLINAR DA LIGA
POÇOSCALDENSE DE FUTEBOL

“III TAÇA POÇOS DE FUTEBOL MASTER”
NOTA OFICIAL DE N.º 002/2014
PROCESSO N.º 065/2014.
O PRESIDENTE DA COMISSÃO DISCIPLINAR DA LIGA POÇOSCALDENSE DE FUTEBOL AMADOR:
CONSIDERANDO OS INCIDENTES OCORRIDOS POR OCASIÃO DA REALIZAÇÃO DA PARTIDA  ENTRE AS EQUIPES DO REAL COUNTRY CLUB X UNIÃO ZONA SUL, PELA “III TAÇA POÇOS DE FUTEBOL MASTER”, ACONTECIDA NO DIA 27-09-2014, NO ESTÁDIO DO CÓRREGO DANTAS:
CONSIDERANDO QUE O ATLETA  MAURO HENRIQUE ROBERTO, DA AGREMIAÇÃO DO REAL CONTRY CLUB, QUE PARTICIPOU QUANDO DAS  AGRESSÕES AO ÁRBITRO, TENTANDO AGREDIR O TÉCNICO DO UNIÃO ZONA SUL, CRIANDO UMA VERDADEIRA RIXA DENTRO DO CAMPO DE JOGO;
CONSIDERANDO QUE, TAIS ATITUDES  SÃO REPROVÁVEIS E GRAVES, “FERINDO DE MORTE” O CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DESPORTIVA;
 
RESOLVE:

SUSPENDER   PREVENTIVAMENTE,  O ATLETA  MAURO HENRIQUE ROBERTO, DA AGREMIAÇÃO DO REAL CONTRY CLUB,   POR  30 (TRINTA) DIAS, NA FORMA DO ARTIGO 35 DO CBJD, DETERMINANDO O ENVIO DOS AUTOS A PROCURADORIA  DESTA COMISSÃO PARA APRECIAÇÃO, DENÚNCIA E POSTERIOR JULGAMENTO.
IMPORTANTE DEIXAR BEM ESCLARECIDO QUE, A SUSPENSÃO POR PRAZO, NA FORMA DO ART. 172 DO CBJD, PRIVA O PUNIDO DE PARTICIPAR DE QUAISQUER COMPETIÇÕES PROMOVIDA PELA ENTIDADE, DE TER ACESSO A RECINTOS RESERVADOS DE PRAÇAS DE DESPORTOS DURANTE A REALIZAÇÃO DAS PARTIDAS, DE PRATICAR ATOS OFICIAIS REFERENTE  A RESPECTIVA MODALIDADE E EXERCER QUALQUER CARGO OU FUNÇÃO EM PODERES DE ENTIDADES.
     
 POÇOS DE CALDAS-MG, 06 DE OUTUBRO  DE 2014.
HÉLIO JOSÉ DOS SANTOS - PRESIDENTE

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Enaf espera receber cerca de 3 mil participantes

Poços de Caldas, MG - Há 28 anos realizando eventos pelo Brasil, o Encontro de Atividades Físicas (Enaf) chega a sua 57ª edição em Poços de Caldas e espera receber cerca de 3 mil participantes. O objetivo é oferecer e promover cursos de atualização e aprimoramento dos profissionais das áreas do Sport, Fitness, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Saúde, tendo como público-alvo profissionais formadores de opinião, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e áreas afins.
Os cursos, palestras e workshops sempre são ministrados por renomados profissionais de suas áreas, apresentando  os mais recentes métodos, novas pesquisas e novas formas de atuar neste mercado que cresce cada dia mais. Segundo o diretor presidente do Enaf Sebastião J. Paulino, ao sediar as Olimpíadas em 2016, o Brasil se torna uma referência de saúde e bem-estar para todo o mundo. “Estima-se que o mercado necessitará de mais de 70 mil profissionais de Educação Física para atender à demanda de eventos desse porte. Estes profissionais precisam começar a se preparar desde já”, enfatiza.
Sempre uma novidade à parte, a feira esportiva, Expo Enaf, oferece lançamentos de produtos e serviços para Sport & Fitness, além das já consagradas linhas de artigos esportivos, vestuários, softwares, materiais, equipamentos, aparelhos, livros, suplementos alimentares.

Serviço
57º Enaf Poços
10 a 12 de outubro
Das 9h às 20h
Entrada franca
Local: Espaço Cultural Urca
www.enaf.com.br
contato@enaf.com.br
Informações: (35)3222.2344

Meninos de Poços de Caldas embarcam para Argentina para disputa do Sul-Americano

PAULO VITOR CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas,MG - O sonho da primeira viagem internacional de 23 meninos dos projetos de cricket de Poços de Caldas se tornou realidade na noite de ontem. A equipe comandada pelo professor Matt Featherstone embarcou nesta madrugada pela Buenos Aires, onde representa o Brasil no Sul Americano. Além do Brasil a competição será disputada por Argentina, Perú e Chile.
O evento tem início no sábado, dia 11, e pela primeira vez meninos formados nos projetos de Poços de Caldas sairão do Brasil para uma disputa internacional. Segundo  Matt Featherstone, principal responsável pela introdução da modalidade em Poços, a expectativa é muito grande.  “Será o primeiro campeonato Sul-Americano que vamos jogar fora do Brasil. Ano passado a competição foi realizada em Poços de Caldas. Agora vamos levar 23 meninos da cidade para a Argentina. Quero aproveitar para agradecer nossos parceiros, Nosso Pão, Bento Gonçalves Imóveis, Paris Modas, Pengel, Monreale e Elos Consultoria. Eles estão ajudando nos custos da viagem, caso contrário seria difícil levar todos. São meninos dos projetos do Jardim Kennedy, Municipal, Bem Viver, Casa do Menor, Parque Municipal, enfim, todos os nossos projetos. Será uma experiencia muito bonita para todos”,disse Featherstone. O projeto de cricket na cidade também conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Associação Atlética Caldense. Ontem, na sede do clube, foram entregues os uniformes para os meninos que disputam a competição em Buenos Aires. Para Featherstone o simples fato de levar tantos garotos dos projetos para a competição já é grande vitória, porém, as chances de bons resultados são reais. “Conseguimos selecionar os 23 melhores jogadores dos nossos projetos e acredito que vamos representar muito bem o Brasil. Estou muito animado e acredito que vamos fazer um bom papel neste Sul-Americano” disse Featherstone. A equipe chega na tarde de hoje na capital argentina e já deve realizar um treinamento no local das competições. “Estes meninos estão jogando muito bem, num nível bem maior do que nós próprios esperávamos e por isto acredito que vão se dar bem”, finalizou Featherstone que embarcou junto com os professores Alexandre Felippe e Rick Averi.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Definido o boxeador que enfrentará Fernando Fumaça

Poços de Caldas, MG - Kris George está definido para assumir a luta contra o veterano brasileiro Fernando Fumaça pelo título vago welterweight luz WBA Oceania de boxe. A luta acontece dia 31 de outubro em Rumours Internacional, Toowoomba, Austrália.
As apostas em Fumaça são pela vitória. Segundo o próprio treinador de Kris, Craig Monagle, eles vão enfrentar um tipo diferente de lutador,que traz um ranking potencial top quinze mundo no WBA. De acordo com ele, Fumaça representa uma riqueza de experiência, especialmente quando comparado com Kris.
Fumaça integra a equipe Mike Miranda Promotion e tem diversos títulos em seu currículo, entre eles 14 cinturões de campeão americano, latino-americano WBA e WBO, Mundo Hispano do Conselho Mundial de Boxe, entre outros.

Mary é destaque em competição carioca

Poços de Caldas, MG - No ultimo final de semana Mary Ortega foi o destaque da competição realizada no Murisco Mar - Clube Botafogo,
A nadadora poços-caldense nadou cinco provas no torneio de tentativas de índices  e venceu três delas. Todas suas especialidades. Ortega venceu os 200 costas, 100 costas e 50 costas,  as outras duas, 400 medley e 800 livre, ficou na segunda colocação. Estas provas que não fazem parte do seu programa, por isso Mary aproveita ao máximo para nadar o maior número de provas,  já que ela tem todos os índices de participação para Campeonato Brasileiro. Mary que tem apoio da Ortega Veículos, DNA Suplementos e Mineração Curimbaba, usa esse tipo de torneio como um “treinamento de luxo” visando campeonatos importantes. Sua próxima competição será o Campeonato Estadual  - Cariocão -  final de outubro e o Campeonato Brasileiro Open em dezembro. Ambas as competições serão realizadas no clube Botafogo, por isso a equipe promete um resultado expressivo nadando “casa”.

União Futsal e Chelsea goleiam na rodada da Taça Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Três partidas foram realizadas ontem à noite pela primeira divisão da Taça Poços de Caldas de Futsal, da Liga Municipal de Futsal. O União Futsal mostrou força ao golear o River Poços por 5x2 em jogo disputado no Issa Sarraff. No mesmo local Caldense e Guarani/Walter World ficaram no empate em 3x3. A outra partida da rodada aconteceu no ginásio Miguel Zanetti. O Chelsea/Bilas Pizzaria goleou o São Domingos por 5x2.
Na quinta-feira acontecem os jogos da segunda divisão. Confira a rodada: Vale das Antas x Supermercado Arco Iris, Bayer de Bandeira do Sul x ADC Metal Sansil, Auto Peças Vitória x Tigres e Locomotiva x Dom Bosco.

Agenda/poços

Televisão - TV Poços -  Programa Tempo de Esporte.  Abre espaço para todos os esportes, tanto local, nacional ou mundial.  Ás 13h30 e às 18h30 (reapresentação)

Rádios - Rádio Difusora (1.250).  12h00 às 12h30 - Esporte Notícia - Edição Local. 12h30 às 13h00 - Esporte Notícia. 18h00 às 19h00 - Esporte Notícia - Edição Local

Rádio Cultura (1.350).  18:08 às 19:00 hs - FRENTE ESPORTIVA - Segunda a sexta-feira. Apresentação José Carlos. Noticiário e reportagens esportivas, com toda equipe de esportes.

Mantiqueira FM (http://mantiqueirafm.com.br/).  Programa: Mantiqueira nos Esportes - 18:00 às 19:00. Locutor: André Luiz / Ailton Fonseca. Todas as informações do esporte pelo Brasil e pelo mundo.

Atividades - A Secretaria de Esportes oferece vários projetos, um a cada dia da semana. Confira o que acontece nesta quarta-feira, na cidade.
Atividades circenses e dança - Ginásio Poliesportivo Miguel Zanetti - zona leste - 18h, com professora Laura.
Atletismo - Pista Municipal de Atletismo, zona oeste - 15h, com o professor Sidnei.
Balé - Complexo Santa Cruz - 18h e 19h com a professora Paula.
Capoeira - Quadra da Estância São José - zona leste - 18h com o instrutor Ailton.
Futsal - Ginásio Vitório Togni - 8h, com o professor Aécio. Ginásio Romeu Cagnani, 12h30, professora Roseli. Ginásio Moleque César,  13h com a professora Josiane. Ginásio Moleque César, 17h, com o instrutor Neco. Ginásio José Izaias, Santa Rosália, 18h, com o instrutor Marçal. Ginásio Juca Cobra, 9h, com  Geraldo Loló. Quadra do Parque das Nações, 18h, com Nogueira.
Futebol de Campo - Estádio Prontidão, 13h, com Geraldo e Adauto.
Futebol Society -  Campo do Parque Municipal, 8h, com Rubens.
Ginástica Acrobática -  Escola Maria Ovídia , 8h, com professora Sandra.
Judô -  Clube de Judô Poços de Caldas, 18h, com professor Rodolfo.
Natação - Clube Náutico Praia do Sol, 8h e 16h, com professora Roseli.
Voleibol masculino - Ginásio Juca Cobra, 9h, com professor César.
Voleibol feminino - Ginásio Juca Cobra, 13h, com professor Renato.
Voleibol masculino - Ginásio Juca Cobra, 15h, com professor Renato.
Handebol - Ginásio Miguel Zanetti, 13h - Professor Adriano.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

DME lança edital para o Programa de Patrocínios 2015

Poços de Caldas, MG - As inscrições para o Programa de Patrocínios 2015 do DME, composto pelas empresas públicas DME Poços de Caldas Participações, DME Distribuição e DME Energética, estarão abertas a partir do dia 6 de outubro e seguem até dia 14 de novembro. Os interessados deverão protocolar seus projetos na rua Pernambuco, 265 – centro, das 9h às 12h.
Serão aceitas inscrições de projetos culturais, artísticos, esportivos, ambientais e sociais, em duas modalidades: com incentivo fiscal (estadual e federal) e com patrocínio direto, sem incentivo fiscal, que atendam o município de Poços de Caldas e com previsão de execução durante o ano de 2015.
Os proponentes interessados podem inscrever um projeto em cada modalidade, porém só poderá ser incentivado um único projeto. Lembramos que aqueles que já participaram de outros editais, bem como os que foram selecionados em anos anteriores, também podem inscrever-se novamente, mas somente serão habilitados aqueles que obtiveram aprovação em sua prestação de contas.
O edital segue basicamente as diretrizes do ano anterior, com pequenos ajustes em seu regulamento, sendo responsabilidade dos interessados a verificação dos documentos, que se encontram disponibilizados para consulta no site do DMED www.dmedsa.com.br e do DME Energética www.dmee.com.br. Encerrado o período de inscrição, os projetos participantes serão avaliados e o resultado posteriormente publicado e divulgado nos mesmos endereços eletrônicos.

domingo, 5 de outubro de 2014

Projeto Esporte Cidadão comemora bons resultados no Jiu-Jitsu nas Montanhas

Poços de Caldas,MG - No último domingo Poços de Caldas sediou o Jiu-Jitsu nas Montanhas. Vários projetos estiveram presente e o evento acabou reunindo mais de 500 crianças. O projeto Esporte Cidadão, coordenado pelo professor Thiago Fernando Rodrigues foi um dos destaques. Os alunos do bairro São José conseguiram grandes resultados em várias categorias e todos receberam medalhas. “Nosso projeto foi o que mais teve alunos dentre aqueles que participaram do evento. Todos eles receberam medalhas, porém, o mais importante para mim foi a integração com as outras crianças, gerando novas amizades. Gostaria de agradecer aos pais e familiares das crianças, que por sua vez compareceram em grande número. Também quero agradecer ao mestre Paulão Rezende, que sempre me dá apoio necessário para realizar este trabalho com as crianças do bairro São José”, disse Thiago.
O projeto realizou no último dia 2 a graduação de 10 alunos do período da manhã.  Esta graduação aconteceu para aqueles que mais se destacaram. O Projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Esportes através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09 e tem com incentivador o Hotel Resort Monreale. “Agora seguem os treinamentos para mais dois eventos nas cidades de Poço Fundo e Andradas”, finalizou Thiago. O projeto é realizado na Unidade do PMJ do bairro São José.

Segunda Corrida AACD Poços de Caldas acontece no próximo sábado

Poços de Caldas, MG - Dia 11 de outubro, sábado, às 19h, acontece a 2ª Corrida AACD Poços de Caldas, com percurso de 10 km e 6km, além da caminhada de 4 km. A largada ao lado do Shopping Poços de Caldas.  O evento promete a participação de 300 pessoas, entre corredores assíduos e amantes da prática do esporte de rua. O objetivo é agregar saúde, bem-estar e compromisso com a causa social e terá toda a renda das inscrições revertida para os mais de 500 atendimentos que a unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) realiza na cidade. As inscrições custam R$ 50. Todos os participantes terão direito aos contendo camiseta e medalha. Os primeiros colocados de cada categoria, por faixa etária, receberão medalhões e os vencedores da categoria geral ganharão troféus. As inscrições podem ser feitas no site www.corpuseventos.com.br.
Toda a renda será revertida para tratamento das crianças da AACD de Poços de Caldas.  Segundo os organizadores haverá sorteio de muitos prêmio s e atrações culturais. A competição tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

Quatro jogos abrem o Campeonato Mirim

Poços de Caldas,MG - Teve início ontem o Campeonato Mirim da Liga Poços-caldense de Futebol. Confira os resultados: Vulcão Mania 1x1 ADC Alcoa, Curimbaba 3x0 Fertilizante Yoorin, FutPoços 3x1 Escolinha Bola na Rede e Zico 10/Coopoços 1x2 Sporting Aphas.

Taça Poços de Caldas Master da LPF tem rodada equilibrada

Poços de Caldas,MG - Aconteceu ontem a segunda rodada da Taça Poços de Caldas de Futebol Master, competição da Liga Poços-caldense de Futebol. Confira os resultados: São José de Palmeiral 1x0 Botafogo, Bom Sucesso 2x1 Guanabara, Grêmio/Big Pão 0x0 Flamengo/Nossa Cozinha, Real Country Club 1x1 Grêmio Vila Nova,  União Zona Sul 2x1 Vila Nova e Fazenda Córrego D´Antas 2x2 Social/Madeireira do Edinho.

Copa Sul-Mineira de Futebol Society sub-12.

Aconteceu na manhã de ontem a nona rodada da Copa Sul-Mineira de Futebol Society sub-12. Confira os resultados: Curimbaba/URCP 1x1Craque de Ouro (foto ao lado), Banda da Lata 0x3 Coopoços e Zico 10 2x0 FutPoços. A Coopoços lidara a competição com 18 pontos, em segundo está a Curimbaba/URCP, com 13, em terceiro a Banda da Lata com 10 e em quarto o Sporting Aphas com 8.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Segunda divisão da Taça Poços de Caldas começa com goleada de 15 a 2

Poços de Caldas,MG - Teve início ontem os jogos da segunda divisão da Taça Poços de Caldas de Futsal. Foram realizadas quatro partidas, com destaque para a goleada de 15x2 imposta pelo Supermercado Arco Iris sobre o Locomotiva. Confira os demais resultados: ADC Metal Sansil 2x4 Vale das Antas, Auto Peças Vitória 2x3 Bayer de Bandeira do Sul e Dom Bosco 5x2 Tigres.
Na próxima terça-feira acontecem os jogos da   segunda rodada da primeira divisão. Confira os duelos: União Futsal x River Poços, Guarani/Walter World x Caldense e São Domingo x Chelsea/Bilas Pizzaria. Na quinta acontece a segunda rodada da segunda divisão. Jogam Vale das Antas x Supermercado Arco Iris, Bayer de Bandeira do Sul x ADC Metal Sansil, Auto Peças Vitória x Tigres e Locomotiva x Dom Bosco.

Vice-prefeito recebe atleta mirim

Poços de  Caldas, MG - O vice-prefeito Nizar El-Khatib recebeu, na manhã desta quinta-feira (2), a atleta Maria Eduarda Teixeira de Carvalho, de 9 anos, acompanhada dos pais Eduardo e Daniele. Maria Eduarda foi a vencedora da 1a. Corrida Infanto-juvenil Dr. Pedro Afonso Junqueira, realizada no último domingo (28), na zona sul, dentro do projeto “Correr é viver”.
A atleta vem se destacando há vários anos no projeto. Ela é treinada pelo professor James, da Escola Municipal José Rafael dos Santos Netto. Maria Eduarda aproveitou a visita para discutir a possibilidade de participar dos treinamentos de atletismo com o professor Sidnei, no sentido de melhorar seu desempenho.
“Foi um encontro muito importante, já que esta é a filosofia da atual administração, que busca incentivar todas as crianças e jovens a praticar esportes, para termos uma sociedade saudável e com qualidade de vida”, ressaltou Nizar.

Andradas vence Alfenas e está na semifinal da Taça Eptv de Futsal

ANDRADAS,MG - Andradas venceu Alfenas por 6X0, jogando em casa, frente a sua torcida e não teve dificuldades para garantir uma das vagas à semifinal.
Com uma equipe bem entrosada e com o apoio da sua torcida, Andradas não tomou conhecimento de Alfenas, impôs um ritmo forte desde o início do jogo definindo o placar.
No primeiro tempo o time de Alfenas ainda mostrou disposição, mas Andradas, com uma equipe bem mais experiente dominou a partida, terminando a primeira etapa do jogo em 3x0.
No segundo tempo Alfenas tentou chegar ao empate colocando um goleiro-linha, mas Andradas, superior tecnicamente, marcou mais três gols, definindo a partida.
A Campanha de Andradas até o momento é a seguinte. Até o momento foram cinco jogos e cinco vitórias, sendo que venceu Jacutinga, Machado, Bom Jesus da Penha, Passos e Alfenas.
Com estes resultados o time está classificado para a semifinal, e na próxima quinta-feira (9) joga em Muzambinho, onde enfrenta São Sebastião do Paraíso, que no jogo desta quinta-feira (2) eliminou o time da cidade de Passos por 1x0.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Baianinho é o novo campeão de torneio de sinuca

Poços de Caldas,MG - Na última segunda-feira o Taco de Ouro organizou a vigésima edição do Top 32. Os jogos adentraram pela madrugada e o campeão acabou surpreendendo os favoritos. O jogador Jackson, conhecido como Baianinho, venceu a decisão. Na partida final ele derrotou o famoso “Trinta e Seis”, sendo que em uma das partidas o campeão deixou o adversário com as sete bolas na mesa, feito raro entre grandes jogadores de sinuca. Em terceiro lugar ficou o jogador Donizete e em quarto Lugar Paulista.
“Tivemos um bom campeonato, com grandes jogos e algumas surpresas. Nunca vi numa partida final um jogador ficar com as sete bolas na mesa como aconteceu. Outro que também ficou com as sete bolas na mesa foi o Nilton, grande campeão do Top 32 em diversas edições. Isto mostra que os grandes não são mais os bichos papões”, disse César, do Taco de Ouro, organizador do torneio. “Quero deixar um parabéns especial ao jogador Paulista. Ele mostrou força de superação e provou ser um grande jogador de sinuca. Ele tem o verdadeiro espírito do brasileiro e não desiste nunca”, disse César. Paulista sofreu um acidente, ficou em coma e se recuperou milagrosamente. No torneio desta semana ele fez grandes jogos e mostrou estar em forma.
E 20ª edição do Top 32 Taco de Ouro teve 20 participantes e o título foi conquistado pela primeira vez por Baiano. A próxima etapa acontece dia 24 de novembro.

Seleção de cricket recebe uniformes para disputa do Sul-Americano na Argentina

Poços de Caldas,MG - Os jogadores da seleção que representará o Brasil no Sul-Americano de Cricket, em Buenos Aires, Argentina, receberam ontem os uniformes para a competição. A entrega aconteceu na sede da Associação Atlética Caldense Caldense e reuniu alguns empresários que apoiam a modalidade.
Além do Brasil, o Sul-Americano terá as seleções de Argentina, Perú e Chile. O evento tem início no sábado, dia 11, e pela primeira vez meninos formados nos projetos de Poços de Caldas sairão do Brasil para uma disputa internacional. Segundo  Matt Featherstone, principal responsável pela introdução da modalidade em Poços, a expectativa é muito grande. Os jogadores de Poços embarcam na quinta-feira, dia 9, e ficam quatro dias em Buenos Aires. “Será o primeiro campeonato Sul-Americano que vamos jogar fora do Brasil. Ano passado a competição foi realizada em Poços de Caldas. Agora vamos levar 24 meninos da cidade para a Argentina. Quero aproveitar para agradecer nossos parceiros, Nosso Pão, Bento Gonçalves Imóveis, Paris Modas, Pengel, Monreale e Elos Consultoria. Eles estão ajudando nos custos da viagem, caso contrário seria difícil levar todos. São meninos dos projetos do Jardim Kennedy, Municipal, Bem Viver, Casa do Menor, Parque Municipal, enfim, todos os nossos projetos. Será uma experiencia muito bonita para todos”,disse Featherstone

Atletas de Minas são convocados para Jogos Paradesportivos

Poços de Caldas,MG - Foi divulgado no início da noite de ontem  a convocação dos atletas que representarão Minas Gerais nos Jogos Paradesportivos, em São Paulo. O evento acontecerá de 24 a 28 novembro. Confira os convocados de Poços de Caldas: Deborah Prado e Helen Lima, Gollball Feminino. Dalison Teixeira, Fernando Narciso, Júlio César Glória, José Gabriel Lopes , Gollball masculino .
Os treinadores são Eraldo Sandi e Leonardo Souza. A equipe conta com apoio da prefeitura municipal de Poços de Caldas através da Secretaria Municipal de Esportes.

Fernando Fumaça viaja para a Austrália em competição internacional

Poços de Caldas,MG - O boxeador de Poços de Caldas, Fernando Fumaça participará no dia 31 de outubro da disputa pelo título oceano WBA na Austrália. A viagem está marcada para o dia 25 e o atleta estará entre os quatro brasileiros que representarão o Brasil na competição internacional.
Fumaça integra a equipe Mike Miranda Promotion e tem diversos títulos em seu currículo entre eles 14 cinturões de campeão americano, latino americano WBA e WBO, Mundo Hispano do Conselho Mundial de Boxe, entre outros.
Em Poços de Caldas o boxeador realiza projetos sociais ensinando as técnicas aos jovens.
Na Austrália, Fumaça vai lutar na categoria superleve ou 63,5 kg com boas chances de vitória. “Esta competição é importante para quem se dedica ao boxe porque vai destacar o ranking dos 15 melhores do mundo e para isto tenho me preparado a vida inteira”, comentou o atleta.
Para esta viagem, Fernando Fumaça ainda depende de patrocínio que espera conseguir para a estadia de sete dias na Austrália. Empresas e empresários que quiserem ter o nome junto ao esporte podem entrar em contato pelos telefones (35) 9197-4391 e 8836-1803.

Prefeitura investe na recuperação de equipamentos esportivos

Poços de Caldas, MG - Ainda dentro das ações apresentadas na audiência pública “Responsabilidade e Transparência”, realizada dia 12 de setembro, a prefeitura apresenta os resultados da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com destaque para obras de manutenção e revitalização de equipamentos esportivos, implantação de novas academias ao ar livre e eventos.
O Estádio Municipal Ronaldo Junqueira recebeu investimentos de R$ 240 mil, com a reforma das escadas de acesso às arquibancadas, construção de seis novos portões de acesso, aquisição de gerador próprio e desfibrilador, instalação de novas catracas, trocas de mangueiras de incêndio, instalação de corrimão nas escadas e de novo sistema de sinalização.
Já o Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves ganhou novas saídas de emergência, rampa para deficientes físicos, reforma das escadas, colocação de catracas, troca da mangueiras de incêndio, instalação de novo sistema de sinalização e sistema de som, com cabine ligada aos bombeiros. Foram investidos R$ 50.000.
O Parque Municipal Antônio Molinari também vem recebendo melhorias, como a troca do alambrado da rua Senador Salgado Filho, com 450 metros de extensão, troca da grama sintética do campo society, aquisição de banco de reservas e reforma da arquibancada do campo society, pintura das quadras poliesportivas, reforma dos banheiros, construção de vestiários e fechamento da pista de bicicross. O investimento total é de R$ 400.000.
O Complexo Maria Cristina Junqueira teve o piso das piscinas reformado, colocação de novos azulejos e recuperação de filtros, com investimentos de R$ 6.000. Foram implantados novos obstáculos na pista de skate da zona sul, que ganhou também nova pintura.

Academias e eventos
Foram implantadas quatro novas academias ao ar livre nos bairros Vila Rica, Parque Primavera, Kennedy I e Itamaraty, no Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU). Os investimentos nas academias somam R$ 30.000.
A Secretaria Municipal de Esportes também criou novos eventos esportivos, como o Campeonato Regional de Truco da zona sul, a Corrida Infanto-juvenil Dr. Pedro Afonso Junqueira, Desafio das Montanhas de Jiu-jitsu, além da realização do Campeonato Brasileiro de Basquete sub 15 – masculino e feminino, com a participação de 26 Estados.
O município também obteve boas colocações em competições, sendo campeão do Jojuninho 2013 e do Joju 2014. A prefeitura também oferece, por meio da Secretaria de Esportes, atividades gratuitas nas academias ao ar livre, ioga, hidroginástica e ginástica.

Título mundial de Fiebig veio em combate que durou 13 segundos

Poços de Caldas,MG - O judoca e sensei paulista radicado em Poços de Caldas Elton Fiebig conquistou na última sexta-feira seu segundo título mundial master. Desta vez o feito foi na cidade espanhola de Málaga contra um atleta da casa. Fiebig conversou com a reportagem e contou detalhes do título, desde a difícil viagem até o momentos decisivos dos combates.

Mantiqueira - Como foi todo o percurso para a conquista deste importante título mundial?
Elton Fiebig - Sai do Brasil no dia 21 de setembro e cheguei em Madrid dia 22. Depois de uma noite naquela cidade segui viagem até Málaga, local da competição. São 540 quilômetros de distância e fizemos esta viagem cansativa de ônibus.

Mantiqueira - Como foi a parte burocrática do evento?
Elton Fiebig - No começo houve alguma confusão. Muita gente, cerca de 1500 atletas num local apertado, mas aos poucos as coisas foram melhorando.

Mantiqueira - Houve treinamentos antes dos combates valendo o título?
Elton Fiebig - Consegui realizar dois treinamentos preparatórios que foram feitos antes da pesagem. Foi tudo feito dentro do prazo estipulado.

Mantiqueira - Como foram suas lutas?
Elton Fiebig? - Meu primeiro combate foi contra um atleta da Argentina que eu não conhecia. Logo no início da luta ele tomou uma punição por ter pisado fora da área e ficou nervoso. Aproveitei o fato e consegui aplicar um hippon com pouco mais de 40 segundos.  Esta luta me deu confiança, pois uma boa estreia é fundamental num campeonato como este. Não tive um desgaste físico muito grande. No segundo combate enfrentei um atleta da França. Ele veio mais preparado e me conhecia. Ele partiu para o ataque, porém, com muita vontade em abrir muita vantagem no início da luta acabou caindo em sua própria armadilha. Consegui dominá-lo e consegui vencer por imobilização.

Mantiqueira - Depois destas vitórias veio a semifinal. Ali você sentiu que dava para ser campeão?
Elton Fiebig - Já entrei com este pensamento. Meu objetivo desde que sai de Poços de Caldas era de conseguir o primeiro lugar. Na semifinal enfrentei um atleta da Rússia. Este judoca participa de todos os campeonatos mundiais e europeus, sempre conseguindo bons resultados. Acredito que este foi meu combate mais difícil no Mundial. Ele começou o duelo em vantagem porque levei uma punição logo de início. Tentei me equilibrar e no segundo minuto de combate consegui crescer e empatei a luta. A luta terminou igual no tempo normal e fomos para o desempate. Ele partiu para cima e acabou realizando um ataque falso, se projetando sozinho contra o solo. Com isto acabou punido e perdeu a luta.
Mantiqueira - E a decisão? Você montou uma estratégia ou foi no tudo ou nada?
Elton Fiebig - Montei uma estratégia diferente por não conhecer meu adversário. Esperava uma dificuldade foi maior por ser um atleta da casa e que venceu todas as lutas em seu grupo. Outra desvantagem foi a torcida que foi toda a favor dele. Mesmo assim foi minha melhor participação no Mundial. Este combate durou apenas 13 segundos, tempo que consegui segurar no kimono e ele andar me dando espaço para a realização de um golpe preciso que virou um hippon. Na verdade não deu nem para sentir se o adversário era forte ou fraco, pois consegui um golpe no tempo certo e não tem jeito. Quando pega no tempo certo, com a técnica correta não existe volta.  Depois disto o público se manifestou a meu favor e foi bastante emocionante.

Mantiqueira - Além do título, o que fica deste Mundial?
Elton Fiebig - Nossa participação sempre é cercada por dificuldades, tanto financeira como burocrática. Atleta brasileiro sempre tem que dar duro para poder representar o país. O reconhecimento vem da família que dá o suporte, dos alunos que se inspiram em nossas conquistas, mas retorno financeiro praticamente nenhum. Este título serve para provar que podemos ir longe e estimular os alunos a seguirem seus sonhos. Infelizmente no Brasil nossa cultura ainda não favorece o esporte amador e, principalmente, o de veteranos. Este tipo de competição tem finalidade de manter o judoca em atividade para o resto da vida. Existiam categorias neste mundial com atletas até 80 anos.

Mantiqueira - Você acaba de chegar da Espanha. Já pensa no próximo Mundial?
Elton Fiebig - Ano que vem a competição acontece em Amsterdam ou  Budapeste. Quero estar presente sim, mas tudo depende  de como vamos estar durante o ano, da condição financeira, por isto vamos esperar as coisas acontecerem. Vontade de ir não falta.

Mantiqueira - Esta semana será de atividade normal?
Elton Fiebig - Vou dar uma descansada, Vinha de lesão, fiquei uma semana praticamente  fazendo só fisioterapia em dois períodos com o Dr Norberto Ribeiro Neto. No evento não precisei usar o braço da maneira como imaginava. Agora é preciso de um tratamento mais intenso porque em novembro disputo a final dos Jogos Abertos em São Paulo.

Mantiqueira - Você ganhou dois mundial e foi vice uma vez. Qual a competição mais difícil?
Elton Fiebig - O que eu perdi foi o mais difícil. Sair com a derrota o seu estado de espírito fica mais abalado. Perdi para um atleta da Grécia e eu esperava a revanche agora, porém, ele se lesionou e não foi na competição.  No caso das vitórias é mais fácil analisar. Sempre digo que toda vitória não acontece no dia da competição. Ela vem no dia a dia de treinamentos, no auxilio dos alunos que estão sempre juntos, no apoio da família, no meu caso da esposa que segura a onda em casa e me dá todo respaldo. Agradeço a todos de que de alguma forma colaboraram para esta conquista.

Cavaleiro de Poços vence competição e é convocado para equipe de base do Brasil

Poços de Caldas/MG – Aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Centro Hípico do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Pirassununga/SP, o 15º Campeonato Internacional de Equitação “Forte Anhanguera” e a 9ª Etapa do Campeonato “ABHIR” do Concurso Combinado de Equitação. O evento foi válido pelos rankings 2014 da FPH (Federação Paulista de Hipismo), CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) de “CCE” e do Ranking de Adestramento e CCE da ABHIR (Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural). Prova esta, que bateu o recorde de inscrições e atraiu cerca de 8 mil visitantes de várias cidades da região e de outros países, além de atletas de todas as partes do Brasil. Contou também com a presença de atletas de renome internacional como Márcio Carvalho Jorge, Serguei Fofanoff, Gabriel Cury e também com a ilustre presença do técnico da Equipe Brasileira de CCE, o Sr. Mark James Todd.
Estimular, apoiar e difundir a equitação como esporte olímpico, foi o principal objetivo do 15º Campeonato Internacional “Forte Anhanguera”, que contou também com a participação de cavaleiros e amazonas, civis e militares experientes, além dos amantes do esporte.
A equitação é um esporte sem restrições de idade, que traz uma série de benefícios aos praticantes, entre eles, concentração e disciplina. A ligação entre o cavalo e quem o monta possibilita uma troca de percepções, sons, movimentos e afinidades, tornando a atividade muito prazerosa. É também, o único esporte em que homens e mulheres competem em total igualdade.
Durante os três dias de competições, com foco no Adestramento e no CCE (Concurso Completo de Equitação), prova que reúne as três modalidades, Salto, Adestramento e o Cross-Country, o público contou com outras atrações, como clínicas de CCE, dentre elas Education System for FEI Stewards, Demonstração de Paraquedismo com a equipe de Salto Livre do Exército Brasileiro “Os Cometas”, uma exposição de viaturas militares antigas e a apresentação da Banda da Academia da Força Aérea, além de uma apresentação da “Esquadrilha da Fumaça”, atualmente um orgulho da cidade de Pirassununga/SP.
O evento também contou com sua contribuição ás questões sociais, realizando uma campanha de Doação de medula óssea, juntamente com a ABHIR (Associação Brasileira de Hipismo Rural). Foi uma apresentação e divulgação do trabalho de equoterapia, realizado com excelentes resultados no centro hípico do quartel.
O cavaleiro poços-caldense Otávio César Tomé de Castro esteve presente no evento e sagrou-se campeão no Adestramento e no CCE (Concurso Combinado de Equitação), na Categoria Nível I, onde as premiações são separadas. Otávio César competiu com 40 (quarenta) atletas de todas as partes do Brasil e fez uma excelente apresentação, montando sua égua Polly-Pocket, da raça PSI (Puro Sangue Inglês).

 Ranking´s

Otávio César continua na liderança dos Rankings de Adestramento e CCE da ABHIR (Associação Brasileira de Hipismo Rural) na categoria Nível I. Também mantém a liderança dos Rankings da FPH (Federação Paulista de Hipismo) e CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) de CCE (Concurso Combinado de Equitação), onde compete com duas categorias: Nível I e Graduados.
o cavaleiro agradece o apoio da prefeitura municipalde Poços de Caldas, Secretaria Municipal do Esporte, Grupo DME, Lei do Incentivo ao Esporte n°. 8.624, através do seu incentivador Hotel Nacional INN, Sudeste Móveis Escolares, Casa Lotérica Estação da Sorte, Jornal Mantiqueira, Hipermercados San Michel, Colégio Poliedro, ao Haras Clube do Cavalo e ao seu instrutor Mazinho pelo apoio e dedicação.

Convocação

Com mais essa vitória em prova Internacional, Otávio César foi convocado para compor a Equipe de Base do Brasil de CCE.
Ele será o cavaleiro mais novo da equipe. A convocação foi feita no último dia de prova (Domingo), pelo técnico da equipe Brasileira de CCE Mark James Todd, único bicampeão olímpico de CCE, considerado o melhor cavaleiro do mundo atualmente. O Cavaleiro da Nova Zelândia foi nomeado pela Rainha da Inglaterra como Sir. Mark James Todd, Cavaleiro Honorário da Inglaterra.
A lista dos convocados foi divulgada pela CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) e entrará em vigor à partir de 1 de outubro de 2014. Otávio César participará ainda do Sul-Americano, que deverá acontecer em outubro, no no Brasil.

clínica

Otávio César participará ainda de uma clínica de Adestramento com a Inglesa Anna Ross Davies, técnica de adestramento da equipe brasileira de CCE. Anna Ross é a única amazona de Grande Prêmio Internacional de Adestramento.